Cartão Confirmação Enem 2019 – Veja como consultar

Todas as informações sobre o candidato, horários de início, término e local da prova devem ser consultadas no cartão confirmação Enem 2019

Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne milhões de participantes em todo o país. Se você já realizou a inscrição para o Enem 2019 e está se preparando para o exame, saiba que é preciso ficar atento aos próximos passos. Um deles é o cartão confirmação Enem 2019. Por meio do documento é possível confirmar sua participação no exame e consultar as informações essenciais para o dia da prova.

Com o objetivo de facilitar sua vida, criamos este artigo com o passo a passo para você consultar seu cartão confirmação Enem 2019 e solucionar as principais dúvidas sobre o documento. Confira!

Cartão Confirmação Enem 2019

Primeiramente, você precisa saber o que o cartão de confirmação da inscrição é um documento emitido pelo Inep que funciona como um guia. Além de confirmar a participação, é no cartão que constam as informações essenciais que todo estudante precisa saber para realizar as provas. Entre elas:

  • Nome completo do participante;
  • Número de inscrição;
  • Data das provas;
  • Local da prova;
  • Horário de início e término do exame;
  • Opção de língua estrangeira;
  • Indicação do atendimento especializado, se for o caso.

Não é obrigatório que você esteja com o seu cartão em mãos no momento da realização do exame. Entretanto, o Inep recomenda que todos os participantes levem o seu cartão confirmação Enem 2019 nos dois dias de prova para evitar o esquecimento de alguma informação importante. Além disso, a apresentação do documento ao entrar na sala de aplicação do exame facilita o acesso aos seus dados.

É importante lembrar que, até o Enem de 2014, o cartão de confirmação era enviado pelos Correios no endereço de cada participante. Mas, desde 2015, o documento só pode ser consultado pelo site oficial do Inep. Portanto, a responsabilidade de confirmar os dados é totalmente do participante. Então, fique de olho. O cartão de confirmação da inscrição estará disponível no dia 16 de Outubro, apenas alguns dias antes do Enem.

Passo a passo para acessar o cartão confirmação Enem 2019

Cartão Confirmação Enem 2019 - Veja como consultar

Existem duas maneiras para acessar o cartão confirmação Enem 2019: utilizando a Página do Participante disponível no portal do Inep ou pelo aplicativo oficial em seu dispositivo móvel.

A seguir, explicaremos o detalhadamente como acessar as informações das duas formas. Confira:

Página do Participante

Para consultar o seu cartão de confirmação Enem 2019 pelo computador, é bem simples. Basta seguir os passos abaixo e você terá acesso às informações importantes para o exame.

  • 1º Passo: Acesse o portal oficial do Enem no endereço: https://enem.inep.gov.br/participante/;
  • 2º Passo: Entre na Página do Participante inserindo o número do seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição para o Enem;
  • 3º Passo: Indique a figura solicitada para autenticar o login e clique em enviar;
  • 4º Passo: Leia a Declaração de Comprometimento e confirme que entendeu os termos.

Pronto! Agora você já pode consultar seu local de prova, entre outros dados relevantes sobre o exame. Aproveite o cartão confirmação Enem 2019 e confira se os seus dados pessoais, como nome completo, CPF e informações sobre a prova estão todos corretos.

Também é importante ler as instruções presentes no documento com bastante atenção. Assim, você evita imprevistos e pode ficar mais tranquilo nos dias de realização do Enem.

Aplicativo do Enem

Cartão Confirmação Enem 2019

Você também pode acompanhar sua inscrição no Enem 2019 na palma da sua mão. Pelo celular, o processo também é bem simples conforme explicaremos:

  • 1º Passo: Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e pesquise por “Enem Inep Oficial” e clique em instalar. Aqui, é preciso ficar atento para baixar a versão verificada;
  • 2º Passo: Depois que o aplicativo estiver instalado em seu celular, preencha as informações de acesso. O sistema irá solicitar o CPF e a senha cadastrada na Página do Participante;
  • 3º Passo: Confirme que leu a Declaração de Comprometimento e entendeu os termos de participação no Enem;
  • 4º Passo: Agora você poderá acessar o cartão confirmação Enem 2019 e outras informações úteis sobre sua inscrição no exame.

Recomendações sobre o cartão de confirmação

Já informamos que a apresentação do cartão de confirmação Enem 2019 não é obrigatória. Mesmo assim, recomendamos que você imprima ou salve o documento em seu celular. Dessa maneira, você terá todas as informações importantes em mãos, o que significa uma preocupação a menos nos dias de prova.

Além disso, temos outras recomendações para quem precisa consultar o documento:

  • Não deixe para última hora: fique de olho na data em o Inep irá publicar o cartão de confirmação e acesse o quanto antes;
  • Em caso de informações erradas ou dúvidas sobre sua participação no exame, entre em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800 616161.

Viu como é simples consultar seu cartão confirmação Enem 2019? Agora continue acompanhando nosso blog para não perder outras atualizações sobre o exame!

Conteúdo diário sobre o Enem, SiSU, ProUni e Fies. Sugestões de conteúdo: contato@foconoenem.com

Comentários

Comente