Ingressar no ensino superior se tornou uma meta mais acessível depois do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Desde 2005, quando começou a funcionar, o projeto disponibiliza bolsas de estudos em faculdades e universidades particulares para alunos de baixa renda.
O calendário Prouni 2021 já está disponível
Anualmente, são abertos dois processos seletivos, um no primeiro semestre e o outro, no segundo. Contudo, neste ano, ocorrerão 3 processos seletivos do ProUni. Essa exceção se deve à mudança no calendário do Enem por conta da pandemia de Covid-19.
O primeiro processo seletivo deste ano já está perto de começar. Se você não quer perder essa chance, fique atento às datas do ProUni 2021. Mas antes, vale a pena entender quais são as diferenças para os processos deste ano e como participar.
Mudanças no ProUni 2021
Um dos critérios de avaliação do ProUni é a nota do Enem. Com as mudanças no cronograma do exame, também foi necessário adaptar os processos seletivos que dependem do resultado da prova. Por isso foi necessário alterar o calendário ProUni 2021.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deveria ter acontecido em novembro de 2020. Devido ao isolamento social em decorrência do Coronavírus, ele foi adiado para janeiro de 2021. Dessa forma, a nota do Enem será divulgada somente no dia 29 de março.
Por conta disso, os participantes do Enem 2020 não terão tempo de participar do primeiro processo seletivo do ProUni 2021 com a nota do último exame. Desse modo, o processo seletivo extra é uma tentativa de não prejudicar tanto os estudantes que querem entrar no ensino superior ainda no primeiro semestre de 2021.
Sendo assim, de acordo com o Calendário ProUni 2021, os processos seletivos devem acontecer em janeiro, abril e no segundo semestre do ano, provavelmente em Junho ou Julho. Em janeiro, os candidatos poderão utilizar a nota do Enem 2019. A partir de abril, com a abertura do segundo processo seletivo, já será possível usar os resultados do Enem 2020.
Como participar do ProUni?
O ProUni oferta bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudar em instituições privadas de ensino superior. Para participar do programa e conseguir uma vaga, existem alguns critérios para os candidatos. Veja quais são esses e se você está apto para participar.
- Participação na última edição do Enem. No caso do primeiro processo seletivo do ProUni 2021, vale a nota do Enem 2019;
- Ensino médio completo na rede pública ou na rede privada com bolsa integral;
- Renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio (1,5) para tentar bolsa integral ou de até três (03) salários mínimos para a parcial;
- Média mínima de 450 pontos na prova de conhecimentos;
- Não ter zerado a redação;
- Candidatos que estejam tentando a primeira graduação tem prioridade.
Se você se encaixa nesses pré-requisitos e deseja tentar ganhar uma bolsa, não deixe passar as datas do ProUni 2021. A seguir, você pode ver um cronograma completo com todas as fases do primeiro processo seletivo.
Calendário ProUni 2021: Datas importantes
Consulta de bolsa disponíveis
As bolsas disponíveis para o primeiro processo seletivo do ProUni 2021 já podem ser consultadas no site do programa. Segundo o cronograma oficial, elas foram liberadas pelo MEC (Ministério da Educação) ainda no primeiro dia útil do ano (04/01).
Na plataforma, as ofertas são segmentadas por instituição, estado, cursos e modalidades de bolsa (integral ou parcial). Para consultar, é só filtrar de acordo com as suas preferências e possibilidades com a nota.
Inscrição no Prouni 2021/1
O primeiro processo seletivo do ProUni 2021 terá as inscrições abertas do dia 12 ao dia 15 de janeiro.
Para se inscreverem, os candidatos devem acessar o site do ProUni com o Login Único do Governo Federal. No portal do programa, será necessário informar dados familiares, a fim de comprovar renda, bem como selecionar as opções de bolsa.
Resultados das 1ª e 2ª chamadas
Ainda no primeiro semestre de 2021 haverá duas chamadas regulares do ProUni. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 de janeiro. Já o resultado da segunda, sairá no dia 1º de fevereiro.
Comprovação das informações declaradas na inscrição
Assim que os resultados saírem, os candidatos pré-selecionados devem comprovar as informações que disponibilizaram durante o processo de inscrição.
Para aqueles selecionados na primeira chamada, a data de comprovação vai do dia 19 a 27 de janeiro. Aos que foram selecionados na segunda chamada, o período desta etapa é do dia 1º a 9 de fevereiro.
Lista de espera do ProUni
Aqueles candidatos que não garantirem uma vaga na primeira ou na segunda chamada do ProUni, ainda terão mais uma chance com a lista de espera. Nos dias 18 e 19 de fevereiro os participantes poderão manifestar interesse em participar da lista para preencher vagas remanescentes.
Sendo assim, no dia 22 de fevereiro o resultado será divulgado. Depois disso, os candidatos devem comprovar as informações autodeclaradas e entregar a documentação do dia 22 ao dia 25 de fevereiro.
Afinal, qual será o cronograma do ProUni 2021?
Em resumo, assim ficam as datas do ProUni 2021 para o primeiro semestre:
- Inscrição: de 12 a 15 de janeiro;
- Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro;
- Comprovação de informações dos aprovados em 1º chamada: de 19 a 27 de janeiro;
- Resultado da 2ª chamada: 1º de fevereiro;
- Comprovação de informações dos aprovados na 2ª chamada: de 1º a 9 de fevereiro;
- Inscrição na lista de espera: de 18 e 19 de fevereiro;
- Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro;
- Comprovação da documentação por parte dos candidatos aprovados na lista de espera: de 22 a 25 de fevereiro.
Aproveita esse cronograma e já marca as datas do ProUni 2021 no seu calendário para não correr o risco de esquecer. Enquanto o dia da inscrição não chega, você pode aproveitar para ver quais faculdades aceitam o ProUni e quais cursos elas oferecem. Assim, na hora de se cadastrar, você já vai saber para onde se candidatar.
Comente