Esta sexta-feira (17) é o último dia para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começou no dia 6 de abril, depois que saiu os editais do Enem Digital e do Enem Impresso.
De acordo com o documento divulgado pelo instituto, os candidatos que se enquadrarem nas condições requeridas poderão fazer a solicitação de isenção da taxa. Vale lembrar que, para os participantes que solicitaram a isenção na última edição do Enem (2019) e não realizaram os dois dias de prova, é necessário justificar a ausência pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.
De acordo com o Inep, o resultado dos pedidos está previsto para ser divulgado no dia 24 de abril por meio da Página do Participante. Posteriormente, será aberto um prazo para apresentação de recursos, que deve ocorrer entre 27 de abril e 1º de maio, e os resultados finais estarão disponíveis no dia 7 de maio. Essas regras valem tanto para a versão impressa do Enem quanto para a versão digital.
Veja como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020
Saiba tudo sobre o Enem Digital
Atenção! É necessário frisar que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada.
Portanto, mesmo com a isenção aprovada, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame. Na hora de realizar a inscrição, basta informar que é isento e, assim, não precisará pagar a taxa de R$ 85 para validar o processo.
Comente