Isenção do Enem negada: o que fazer?

Teve a sua solicitação de isenção do Enem negada? Por diferentes razões, o pedido pode ser indeferido. No entanto, a boa notícia é que você pode entrar com recurso com o objetivo de reivindicar a isenção da taxa referente ao exame e, consequentemente, conseguir o benefício.

Caso essa seja sua situação, este post foi feito inteiramente para você. Neste conteúdo, vamos abordar o que é isenção do Enem 2023, quem tem direito ao benefício e abordaremos os principais passos para reivindicar a isenção. Acompanhe a seguir. 

O que é a isenção do Enem?

A isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem é concedida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) que é o órgão responsável por aplicar o exame. O benefício é concedido aos estudantes de escolas públicas ou de baixa renda. 

Quem tem direito ao benefício?

Para ter direito à isenção do Enem é necessário cumprir algum dos seguintes requisitos:

  • ter sido estudante de escola pública no terceiro ano do ensino médio;
  • bolsistas integrais em colégios particulares e que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): neste caso há isenção para os participantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda familiar total de até três salários. 

Isenção do Enem Negada: como fazer recurso?

Isenção do Enem negada: o que fazer?

O recurso ocorre dias depois da divulgação do resultado da isenção. Como o período para fazer as inscrições e os dias para solicitar o benefício ainda não foram divulgados, ainda não se sabe as datas em que os candidatos poderão entrar com o recurso. 

Os candidatos que tiveram a solicitação negada vão precisar acessar a Página do Participante do Inep para entrar com recurso. Nessa página, a pessoa vai ter que enviar os seguintes documentos que comprovem o direito ao benefício e entre eles estão:

  • identidade do participante e do núcleo familiar;
  • cópia do Número de Identificação Social (NIS) válida no qual está a inscrição do CadÚnico;
  • histórico escolar do ensino médio ou declaração que comprove a realização do ensino médio médio em escolas públicas;
  • os bolsistas integrais em escolas particulares vão precisar apresentar também a declaração da instituição de ensino que comprove a condição de bolsista integral nos três anos do ensino médio.

É preciso se inscrever no Enem de 2023?

Para entrar com recurso para reivindicar a isenção do Enem é necessário fazer a inscrição no exame. As inscrições para o Enem 2023 podem ser feitas pelo site do Inep, o mesmo em que você solicitou a isenção da taxa de inscrição, entre os dias 08 e 19 de maio.

Quando vai ser o Enem 2023?

O Ministério da Educação, o Inep e o governo federal confirmaram que o Enem 2023 vai ser realizado nos dias 05 e 12 de novembro. Ambas as datas serão no domingo.

Ter a isenção do Enem negada não é uma boa notícia. Por isso, neste conteúdo procuramos apresentar para o seu passo a passo para entrar com recurso, pois visamos te ajudar a resolver essa situação. ao seguir os procedimentos torna-se possível obter a isenção do pagamento e fazer o exame com tranquilidade. 

Gostou deste conteúdo no qual a mudança sobre o que pode ser feito nos casos de isenção do Enem negada? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e pessoalmente mais pessoas têm o conhecimento em relação ao tema.

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comente