Resultado do Enem 2020: quando sai?

Inep deve divulgar o resultado do Enem 2020 em março de 2021. Notas poderão ser usadas no SiSU, ProUni e Fies.

Quando sai o resultado do enem 2020?

Diante das turbulências de 2020, o cronograma do Enem não tinha como passar ileso. Afinal, se até as aulas foram suspensas, seria injusto manter a data inicial da prova. Com o adiamento do exame, todas as etapas previstas no calendário também foram passadas para frente, inclusive, o resultado do Enem 2020.

A prova, que ocorreria em novembro deste ano, agora vai acontecer em janeiro de 2021. O cronograma oficial do Exame, com as datas exatas das próximas fases, contudo, ainda não está completo. Apesar disso, é possível fazer uma estimativa de quando sai o resultado do Enem 2020 e começam os processos seletivos.

Em qual dia sai o resultado do Enem 2020?

Por três anos consecutivos, desde 2016, o resultado da prova saiu no dia 18 de janeiro. Na edição do ano passado, porém, as notas foram liberadas no dia 17. Neste ano, o dia 18 cairia em um sábado e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não costuma soltar as notas aos fins de semana

Mesmo que o calendário do Exame seja atípico este ano, é possível prever quando sai o resultado do Enem 2020 baseado nas edições passadas. Mesmo acontecendo em épocas diferentes, o tempo para corrigir a prova deve ser o mesmo

Portanto, apesar de não ser possível dizer o dia exato em que vai ser liberado o resultado do Enem 2020, pode-se estimar que ele sairá em março de 2021.

Nos anos anteriores, as provas aconteceram em novembro e as notas foram liberadas em janeiro. Portanto, são 3 meses de diferença entre as duas etapas. Seguindo essa lógica também, o SiSU 2021/1 deve começar em abril.

O calendário do Enem 2020 deve divulgar a data exata da próximas etapas conforme a prova se aproxima.

Que horas sai o resultado do Enem 2020?

O dia de liberação da nota é sempre de bastante ansiedade. Muitos candidatos acordam cedo, já logo vão acessar o site do MEC, mas não conseguem ver o resultado. Isso porque, apesar do dia ser certeiro, a hora que sai a nota é uma grande incógnita

Entre 2016 e 2018, os resultados saíram antes do meio-dia. Mas em algumas edições anteriores, já aconteceu das notas só serem liberadas à noite. Portanto, exercite a paciência no dia de sair o resultado do Enem 2020 e fique ligado nas redes sociais do MEC.

Por isso, antes de se desesperar porque não está conseguindo ver a sua nota, verifique se elas já foram soltas. Além disso, nem todo mundo recebe o resultado no mesmo dia. 

Todo mundo recebe o resultado no mesmo dia?

Existem duas modalidades de participantes da prova do Enem: os treineiros e os que já concluíram o Ensino Médio (EM). Se por um lado, todos os estudantes que estão cursando o EM podem fazer a prova, só os concluintes estão autorizados a usar as notas nos processos seletivos para ingressar no Ensino Superior.

Portanto, a fim de se cadastrar nesses processos, como o SiSU, o ProUni e o Fies, só os candidatos que já concluíram o Ensino Médio recebem a nota nessa primeira data

Os treineiros, aqueles participantes que não concluíram o EM e fizeram a prova para ganhar experiência, só verão a nota 60 dias depois da divulgação do resultado do Enem 2020. Ou seja, provavelmente em junho de 2021. A essa altura, os processos seletivos já estarão encerrados.

De acordo com o Inep, 5.783.357 pessoas estão inscritas para a próxima edição do Exame. Para ver o resultado do Enem 2020, todos esses candidatos deverão acessar a Página do Participante. Essa quantidade de pessoas pode sobrecarregar o sistema do site, portanto, mantenha a calma na hora de ver a sua nota.

O acesso à Página do Participante depende do Login Único, que você já usou para se inscrever na prova.

Veja como recuperar a senha do Login Único da Página do Participante

Com o resultado do Enem 2020 em mãos, fique atento para não perder os prazos de inscrição dos processos seletivos. 

Acompanhe todas as novidades sobre o Enem 2020, o SiSU, o ProUni e o Fies no Foco no Enem.

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Comente