Sisu: qual a nota mínima para participar?

Uma dúvida comum entre os estudantes é em relação a pontuação mínima no Enem necessária para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Confira detalhes!

Para quem deseja estudar em uma universidade pública, o Sisu pode ser uma excelente opção. Utilizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o programa oferece vagas em diversos cursos superiores espalhados pelo país todo. Mas afinal, qual a nota mínima para participar do Sisu? 

Antes de respondermos essa pergunta, é importante que você saiba de algumas coisas, como o fato do Sisu abrir pelo menos 2 edições por ano.

Conforme anunciado até agora, você pode passar na primeira chamada ou ainda ser convocado depois, com a divulgação da lista de espera. Ao todo é possível escolher até duas opções de cursos, o que aumenta a chance de aprovação. 

Já pensou em realizar o sonho do curso superior em 2023? Veja se você atende aos critérios necessários  e nota mínima para participar do Sisu e se programe para não perder o prazo de inscrição. 

Nota mínima no Enem para participar do Sisu
Saiba qual nota mínima no Enem para poder participar do Sisu 2023. (Imagem/reprodução)

Qual a nota mínima para participar do Sisu 2023? 

Muitos candidatos têm dúvida se alcançaram a nota mínima para participar do Sisu e esse pode ser, inclusive, o seu caso. Saiba que NÃO existe uma nota mínima para participar do Sisu. 

Muitos sites chegam a divulgar a nota mínima para participar do Sisu em cada curso e universidade, mas, na verdade, são apenas estimativas. Os portais calculam a suposta nota mínima com base na nota de corte dos últimos anos, o que pode até ser aproximado, mas não é exato. 

A nota de corte de cada curso, ou seja, o quanto o último candidato aprovado tirou, depende do desempenho dos estudantes em cada ano. 

Por isso, independente da sua nota geral, você poderá sim participar do Sisu, isso se atender todos os requisitos de inscrição. 

Quem pode se inscrever no Sisu?

Como dito acima, não existe nota mínima para participar do Sisu, mas é preciso atender a algumas regras. Confira:

  • Ter realizado no último ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);

Em outras palavras, se você deseja concorrer a uma vaga no Sisu esse ano, precisa ter realizado a prova da edição de 2021, o que inclui também as datas de reaplicação do Enem, mesmo que ocorram em 2022.

Por conta da Covid-19, o Enem se estendeu, já que algumas pessoas conseguiram na Justiça a chance de fazer a prova em nova data. 

  • Não ter zerado a redação 

Apesar de não existir uma nota mínima geral para participar do Sisu, se você zerou a redação não poderá se inscrever no Sisu daquela edição. 

Para quem atende os requisitos, desde de que realize a sua inscrição na data correta, poderá se inscrever normalmente. Veja passo a passo como se inscrever no Sisu.

  • O estudante precisa ter concluído o Ensino Médio; 

Esta aqui é autoexplicativa, apenas estudantes que concluíram o Ensino Médio tem direito a participar do Sisu, independente da modalidade, seja no ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • Não ter se inscrito como treineiro;

O Ministério da Educação (MEC) oferece a chance de estudantes fazerem a prova para treinar ou seus conhecimentos ou então para entender como ela funciona, o que é chamado de “treineiro”. A classificação é selecionada no momento da inscrição do Enem. 

Como é calculada a nota de corte do Sisu?

Apesar de não existir nota mínima para participar do Sisu, um processo eliminatório é a nota de corte. Você pode se inscrever normalmente no programa, mas se naquele edição a nota de corte for maior que a sua, você terá que tentar no segundo semestre ou refazer o Enem no próximo ano. 

A nota de corte é calculada todos os dias, com base no número de vagas e dos estudantes inscritos. 

Por exemplo,  uma universidade tem 30 vagas para o curso de Administração no Sisu e 2 mil pessoas se inscreveram, a nota de corte será sempre a do 30º candidato. 

Conforme pessoas com notas maiores se inscrevem no Sisu vão se classificando entre os 30 primeiros e aumentando a nota de corte. 

Um ponto importante, é que as universidade podem conferir peso maior por área de conhecimento. ou seja, para quem quer cursar Letras, a área de Linguagens e Códigos pode valer mais ou então no caso do curso superior de Economia, a área de Matemática e suas Tecnologias terá mais valor na média total. 

Agora que você já aprendeu sobre a nota mínima para participar do Sisu, confira 6 formas para utilizar sua nota no Enem.

Comente