12 dúvidas sobre as inscrições do Enem 2023

Veja as principais dúvidas sobre as inscrições do Enem 2022.
Tire suas dúvidas sobre o processo de inscrições do Enem 2022.

O Enem foi idealizado inicialmente para mensurar o grau de conhecimento dos estudantes, mas hoje já é utilizado como critério de seleção para ingresso em faculdades públicas e privadas. Assim, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre o Enem, que passam desde as inscrições do Enem para quais programas podem utilizar a nota. 

Confira abaixo uma série de perguntas e respostas e tire todas as suas dúvidas sobre o Enem.

1. Quem pode se inscrever no Enem 2023? 

As inscrições do Enem são liberadas para todos os estudantes desde aqueles que concluíram o Ensino Médio ou ainda estão cursando, o que muda é a aplicação do exame para bolsas de estudo. 

2. Quando começam as inscrições do Enem? 

O órgão responsável pela divulgação das datas de inscrições do Enem é o INEP e as datas costumam ser as principais dúvidas sobre o Enem dos estudantes. 

De acordo com o órgão, as inscrições do Enem 2023 serão abertas no dia 10 de maio e se encerram no dia 21 do mesmo mês às 23h59min (horário de Brasília).

3. Quais os dados para inscrição no Enem? 

O processo para se inscrever no Enem é fácil, feito pela internet, mas precisa de atenção. E se essa é uma das suas dúvidas sobre o Enem fique tranquilo, os documentos são simples e nada mirabolantes.

Os dados básicos para realizar esta etapa são: documento de identidade, CPF, endereço completo, e-mail e número de telefone válidos.

4. A inscrição do Enem é grátis? 

Não. O governo cobra uma taxa de inscrição que se destina a arcar com parte dos custos da elaboração das provas, impressão, distribuição e correção da avaliação, bem como toda logística envolvida para o cumprimento e acolhimento das pessoas em qualquer das edições do Enem. 

As famílias sem condições financeiras, porém, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição e não pagar nada.

5. Qual o valor da taxa de inscrição do Enem? 

A taxa de inscrição do Enem 2023 é de R$ 85,00 assim como nas edições anteriores. O valor é recolhido com o objetivo de custear a produção, impressão e aplicação da prova

Para as inscrições do Enem com cobrança de taxa, é gerada imediatamente uma GRU (Guia de Recolhimento da União), um boleto específico para pagamentos de órgãos federais que pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios e a confirmação da inscrição acontece apenas após a compensação bancária, que pode demorar até 3 dias úteis.

Uma das dúvidas sobre o Enem, é se é possível não pagar a taxa de inscrição do Enem, saiba que você pode conseguir a isenção – está só será obtida mediante adequação aos critérios estabelecidos pelo Inep.

6. Como conseguir isenção da taxa de inscrição? 

É necessário entrar na página do participante com o seu login e selecionar “Justificativa de isenção” e depois seguir com o preenchimento de informações solicitadas. 

Lembre-se de acompanhar o calendário do Enem, já que há prazo para realizar a isenção da taxa de inscrição  da prova.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem?

Com seu pedido de taxa de isenção feito, é preciso aguardar o retorno. Não insira respostas falsas, porque isto é considerado crime, apenas a veracidade das respostas validam a isenção.

Se a isenção for negada e você atende os requisitos exigidos, poderá entrar com recurso.

7. Como se inscrever no Enem?

As inscrições do Enem são fáceis e simples, feitas pela internet, mas por serem longas e em várias etapas, podem deixar o candidato um pouco confuso e, por isto, criamos um guia completo explicando de maneira simples e passo a passo como formalizar sua inscrição.

Fique atento às datas e prazos apresentados no edital da prova.

As inscrições do Enem são o primeiro passo para te aproximar do sonho de se formar em uma universidade, seja pública ou particular.

Veja passo a passo como se inscrever no Enem 2022

8. Onde pagar o boleto do Enem? 

O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2023 pode ser feito em qualquer instituição bancária, casas lotéricas, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo as normatizações específicas de compensação de cada correspondente financeiro.

Fique atento, porque está pode até ser uma de suas dúvidas sobre o Enem, mas o não pagamento pode te desclassificar.

9. Quem pode se inscrever no Enem Digital? 

Todos os estudantes, com exceção dos treineiros, estão habilitados a se inscrever no ENEM digital 2023, desde que estejam adequados aos mesmos critérios do Enem: 

  • Estudantes de escolas públicas ou privadas 
  • Pessoas que estão no Ensino Médio ou já concluíram essa etapa; 
  • É preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Com exceção daqueles que têm direito à isenção da taxa e solicitaram no site do Inep; 
  • Nos dias da prova, é preciso estar com CPF e RG. 

Porém, pelo menos por enquanto, não há vagas para todos. Desta forma, as vagas serão oferecidas àqueles que se inscreverem primeiro, respeitando a ordem de pagamento dos boletos e a confirmação das inscrições do Enem.

10. Como solicitar atendimento especializado no Enem? 

Quem precisa de atendimento personalizado, deve fazer a solicitação no momento da inscrição pela página do participante. Nesta solicitação é preciso informar especificamente o motivo do pedido e anexar documento que comprove a condição relatada.

11. Como saber se a inscrição do Enem foi confirmada? 

Na finalização da inscrição, duas situações indicam a confirmação, em mensagem bem visível no fundo da tela. 

  • Inscrição concluída com sucesso”, em letras verdes, indica que o estudante conseguiu isenção no exame e, por isso, não precisa pagar a taxa.
  •  “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”, em vermelho, significa que o candidato terá acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser paga sem ultrapassar a data de vencimento e aguardar compensação bancária.

Confira também o que estudar na prova do Enem 2023.

12. Posso me inscrever no Enem para conseguir diploma? 

Não, não é mais possível tirar o certificado do Ensino Médio pelo Enem, existe uma outra forma de pegar o diploma do Ensino Básico que é o Encceja, que é uma prova do Inep que tem esse único e exclusivo propósito

Te ajudamos a esclarecer as dúvidas sobre o Enem 2022? Comente e compartilhe com amigos e familiares.

Comente