Encceja Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio

Veja passo a passo como conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio usando a nota do Encceja.

Jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica na idade apropriada, não precisam se preocupar.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oferece o Encceja, que é o exame que possibilita a obtenção do diploma tanto do ensino fundamental como médio.

Para saber mais sobre essa exame, continue lendo este post e conheça o passo a passo se inscrever nele!

Entenda o que é a prova do Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) destina-se a jovens e adultos que não concluíram a Educação Básica — ensino médio e fundamental — na idade recomendada.

Ele foi aplicado pela primeira vez em 2001. No entanto, foi interrompido em 2009 e o Enem passou a cumprir esta função. Agora o Encceja volta a ter essa função novamente, depois que o Enem deixou servir como certificação do ensino médio. A certificação deixou de ser feita por meio do Enem porque, segundo a presidente do Inep, Maria inês Fini, as referências que o Enem utilizam não são adequadas para este tipo de exame.

O Encceja deve levar em conta apenas os parâmetros da escolaridade básica e não ser feito junto com um exame que funciona como um vestibular.

De acordo com o site do MEC, o objetivo do Encceja é construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos. O exame avalia as competências, saberes e habilidades adquiridas em diversos segmentos da vida do indivíduo, como:

  • na vida escolar; e
  • nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, profissional e em comunidade.

A quem se destina

O Encceja é gratuito e pode ser feito por jovens e adultos no Brasil e no exterior e pessoas privadas de liberdade que não concluíram os estudos na idade certa.

Quem deseja obter certificação do ensino fundamental, deve ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova. Já a certificação de ensino médio exige que o participante tenha no mínimo 18 anos completos na data de aplicação do exame.

Formato da prova

O exame se baseia no conceito de matrizes de Referência, ou seja, ele avalia as competências e habilidades relativas às áreas de conhecimento adquiridas ao longo de cada fase escolar.

As provas do ensino fundamental são estruturadas da seguinte forma;

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Ciências Naturais; e
  • História e Geografia.

E do ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultado Encceja

O resultado do exame é disponibilizado pela internet. Para ter acesso, basta entrar no site do inep e clicar em “Página do Participante”. Após digitar o CPF, senha e selecionar a figura logo abaixo, você entrará no ambiente em que será possível consultar o resultado.  

Para que o candidato consiga a certificação pretendida, ele deve atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Já na Redação, a pontuação deve ser igual ou mais que 5.

Passo a passo para se inscrever no Processo

Agora que você já conhece o Encceja e sabe qual sua finalidade, veja como se inscrever para realizar o exame e obter a certificação que deseja.

1° Passo

Acesse o site do Encceja. Em seguida clique no em “inscrever”. Em outra tela, digite seu CPF, data do seu nascimento e o código de segurança gerado pelo formulário.

2° Passo

Na página seguinte, será necessário preencher um formulário maior que solicita dados pessoais, endereço e outras informações. Complete todos os espaços e clique em próximo.

3° Passo

Marque ou não a opção que pergunta se você precisa de atendimento especializado. Confira os dados preenchidos e, se estiver tudo correto, clique em próximo.

4° Passo

Nesta etapa da inscrição, será necessário indicar o nível da prova que você quer obter certificação. Além disso, preencha a cidade que deseja realizar a prova e em qual Instituição Certificadora você comparecerá para retirar seu certificado em caso de aprovação.

5° Passo

Preencha o questionário sócio-econômico — vale ressaltar que eles devem ser verdadeiro. Em seguida, confirme os dados informados, digite números de telefone e e-mails de contato e, por fim, escolha uma senha para ser usada para acessar a Página do Participante do Encceja.

Como você pode ver, o Encceja é bastante simples. Além disso, é uma oportunidade excelente para quem está atrasado e quer ficar em dia nos estudos. Sendo assim, se você está nessa situação, programe-se e participe do exame.

5 Comentários

  1. lilian nascimento farias Reply
  2. lilian nascimento farias Reply
  3. Charlise Reply
  4. Janete Reply
  5. Aloana nascimento dos santos Reply

Deixa um comentário