Traz ou trás? Entenda a diferença

Entenda de uma vez por todas qual é a diferença entre a palavra trás e traz para não errar na hora de escrever Redação!

A nossa Gramática do Português brasileiro tem muitas armadilhas linguísticas e, claro, muitos estudantes na hora de escrever a Redação têm dificuldades de diferenciar algumas palavras

É o caso de cela e sela, cede e sede, senso e censo, por exemplo, lembra? Quem nunca ficou na dúvida sobre qual seria a grafia correta?

E uma das principais dúvidas é em relação às palavras traz e trás, que também se encontram no grupo das palavras homófonas, como são chamadas. Mas o que isso quer dizer? 

Palavras homófonas são aquelas que são semelhantes na hora de falar, mas trazem significados diferentes na hora de escrever. Por isso, é preciso cuidado!

Trás ou traz são palavras muito comuns de serem usadas, e é por isso que merecem destaque no post de hoje! Quer lembrar a diferença entre elas para não vacilar na Redação do Enem e perder ponto na competência I de bobeira? Então dá uma olhada nos exemplos que trouxemos para você!

Sentido da palavra “traz”

A palavra traz, escrita com a letra Z é a conjugação do verbo trazer (infinitivo). Apesar de parecer com o termo “trás” na hora de falar, o trazer carrega consigo o sentido de transporte, condução e outras ideias semelhantes. 

Veja exemplos:

Amanhã você traz o paletó para mim?

Prof Val, traz a prova corrigida amanhã?

Ela traz almoço saudável todos os dias.

Percebe nas frases anteriores que todas elas trazem o sentido de carga? Agora observe a diferença da palavra “trás”.

Sentido da palavra “trás”

Já a palavra trás, escrita com a acentuado e S no final indica lugar ou algo /alguém que ocupa um espaço anterior. Esse termo sempre será acompanhado de uma preposição e, portanto, formará uma locução adverbial. Com isso, essa palavra pode ser usada como um sinônimo de atrás, detrás ou após. Observe:

Veja exemplos:

Para esquecer o passado, é preciso não olhar para trás.

O banco de trás do carro está desocupado

Por trás dessa história há um segredo oculto há muitos anos em nossa família. 

Viu só a diferença? É preciso muito cuidado na diferenciação das palavras homófonas na hora de escrever. 

Por mais que seja uma alteração pequena entre as palavras traz ou trás, isso pode acarretar prejuízo na sua redação, afinal, termos com semânticas diferentes podem mudar toda a estrutura da oração e do seu sentido. 

Agora que ficou mais fácil diferenciar as palavras “traz” e “trás”, não custa nada escrever corretamente da próxima vez, certo? Para ajudar ainda mais nos seus estudos, busque por outros exemplos de palavras homófonas na internet para não errar na hora de escrever. 

Aproveite a visita ao nosso Instagram e veja também outros assuntos relacionados à Redação para você não ter dúvidas na hora da prova! Compartilhe esta experiência com seus colegas e até a próxima!

Formada em Letras pela UFMG, se especializou em tipologia textual e lecionou durante 6 anos nos grandes cursinhos de Belo Horizonte. Criativa e sempre atuante na área, segue criando conteúdo de qualidade sobre o ENEM e outros vestibulares regionais.

Comente