Como adaptar sua rotina de estudos durante a pandemia?

Veja 5 dicas de como manter a motivação nos estudos em casa.

Como adaptar sua rotina de estudos durante a pandemia?

O mundo está passando atualmente por uma situação nunca vista antes. A chegada do coronavírus fez com que todo o mundo começasse adaptar sua rotina de trabalho e estudo, por conta do isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com a paralisação das atividades institucionais presenciais, existe um grande desafio de manter os estudos em dia.  Desta forma, iremos neste post  mostrar dicas de como você pode adaptar sua rotina de estudos em casa e conseguir bons resultados.

Então, continue a leitura!

Pandemia do Covid-19

A pandemia do Covid-19 em curso, é causada pelo coronavírus da síndrome respiratória, (SARS-CoV-2). O vírus foi descoberto em Wuhan, na China em dezembro de 2019 e se espalhou por diversos países.

No Brasil, o vírus foi detectado em fevereiro de 2020 e hoje o país já conta com cerca de 2 milhões de infectados e 90 mil mortes.

Como ainda não existe uma vacina e remédios próprios para o tratamento do vírus, o ideal no momento é seguir as recomendações da OMS, tais como: o isolamento social, sair de casa apenas para o necessário, não realizar aglomerações, utilizar máscara e manter sempre as mãos limpas passando álcool em gel.

Impactos para as atividades escolares

Com o isolamento social, todas as escolas e universidades ao redor do mundo foram obrigadas a adaptar sua rotina para que os alunos pudessem continuar estudando. Muitas instituições optaram pela modalidade EAD, com aulas online em diversas plataformas. 

O desafio para os estudantes é conseguir manter a rotina de estudos e absorver o conteúdo. Já para os professores é adequar suas aulas para outra modalidade.

Estas mudanças trazem tanto impactos para os estudantes, por terem que se adaptar a uma nova realidade como também ao corpo docente, acostumado com a dinâmica de aulas a fim de garantir que todo o conteúdo necessário foi dado.

Como adaptar a rotina de estudos?

Apesar de adaptações em nosso dia a dia serem necessárias, é importante manter seus horários anteriores, tente dormir, acordar, fazer refeições e outras atividades seguindo sua antiga rotina.

Ansiedades e frustrações surgirão por essa mudança repentina, mas lembre-se que tudo isso é temporário e por uma boa causa, além disso, tente falar com pessoas de sua confiança sobre seus sentimentos e pensamentos como amigos, familiares ou até mesmo psicólogos se necessário.

Escolha de um local adequado

 Para melhor produtividade nos estudos, procure um ambiente longe de distrações, organizado, tranquilo e confortável, mas nada de cama ou sofá para não perder o foco, o ideal é uma mesa ou bancada.

Organização de conteúdo

Use planilhas para dispor as matérias que você precisa estudar e deve dar mais atenção seja pelo grau de dificuldade ou por ser muito cobrado nos vestibulares.

Estabeleça horários

Com o auxílio das planilhas, determine horários para assistir às aulas, ler o conteúdo cobrado e realizar tarefas, além disso, é importante fazer pausas entre períodos muito longos de estudos para manter um melhor aproveitamento e concentração. 

Compromisso com as atividades

Tenha em mente quais são seus objetivos e faça dos estudos seu aliado à alcançá-los, cumpra com o cronograma, tenha foco, determinação e evite acumular matéria e exercícios a serem realizados para não ficar sobrecarregado depois.

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comente