Uma dúvida bastante comum entre diversos estudantes é a seguinte: o que é repertório sociocultural na Redação do Enem? Esse questionamento é bastante relevante por diferentes motivos.
Primeiramente, a redação vale muitos pontos no Enem, pois essa disciplina, sozinha, já equivale a 20% da nota total do exame. Além disso, os candidatos que apresentam um bom repertório sociocultural tendem a obter um bom desempenho no Enem devido ao caráter interdisciplinar do exame.
Pensando na relevância desse conteúdo, neste conteúdo destacaremos o que é o repertório sociocultural e vamos fornecer dicas que vão te ajudar a melhorar o seu repertório para o exame. Continue com a gente.
O que é o repertório sociocultural?
Os repertórios socioculturais podem ser adquiridos por meio de diversas fontes. Entre eles estão livros, pesquisas, frases etc. O repertório é bastante utilizado para sustentar diversas opiniões e argumentos. As pessoas com amplo conhecimento das questões culturais e sociais conseguem sustentar melhor o ponto de vista nas redações. Além disso, os argumentos são apresentados de forma clara e coerente.
Qual a importância do repertório sociocultural?
Como destacamos anteriormente, o repertório sociocultural vai te ajudar a fortalecer o seu argumento e vai facilitar na sua defesa do ponto de vista. Além disso, as pessoas com amplo repertório conseguem aplicar conceitos de diferentes áreas de conhecimento (sociologia, filosofia, literatura, artes etc.) no texto dissertativo.
Desse modo, podemos dizer que o repertório sociocultural é fundamental para contextualizar a sua redação, pois demonstra que você sabe utilizar o que aprendeu na vida.
4 formas de como ampliar o repertório sociocultural
Por meio de simples estratégias torna-se possível ampliar o repertório sociocultural. Entre as melhores ações a serem desenvolvidas estão ler bastante, assistir a documentários e conhecer diferentes realidades. Vamos abordar sobre as melhores táticas para ampliar o seu repertório cultural logo na sequência do conteúdo.
1. Leia bastante
Sem dúvida, o primeiro passo para ampliar o repertório sócio-cultural é ler bastante. É bastante válido fazer a leitura de diferentes livros, notícias, reportagens, entre outras fontes. Por meio dessa simples estratégia você terá o conhecimento de diferentes áreas e estará por dentro das discussões de temas atuais.
A leitura vai te ajudar a ter acesso a uma ampla gama de dados e conhecimentos; e eles serão úteis no momento em que você vai expor os seus argumentos e seu ponto de vista na redação.
2. Assista a documentários, filmes e séries
Existem diversos documentários que abordam temas jornalísticos, históricos e investigativos. Ambos são muito válidos para ampliar os seus conhecimentos sociais e culturais. Além disso, existem diversas séries e filmes que abordam traços da realidade e elas são fundamentais para ampliar o seu repertório sociocultural.
3. Conheça realidades diferentes
Procure entrar em contato com novos espaços de convivência. Isso porque, ao conhecer diferentes realidades, torna-se possível enriquecer o seu repertório cultural. Desse modo, você terá mais histórias para contar, vai saber descrever mais lugares e terá acesso a diferentes pontos de vista sobre diferentes temas atuais.
4. Converse com diferentes pessoas
Ao conversar com diferentes pessoas você terá acesso a diferentes pontos de vista em relação a vários assuntos. O entendimento do argumento de outra pessoa vai te ajudar a ampliar o seu repertório sociocultural, pois se torna possível ter o contato com diferentes ideias.
O repertório sociocultural é fundamental para desenvolver uma boa redação. essa questão acontece porque as pessoas com um bom repertório tem tanto conhecimento de mundo e serão capazes de trazer uma visão profunda em relação a diversos assuntos. Por isso, preparamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a ampliar seus conhecimentos sociais e culturais visando o melhor desempenho no exame.
Gostou desse conteúdo no qual abordamos o que é um repertório sociocultural na redação do Enem? Siga-nos nas redes sociais que receba mais conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.
Comente