Seu financiamento estudantil está com parcelas atrasadas? Veja como renegociar dívida do Fies passo a passo. Confira!
O FIES (Programa de Financiamento Estudantil) criado pelo Governo Federal, beneficia milhares de estudantes em todo o país. Voltado para quem não tem condições de bancar a graduação, ele é uma opção para quem não consegue entrar para a Faculdade por meio do Sisu ou do ProUni.
No entanto, alguns estudantes contemplados com o FIES acabam ficando inadimplentes durante o financiamento por motivos diversos. O que fazer nesses casos? É sobre isso que vamos falar neste post. Continue lendo!
Regras para renegociar dívida do FIES
Antes de saber como renegociar dívida do FIES, é importante saber que no dia 1º de novembro de 2018 o Ministério da Educação (MEC) divulgou ― por meio do Diário Oficial da União ― as novas regras para que os inadimplentes possam renegociar a dívida do FIES.
De acordo com as novas regras, poderão ser renegociados os contratos:
- Que não foram alvos de ação judicial por agentes financeiros;
- Que ainda estão no período de amortização;
- Que se encontram com atraso no pagamento por 90 dias.
Vale destacar que essas regras valem para os contratos que foram aprovados até o segundo semestre de 2017. Cumprindo esses requisitos, o estudante inadimplente poderá optar por dois tipos de renegociação: reescalonamento e reparcelamento.
No caso do reparcelamento, o contratante apenas estende o prazo para até 48 parcelas mensais. Inclusive, esse tipo de negociação inclui também os contratos mais antigos. Já o reescalonamento permite diluir as parcelas atrasadas do contrato que ainda vão vencer.
No entanto, para que o estudante possa ter direito tanto ao reescalonamento quanto ao reparcelamento, ele deverá pagar uma entrada, que corresponde ao maior valor entre 10% do valor consolidado da vítima que está vencida e mil reais. É importante destacar que essa entrada só poderá ser paga em espécie.
Por fim, outra regra para renegociar dívida do FIES é que o valor da parcela mensal depois da renegociação não seja menor que R$ 200,00.
Passo a passo para renegociar a dívida
Agora que você conheceu as novas regras de negociação de dívida do FIES, veja como solicitar.
Passo 1: Acesse o link para renegociar o FIES;
Passo 2: Preencha as informações solicitadas para requisitar uma nova senha;
Passo 3: Em seguida, aguarde receber um e-mail de confirmação. Ao receber o e-mail, clique no link enviado;
Passo 4: Ao acessar a página, digite seu CPF e a nova senha criada;
Passo 5: Depois, você será direcionado para a página onde será possível fazer a renegociação;
Ao entrar na página, você deverá escolher um novo prazo para pagamento. Nesta página, estão todas as informações sobre o financiamento: meses que faltam pagar, valor da parcela, valor total que falta pagar.
Além disso, a página do site mostrará uma simulação da renegociação já com o número máximo de parcelas que são permitidas conforme a situação do contratante.
Passo 6: Na opção “Escolha o total de meses para simular” coloque o número de meses que pretende negociar para o site calcular e definir o valor das parcelas.
Passo 7: Imprima os documentos necessários, que são:
- Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização – DRA;
- Declaração de Desistência ou Inexistência de Ação Judicial.
Passo 8: Junto com os documentos acima, reúna outros documentos (RG e CPF do estudante, comprovante de residência do estudante e do fiador e comprovante de renda do fiador;
Passo 9: Leve-os (junto com os documentos impressos) à agência bancária onde o contrato foi assinado para assinar os termos da renegociação.
Gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com os amigos nas redes sociais!
Comentários
Ao comparecer a agencia com os documentos do estudante e do fiador,sera necessario a presença do fiador?
E no meu Caso , meu contrato é de 2013 então eu me enquadro, porem eu me formei em 2015 e estou inadimplente deste 2016 , só que não há opção para renegociação para min. Na verdade eu entro no site e recebo e mensagem “(MSG800) As informações do seu financiamento não foram disponibilizadas pelo agente financeiro. Favor dirigir-se à agência da CAIXA onde contratou o financiamento” aí quando vou no banco a gerente fala que não consegue fazer nada kk oque eu faço entro com uma ação ?
Meu caso é muito parecido meu contrato é de 2011, me formei em 2013, só que não consigo nem acessar o sistema aparece (MSG027) dizendo que não encontrou meu CPF ou numero do Contrato.
n consigo renegociar meu debito com fies
Meu caso é igual.
Meu contrato é de 2013, e não consigo finalizar a negociação. Fui ao banco, e como já sabem, eles não dão a mínima, nenhum suporte. Estou sem saber o que fazer.
Aguardei sair a renegociação, pq não tinha como pagar 721,00/mês e falavam em uma parcela até 200 reais… só que me impuseram 145 parcelas e a minha parcela ficaria 800 reais + entrada de 1.000…..Aí que ficou difícil mesmo…. esperava que a renegociação fosse pra que o aluno tivesse condições de pagar e não piorar as coisas…Seguirei inadimplente até a CEF e o governo federal fazer uma renegociação olhando mais pro aluno… Votei no Bolsonaro, mas teve aluno, na era Lula, pagando hj 120,00/mês, no mesmo curso… 120 tb estaria adimplente….Paciência
Meu contrato é de 2012. Porém me formei agora em agosto/2019 e já veio a primeira parcela, ou seja, acabei de me formei não tenho como pagar 520,00 mensais agora… preciso negociar mais prazo para baixar a parcela para que eu condiga pagar. Como eu faço???? a primeira parcela veio agora para 10/09 e não tenho como pagar, fui na CAIXA e me passaram que não podem fazer nada. Mas como não gente eu quero pagar só com parcela mais baixa,me ajudem por favor pois não quero ficar inadimplente.
Obrigada
preciso de ajuda, fiz o passo a passo, mas as informações de simulação não aparecem ou seja os dados da situação do financiamento estão em branco e a data do contrato também esta errada (31/12/1969 Absurdo ) e os dados da simulação estão em branco. ou seja não consigo simular a renegociação e nem avançar para emitir a DRA, como devo proceder?
obs: ja liguei várias vezes para o mec e ninguém e ajudou!!
Bom dia, depois que escolho o numero de parcelas no próximo campo pede para eu editar fiador ou incluir novo fiador daí não consigo digitar nada nos campos, o que pode está acontecendo não aparece nada dos dados dos meus fiadores daí não consigo avançar.
Boa tarde
No caso de contrato apartir de 2013, tem como negociar?