A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cobra algumas questões referentes aos principais acontecimentos do país e do mundo. Além disso, a Redação sempre tem como tema algum assunto relevante da sociedade atual. Por esse motivo, manter-se informado é fundamental para sair-se bem nas atualidades no Enem.
No entanto, é importante buscar informações em veículos de comunicação de credibilidade. Ainda mais em uma época em que as fake news (notícias falsas) são disseminadas em massa a fim de desinformar a população.
Por isso, este texto indica diversos jornais, revistas, podcasts, canais no YouTube e redes sociais para se informar e se preparar para as atualidades no Enem.
Como as atualidades são cobradas no Enem?
Além das questões referentes às disciplinas cursadas no ensino médio, a prova do Enem exige conhecimentos sobre as atualidades, ou seja, os principais fatos ocorridos no Brasil e no mundo.
Entretanto, é importante destacar que as atualidades no Enem, normalmente, são cobradas de forma interdisciplinar, não em uma prova específica. Desse modo, elas podem estar inseridas em questões de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Geografia etc.
Vale destacar que o tema proposto para a redação, geralmente, é relativo a algum acontecimento ou assunto de grande relevância do mundo contemporâneo.
Como se manter atualizado para as atualidades no Enem?
A maneira de manter-se informado é consumindo informações. No entanto, é necessário buscar conteúdos informativos em veículos de comunicação de credibilidade. Isso porque, nos últimos anos, as Fake News passaram a ser disseminadas com muita frequência com a finalidade de desinformar a população.
Por essa razão, é importante verificar a procedência do site em que a informação é veiculada e outros fatores que indicam a sua veracidade. Algumas formas de identificar as Fake News são:
- Ver se o portal tem credibilidade;
- Observar a data da notícia;
- Quem assinou a notícia;
- Digitar o título da matéria no Google e verificar se ela é verdadeira.
Vale salientar que atualmente algumas agendas de checagem de notícias estão presentes na internet e nas redes sociais, e consultá-las é uma excelente opção.
No entanto, quais sites e outras fontes de informações são confiáveis? Os tópicos abaixo sugerem portais de notícias, canais no YouTube, podcasts e páginas em redes sociais confiáveis para se atualizar para o Enem.
1. Sites de jornais e revistas
O jornalismo tem a função social de informar, analisar e comentar sobre os diversos fatos da atualidade. Desse modo, os jornalistas precisam ser muito sérios no serviço de apuração e redação das notícias, reportagens, entre outros formatos jornalísticos.
Sendo o jornalismo uma área que a responsabilidade de atualizar e levar os cidadãos a refletirem sobre os acontecimentos do país e do mundo, a consulta a sites de jornais e revistas é fundamental para preparar-se para as atualidades no Enem. Alguns sites muito confiáveis são:
El País
O site do El País é um dos mais confiáveis para se preparar a prova de atualidades. Lançado em Português em 2013, o jornal espanhol conta com 10 editorias com textos jornalísticos nos diferentes gêneros (informativo, opinativo e interpretativo) sobre os assuntos mais relevantes da sociedade.
É importante destacar que o El País tem a editoria Internacional, o que facilita a atualização e compreensão dos acontecimentos que ocorrem no exterior, já que a cobertura é mais ampla.
Nexo Jornal
Criado em 2015, o site oferece conteúdos de extrema qualidade, com reportagens completas e análises sobre os assuntos que permeiam a sociedade.
Para ler os textos do Nexo Jornal é necessário ter assinatura mensal. No entanto, diversas produções do veículo estão disponíveis em outras plataformas digitais.
Uol
O site também é boa fonte de informação para se preparar para as atualidades no Enem. O Uol conta com várias editorias que divulgam notícias sobre os fatos do cotidiano, nas diversas esferas, e canais com conteúdos completos sobre assuntos da atualidade.
Ponte
O jornalismo contra-hegemônico também é uma opção para manter-se atualizado sobre as questões que envolvem a sociedade. Sendo assim, a Ponte é um veículo que oferece conteúdos de ótima qualidade sobre raça, gênero, cultura e sistema carcerário.
Apublica
A Agência Pública é também é um ótimo veículo para acompanhar os acontecimentos do país e preparar-se para o Enem. Isso porque as reportagens são bem detalhadas e os artigos e ensaios permitem a compreensão dos diferentes assuntos divulgados.
2. Canais no YouTube
Outra maneira de se preparar para as atualidades do Enem é por meio do consumo de conteúdos oferecidos por canais da plataforma YouTube. Alguns canais muito bons são:
- Nexo: Embora o conteúdo do site seja restrito aos assinantes, o Nexo disponibiliza vários vídeos no canal do YouTube sobre acontecimentos do país e do mundo.
- Jornal da Cultura: O jornal está disponível na página de jornalismo da TV Cultura no YouTube. O programa jornalístico oferece conteúdos de qualidade (notícias e análises e comentários de especialistas) e se apresenta como uma boa fonte para se preparar para o Enem.
- Descomplica: O canal, voltado à preparação do Enem, disponibiliza vídeos, com aulas e lives, sobre os assuntos que podem cair na redação e nas questões sobre atualidades.
3. Podcasts
Os podcasts têm ganhado cada vez mais espaços, sobretudo entre os jovens. Diversos programas oferecem conteúdos de extrema qualidade que podem ajudar na preparação para as atualidades no Enem. Entre eles:
4. Redes Sociais
Muitos associam as redes sociais apenas ao entretenimento. Todavia, elas podem ser uma ótima fonte de consulta e atualização. No Twitter, por exemplo, há uma aba que indica as notícias do dia e outras que mostram os assuntos mais comentados do momento.
Além disso, tanto nesta rede citada quanto no Facebook e no Instagram é possível seguir páginas de jornais e revistas informativas que contribuem para manter os cidadãos informados.
Temas que podem cair nas atualidades no Enem:
O ano de 2020 está bem intenso. Desse modo, vários temas podem cair nas questões e da redação do Enem. Além da pandemia do Covid-19, outros assuntos que podem ser tema da redação são:
- Guerra Comercial EUA x China;
- Conflito Irã x Iraque;
- Incêndios na Austrália;
- Assassinado da população negra no Brasil e no Mundo;
- Femincídio;
- Uberização e precarização do trabalho;
- Desigualdade Social;
- Defesa do SUS;
- Fake News.
- Entre outros.
Diante disso, a preparação é fundamental. Por isso, manter-se atualizado é uma forma de ter um bom rendimento em questões sobre atualidades e, sobretudo, na redação.
Além do mais, manter-se informado, bem como compreender as questões do cotidiano, do país e do mundo, é uma maneira de exercer a cidadania e desenvolver o senso crítico perante a sociedade.
Comentários
Melhor artigo possível! Inclusive para fazer alusões históricas para a redação.
Saudações…Tenho 57 anos, meu desejo e entrar na faculdade e cumprir em mim uma melhor profissão. Evidentemente coma intenção de melhor qualidade de vida , relacionado a fixação por justiça em nosso dia a dia .Estou procurando informações corretas a respeito da forma mais firme e correta. fazer o melhor, para com exito ser feliz em minha competência desejada de adquirir uma bolça de estudos. Sem poder aquisitivo , fica difícil pagar faculdade. Com muita Fé , eu creio que deus faz a parte dele para que eu cumpra a minha.Em agosto conclui Encino Médio graças a deus. Creio que ainda a tempo. E eu acredito. Muito grato estou pela oportunidade de fazer uso deste meio de comunicação. Deus seja louvado…