Certificado do Ensino Médio pelo Enem ainda é possível?

O Certificado do Ensino Médio pelo Enem não existe mais. Para obter o diploma é necessário fazer a prova do Encceja. Confira!

Quando foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha a função exclusiva de avaliar os estudantes que haviam finalizado o Ensino Médio. Foi somente em 2009 que o Exame agregou novas atribuições. A partir daquele ano, a prova ganhou sua principal incumbência: ser critério de avaliação para a entrada em Universidades. 

Naquele mesmo ano, também passou a ser possível tirar o certificado do Ensino Médio pelo Enem. Sendo assim, pessoas que abandonaram a escola poderiam fazer a prova e, dependendo da nota, pegar o diploma. Alunos que passavam em Universidades sem terem concluído o Ensino Médio também podiam pegar a certificação dessa forma.

Essa história, contudo, voltou a mudar em 2017. Conforme mais universidades passaram a aderir o Enem como processo seletivo, foi instituído que essa seria a única finalidade da prova. Dessa forma, atualmente não é mais possível tirar o certificado do Ensino Médio pelo Enem. 

Apesar disso, ainda existe uma outra forma de pegar o diploma do Ensino Básico sem ser pelo Exame. O Encceja é uma prova do Inep que tem esse único e exclusivo propósito.

Não é mais possível pegar o certificado do Ensino Médio pelo Enem. E agora?

Certificado do Ensino Médio pelo Enem Encceja
Encceja Nacional

O Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já existia há um tempo quando se tornou possível pegar o certificado do Ensino Médio pelo Enem em 2009. A avaliação de competências de jovens e adultos foi criada em 2002, pelo Inep. 

Uma vez que o Enem perdeu essa função de certificação em 2017, só o Encceja pode conceder diplomas do Ensino Básico

Desde a sua criação, o Encceja tem o objetivo de avaliar o conhecimento de pessoas que não finalizaram o Ensino Básico na idade certa. O teste tem dois níveis, um para o Ensino Fundamental, e outro para o  Ensino Médio. Para conseguir o certificado, o participante do Encceja precisa alcançar notas mínimas na prova.

Notas mínimas para pegar o certificado do Ensino Básico pelo Encceja

A avaliação do Encceja contempla todas as matérias previstas na Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, o teste é formado por 4 provas, cada uma com 30 questões objetivas cobrindo uma disciplina específica. Além disso, ainda é cobrada uma redação no modelo dissertativo argumentativo

Para conseguir o diploma, os estudantes devem chegar, pelo menos, aos 100 pontos em todas as provas. Além disso, também é preciso alcançar, no mínimo, 5 pontos na redação, que vale 10.

Aqueles que não conseguirem alcançar a nota mínima em todas as áreas ainda podem  pegar uma declaração parcial de proficiência. Os participantes que chegarem aos 100 pontos em apenas uma ou duas matérias devem adquirir essa certificação. Dessa forma, quando forem refazer o teste para pegar o diploma, não precisam repetir as áreas em que foram bem

As áreas do conhecimento abordadas pelo Encceja são diferentes para o nível Fundamental e Médio:

Matérias cobradas no Encceja Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes e Redação;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática.

Matérias cobradas no Encceja Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, em dois turnos. Os participantes geralmente têm de 9h às 13h para fazer a primeira parte e de 15h30 às 20h30 para a segunda. 

O certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração de proficiência podem ser solicitados assim que o resultado do Encceja for liberado. Para isso, os candidatos devem entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição.

Como não é mais possível tirar o certificado do Ensino Médio pelo Enem, o Encceja é a solução para quem deseja retomar os estudos. Mas existem alguns critérios para fazer a prova. 

Quem pode fazer o Encceja?

As provas do Encceja contemplam pessoas que não concluíram o Ensino Básico na idade correta. Ou seja, ex-alunos que abandonaram a escola ou estudantes que estão muito atrasados. Por esse motivo, além da ausência de um diploma do Ensino Fundamental ou Médio, ainda é exigida uma idade mínima dos candidatos.

Podem fazer o Encceja Fundamental pessoas com mais de 15 anos que não concluíram este nível. Para fazer o Encceja Médio, é necessário ter mais de 18 anos

Além dessa segmentação por níveis estudantis, o Encceja tem 4 versões diferentes contemplando grupos distintos:

  • O Encceja Nacional é voltado para residentes no Brasil;
  • O Encceja Exterior contempla brasileiros que vivem fora do país;
  • O Encceja PPL Nacional serve para residentes no Brasil que estejam privados de liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas;
  • Por fim, o Encceja PPL Exterior é para brasileiros que estejam cumprindo penas de privação de liberdade ou medidas socioeducativas em outros países.

Qualquer pessoa dentro dessas condições pode fazer a prova. Não é necessário que o candidato já tenha frequentado a escola um dia

A inscrição para o Exame é completamente gratuita e voluntária. Ainda que não seja obrigatório, ter um diploma de Ensino Básico, de fato, abre diversas portas. Com o certificado em mãos, as suas alternativas de vida aumentam. É possível conseguir trabalhos melhores, remunerações maiores e até entrar no Ensino Superior. 

Se você sonha alto e quer dar o primeiro passo conquistando o diploma do Ensino Básico, comece a se preparar desde já.

Como se preparar para o Encceja?

O Inep, órgão responsável pela avaliação, disponibiliza materiais de estudos em seu próprio site. As apostilas do Encceja separadas por modalidade, contemplando todo o conteúdo da prova, ficam disponíveis para download. 

Além disso, também é possível refazer provas antigas do Encceja. Esse é um ótimo método de estudo porque, dessa forma, você consegue se acostumar com as questões. Essa ainda é uma boa maneira de medir seu nível de conhecimento. As provas e gabaritos antigos do Encceja estão no site do Inep . 


Mesmo não sendo mais possível pegar o diploma de Ensino Médio pelo Enem, não falta opção para quem deseja se formar no Ensino Básico. Estude bastante para o Encceja e não perca a oportunidade. Fique atento no nosso blog para mais informações e novidades sobre a prova.

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Comentários

Comente