Diferentes instituições públicas de ensino superior oferecem vagas no SiSU semestralmente. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já foi adotado como processo seletivo pela maior parte dessas organizações. Por isso, entender a plataforma é a sua maior chance de ingressar na graduação.
Além das áreas de formação, existem diferentes modalidades de curso oferecidas por diversos tipos de Instituições. É importante você conhecer essas variáveis das vagas no SiSU para escolher a que melhor se adequa a você.
Instituições que disponibilizam vagas no SiSU
Todas as Instituições Públicas têm em comum a educação gratuita e de qualidade. Porém, existem algumas características específicas de cada uma:
Universidades Federais x Estaduais
A maior parte das vagas no SiSU são ofertadas para Universidades. Existe uma grande quantidade dessas instituições espalhadas pelo país. Elas podem ser tanto federais quanto estaduais. A maior diferença entre elas é a origem da verba para a sua manutenção. Enquanto a primeira recebe dinheiro do Governo Federal, a segunda é custeada pelo Governo do estado em que está localizada.
Universidades x Institutos Federais
Além das Universidades, alguns Institutos federais também oferecem vagas no SiSU. As duas instituições ofertam Ensino Superior, mas a diferença entre elas está justamente nas formações que oferecem.
Universidades federais e estaduais ofertam cursos nos níveis de Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado. Os Institutos, por sua vez, oferecem ensino de nível Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação. Na categoria de Institutos Federais, também entram os Cefets (Centro Federal de Educação Tecnológica). Inclusive, a maior parte deles foi transformada em Institutos anos atrás.
Consulte o site do Sistema para saber quais Instituições ofertam vagas no SiSU. Depois de clicar no link, aperte o botão “lista de Instituições” na página e pesquise por estado.
A cada semestre, a quantidade de vagas no SiSU ofertadas por estas instituições pode variar. Esse número depende do grau de adesão pelo curso e da procura pela formação. Além disso, a modalidade de curso é outro fator que pode influenciar na quantidade de vagas no SiSU .
Modalidades de cursos disponíveis no SiSU
As vagas no SiSU são ofertadas em até cinco modalidades diferentes de cursos. Cada uma delas tem suas particularidades, ideais para atender aos diversos interesses dos estudantes. A escolha entre essas opções de graduação vai depender, principalmente, de como você pretende atuar no mercado de trabalho depois de formado.
1. Bacharelado
Os cursos de bacharelado são uma boa escolha para quem deseja ter várias opções na hora de trabalhar. A graduação é generalista. Isso permite que o universitário explore diversas áreas de atuação dentro da sua formação. Por isso também, depois de completo, em alguns casos, é necessário fazer uma especialização.
São exemplos de curso bacharelado a medicina e o direito. Nos dois casos, depois de formados, normalmente, os estudantes escolhem uma área específica dentro do seu campo.
2. Licenciatura
Para aqueles que desejam se tornar professores, o tipo de curso indicado é a licenciatura. As graduações nesta modalidade tem a mesma base dos bacharelados. Contudo, a formação contém algumas matérias específicas referentes ao ensino, como pedagogia e psicologia.
Cursos de geografia, história, matemática e letras são bons exemplos. Eles podem existir tanto na modalidade de bacharelado quanto licenciatura. Porém, só poderão dar aula no ensino básico aqueles formados no segundo tipo.
3. Área básica de ingresso
Se ao concorrer às vagas no SiSU você ainda não tiver escolhido entre essas opções, os cursos de área básica de ingresso são uma boa escolha. Nesta modalidade, o estudante só decide pelo bacharelado ou pela licenciatura ao fim do curso.
Isso é possível porque a grade curricular é a mesma para as disciplinas básicas da área nas duas formações. Sendo assim, as matérias específicas ficam para o final do curso.
4. Tecnólogo
Os cursos tecnólogos tem um tempo de formação inferior às duas modalidades anteriores. Portanto, o estudante entra mais rápido no mercado de trabalho. Inclusive, já durante a graduação, o universitário pode atuar na área.
Essas vagas no SiSU, contudo, costumam ser ofertadas para cursos em áreas científicas e tecnológicas. A formação é quase que completamente voltada para a prática.
5 Educação a Distância
Este ano, o SiSU apresentou uma novidade. Cursos de Educação a Distância (EaD) também passaram a disponibilizar vagas no SiSU. O EaD é uma excelente opção para pessoas que já trabalham ou moram longe dos grandes centros em que estão localizadas as instituições de ensino físicas.
Saber sobre os tipos de vagas no SiSU é tão importante quanto escolher a área do seu curso. Com essas informações, você consegue selecionar qual é a melhor Instituição de ensino e modalidade de formação para o seu interesse.
Fique atento no site do Foco no Enem para mais informações sobre o SiSU.
Comente