Resultado do Enem 2022: quando sai e como acessar

Inep prevê a divulgação do resultado do Enem 2022 em janeiro de 2022. Veja detalhes!

Mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. As provas do Enem 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Assim que os portões do segundo domingo de provas se fecharem, os candidatos ficam ansiosos com o gabarito do Enem e de quando sai o resultado do Enem 2022. Por isso, iremos trazer aqui todas as informações necessárias para que você fique atento as novidades sobre isso.

Quando sai o resultado do Enem 2022?

Em até 10 dias após o encerramento da aplicação das provas, o Gabarito do Enem 2022 será divulgado no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado do Enem 2022 está previsto para ser divulgado em Janeiro de 2023.

De acordo com o Inep, os gabaritos oficiais do Enem 2022 estarão disponíveis na quarta-feira, 22 de novembro, no site do órgão.

Veja aqui o Gabarito Oficial do Enem 2022

É importante ressaltar que o Inep divulga em Janeiro apenas o desempenho individual de apenas os candidatos que já concluíram o ensino médio. Aqueles que são treineiros poderão acessar suas notas apenas em no mês de maio.

As notas do Enem 2022 podem ser consultadas na Página do Participante do Inep com os dados da conta gov.br que o candidato utilizou para fazer sua inscrição no processo seletivo. O resultado também poderá ser consultado no App Inep Enem (disponível para Android e iOS).

Como é calculada a nota do Enem?

Com a divulgação do resultado do Enem 2022, muitos estudantes se questionam como é calculada a nota do Enem. De acordo o Inep, a nota do Enem é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

De forma resumida, o TRI é um algoritmo utilizado na correção das questões objetivas do Enem que mede o grau de conhecimento sobre os temas abordados na prova de forma mais precisa.

De forma geral, o desempenho do candidato em cada prova do Enem independe do seu número de acertos, como acontece nos demais vestibulares. Com o TRI, o sistema de avaliação do Enem percebe se o aluno acertou a questão por chute ou porque tinha conhecimento suficiente.

Além disso, o sistema também consegue classificar as questões conforme seu nível de dificuldade: fácil, médio e difícil.

Já na Redação, a correção é feita por professores avaliadores treinados pelo Inep e eles são responsáveis por verificar se o candidato atendeu totalmente ou parcialmente as 5 competências exigidas na Redação do Enem. O valor máximo que o aluno pode tirar é de 1.000 pontos, e o menor valor é a nota zero.

Veja quais motivos podem zerar sua Redação do Enem

Onde utilizar a nota do Enem 2022?

O Enem é considerado a maior porta de entrada do ensino superior no Brasil, pois é utilizado em diversos processo seletivos, tais como:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): processo seletivo que seleciona alunos para cursos superiores em instituições de ensino públicas.
  • Programa Universidade para Todos (Prouni): oferta bolsas de estudos parciais (50% de desconto) ou integrais (100% de desconto) em instituições de ensino superior privadas.
  • Fundo de Financiamento estudantil (Fies): oferta a possibilidade de financiar até 100% do valor das mensalidades dos cursos em universidades privadas.
  • Estudar no exterior: com a nota do Enem é possível ingressar em faculdades do Reino Unido, Portugal, França, Estados Unidos, Canadá, entre outros países.
  • Vestibulares: muitas faculdades substituem a prova do vestibular pela nota do Enem como forma de ingresso.
  • Concursos públicos: algumas instituições públicas como a Seplag – MG e Polícia Militar da Paraíba utilizam a nota do Enem como processo seletivo.

Curtiu nosso conteúdo? Não deixe de nos acompanhar no instagram: @ofoconoenem e fique por dentro de todas as novidades sobre o Enem em tempo real.

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comente