O Enem Digital é uma das grandes novidades do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste ano. Pela primeira vez a prova contará com essa versão que levantou diversos questionamentos por parte dos participantes, principalmente a respeito de como será sua aplicação e logística. Vale ressaltar que, em seu projeto piloto, serão ofertadas 100 mil vagas para os participantes que optarem pela prova digital.
Vantagem
Na versão impressa, costuma-se levar dois meses para as provas serem processadas. Com a versão digital do Enem, não haverá essa tradicional demora para a divulgação dos resultados, já que eles podem ser obtidos de imediato no caso das respostas objetivas. Já a nota da redação, que continuará sendo realizada a partir de seu método habitual, continuará a ser avaliada dentro do tempo proposto no Enem impresso.
Essa vantagem trazida na versão digital é muito bem quista, afinal, problemas como o da aplicação falha e dos resultados errôneos do Enem de 2019 poderiam ser facilmente evitados com o Enem Digital.
Desvantagem
Apesar do ponto positivo citado, um aspecto deve ser levado em conta: a infraestrutura. Esse quesito é de suma importância para que a aplicação da prova seja realizada com êxito. Afinal, para que corra tudo dentro do esperado em um exame online, é necessário que haja ambientes com bons computadores e com acesso a uma conexão de internet estável.
Em uma prova como o Enem, que gera ansiedade e tensão por si só, espera-se que fatores externos não interfiram na execução dos exames. Uma estrutura com falhas pode ser motivo suficiente para que o estudante seja surpreendido, fique nervoso e perca sua capacidade de concentração, fazendo com que o resultado seja abaixo do esperado, caso tudo ocorresse normalmente. Dessa forma, essa nova versão digital tem que assegurar uma infraestrutura estável e de qualidade para os vestibulandos, que devem se preocupar apenas com os conhecimentos exigidos no exame.
Tirando dúvidas sobre o Enem Digtal
Muitos questionamentos sobre o Enem Digital surgiram nos últimos dias. Pensando nisso, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, respondeu as principais dúvidas enviadas pelos participantes. Confira a seguir:
1- Posso fazer o Enem Digital e o impresso?
Não. O candidato deverá escolher uma das duas opções (versão digital ou versão impressa).
2- A prova digital será realizada em casa?
Não. A prova será realizada em centros de computação de escolas e universidades. Tudo controlado, sem nenhuma vantagem de tempo ou acesso à internet.
3- Será permitido “colar”?
Não. Os requisitos de segurança do Enem digital serão os mesmos do impresso. O exame será realizado em um local de aplicação e, nesse ambiente de prova, a vigilância e a segurança seguirão o mesmo protocolo do Enem impresso, sendo proibida qualquer interferência externa.
4- Como será a redação no Enem Digital?
Nesta edição de 2020 do Enem Digital, a equipe técnica decidiu que a redação ainda será manuscrita. As questões serão respondidas através do computador e a redação será feita nos mesmos moldes do Enem impresso. Vale ressaltar que os critérios de avaliação permanecem os mesmo também. Além disso, folhas de rascunho serão oferecidas tanto para as questões que envolvam contas quanto para o rascunho da redação.
5- As vagas do Enem Digital serão disputadas junto com as do impresso?
Sim. O candidato que optar por fazer a prova digital estará concorrendo às mesmas vagas de quem escolheu a versão impressa. Apesar de o Enem de 2020 contar com duas opções de prova, o resultado final será o mesmo para qualquer modalidade que os participantes escolherem.
6- Será permitido o uso da calculadora durante a prova?
Não. Todas as informações sobre itens permitidos estão nos editais da versão impressa e da versão digital do Enem, disponíveis na páginado Inep.
7- Será possível fazer a versão impressa do Enem mesmo com a implementação da prova digital?
Sim. A ideia de implementar o Enem Digital surgiu com o intuito do candidato ter mais opções de datas para realizar a prova, assim, o vestibulando não precisará esperar um ano caso tenha algum contratempo no dia do exame. Esse projeto piloto começa agora em 2020 e, de acordo com o Inep, a previsão é de que a consolidação desse modelo seja feita até o ano de 2026. No entanto, até lá, o participante poderá optar pela versão impressa do exame. Vale ressaltar que o aumento da atual oferta do Enem Digital ocorrerá de forma gradativa.
8- A estrutura do Enem Digital sofrerá alterações em relação à estrutura da versão impressa?
Não. O conteúdo e a demanda serão os mesmos do Enem no molde tradicional.
9- As questões do Enem Digital serão as mesmas do Enem impresso?
Não. As questões serão diferentes, mas contarão com o mesmo nível de dificuldade da prova impressa.
10- A versão digital do Enem estará disponível na opção de “treineiros”?
Não. Neste primeiro ano, por se tratar de uma fase teste, o Enem só disponibilizará a opção de “treineiros” na versão impressa da prova.
Possui mais alguma dúvida sobre o Enem Digital 2020? Deixe um comentário abaixo!
Comente