Biologia no ENEM: Veja os assuntos que mais caem

Meio ambiente, evolução, genética e biotecnologia são alguns dos assuntos mais presentes na prova de Biologia no Enem

Você sabia que as questões de Biologia compõem a maior parte da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Além disso, muitas faculdades costumam dobrar o peso da pontuação de Biologia no Enem para os candidatos do Sisu.

Se você está se preparando para o exame, precisa dar uma atenção especial à disciplina. Geralmente, as questões de Biologia no Enem abordam assuntos do nosso cotidiano e envolvem até mais de uma matéria. 

Para facilitar o seu plano de estudos, listamos alguns dos assuntos que mais caem nas provas de Biologia no Enem. Então, aproveite para revisá-las antes do exame e aumente suas chances de acertar mais questões!

Assuntos que mais caem na prova de Biologia no Enem

Biologia no ENEM: Veja os assuntos que mais caem

1. Humanidade e ambiente

No Enem, as questões que abordam a humanidade e meio ambiente são bem recorrentes e costumam aparecer todos os anos. Portanto, vale dedicar uma atenção extra a assuntos como poluição das águas, queimadas, contaminação do solo e geração de resíduos sólidos.

Além disso, as questões do exame podem abordar possíveis maneiras de reduzir o impacto ambiental resultantes da ação humana

2. Citologia

A Citologia, ou seja, a área que estuda as células é um dos temas mais importantes de Biologia. Então, você pode esperar encontrar alguma questão sobre isso no Enem. 

Os temas de Citologia mais cobrados no Enem e nos vestibulares são: tipos de células, respiração celular, células-tronco, fermentação alcoólica, mitose, meiose e funções das organelas. 

Dificilmente as questões do Enem cobram conceitos. Por isso, ao estudar Citologia, é importante que você saiba relacionar o conteúdo com outras disciplinas

3. Fisiologia humana

A fisiologia humana é outro assunto que não pode faltar na prova de Biologia do Enem. Afinal, é essencial que todos conheçam os sistemas do corpo humano, como é o funcionamento de cada um deles e a importância para a nossa sobrevivência. 

Mas não pense que o Enem vai trazer questões para você apontar o nome de determinado órgão, por exemplo. Geralmente, o assunto é relacionado com temas do cotidiano. Portanto, podem aparecer questões que tratam da nossa anatomia, reprodução humana, métodos contraceptivos, gestação, dentre outros temas.

4. Biotecnologia 

Como o nome sugere, a biotecnologia refere-se a aplicação da tecnologia com base na Biologia. Dessa forma, os organismos vivos e processos biológicos são utilizados para melhorar as condições de vida das pessoas, da agricultura e da indústria. 

Esse assunto é interdisciplinar e envolve várias vertentes da Biologia. No Enem, podem aparecer questões relacionadas à produção de medicamentos, transgênicos, e testes para diagnosticar doenças, por exemplo. 

5. Genética

A genética é um dos assuntos que mais assustam os estudantes. Porém, é difícil fugir do tema, afinal, esse é um assunto recorrente na prova de Biologia no Enem. Então, o melhor a se fazer é revisar os conceitos básicos (como genótipo, fenótipo, genes recessivos e dominantes, retrocruzamento etc) para conseguir resolver as questões.

Mutações, estrutura do DNA, interpretações de exames de DNA, Lei de Mendel,  síntese proteica e bases nitrogenadas são alguns dos tópicos que podem ser cobrados no exame.

6. Evolução

A Teoria de Darwin está na ponta da língua? Se a resposta for negativa, sugerimos que inclua o conteúdo em seu plano de estudos, pois a evolução é um tema que pode aparecer na prova de Biologia no Enem. 

Entender os fundamentos das teorias evolucionistas, conhecer as evidências da evolução dos seres vivos e compreender os conceitos da seleção natural. Esses são passos importantes para resolver as questões relacionadas a esse conteúdo. 

7. Parasitologia

Conhecer a relação entre parasitas e seres humanos é muito importante para quem vai realizar o Enem. Vale a pena revisar o ciclo de vida dos parasitas e a sua relação com os hospedeiros.

Como eles são causadores de muitas doenças, é provável que as questões sobre parasitologia estejam relacionadas com a saúde pública. Portanto, fique atento às parasitoses mais comuns, bem como aos surtos e aparecimento de doenças no país.

8. Botânica

A Botânica é a área da Biologia que estuda as plantas. O assunto pode ser cobrado na prova do Enem de diferentes maneiras, incluindo fotossíntese, noções de ecologia e processo evolutivo das plantas. 

O conteúdo de Botânica possui muitas nomenclaturas e pode ser fácil esquecer ou  fazer confusão entre os termos. Por isso, ao revisar o conteúdo, procure criar esquemas para assimilar e memorizar o conteúdo

Agora que você já sabe quais são os assuntos que mais caem no na prova de Biologia no Enem, é hora de partir para a ação! Organize seu plano de estudos e inclua os temas acima para se dar bem no exame.

Ah…e se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com os seus amigos que também vão participar do Enem!

Comente