Cronograma Sisu 2018 – Inscrições, Resultado

Confira o Cronograma Sisu 2018 e fique atento as datas de inscrição, resultado e lista de espera.

Você quer fazer a graduação dos seus sonhos em uma universidade pública? Então, fique atento ao cronograma Sisu 2018, que é o sistema educacional do Governo Federal usado pelas universidades públicas de ensino superior para oferecer vagas nos seus cursos para os participantes do Enem do ano anterior e que obtiveram as maiores notas.

O Sisu só tem uma etapa de inscrição, por isso é importante que você esteja acompanhando o cronograma, pois assim evita de perder o prazo para se inscrever. Afinal, caso isso aconteça, será preciso aguardar a próxima edição do programa. Confira abaixo mais informações sobre como se inscrever e o resultado do Sisu 2018:

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado criado pelo Governo Federal, que é administrado pelo MEC (Ministério da Educação), e é usado pelas instituições públicas de ensino superior para oferecer vagas para os candidatos que participam do Enem.

A seleção do Sisu é realizada em apenas uma etapa de inscrição. Ao fazer a sua inscrição, o candidato tem que escolher, na ordem da sua preferência, duas opções de curso oferecidas pela instituição que participa do Sisu. Caso seja necessário, o candidato também deve apontar o tipo de vaga que pretende concorrer, podendo ser as vagas de ampla concorrência, as reservadas ou destinadas às políticas afirmativas das instituições.

Enquanto o período de inscrição estiver ativo, o candidato pode fazer alterações das suas opções. O sistema irá considerar a última alteração realizada na inscrição. Após este processo, o sistema irá selecionar de forma automática aqueles candidatos mais bem classificados no Enem. Se você for selecionado na primeira opção só poderá se matricular para ela. Mas, se for aprovado na segunda opção, você pode entrar na lista de espera para aguardar ser chamado na opção número um.

Quem pode se inscrever

Pode se inscrever para o Sisu 2018 os candidatos que participaram do Enem 2017, e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. Também é importante dizer que há instituições de ensino que adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para a inscrição nos cursos mais concorridos. Nessa situação, se a sua nota não atingir o valor esperado, o sistema te avisará no momento em que você for selecionar a opção de curso.

Cronograma Sisu 2018

Cronograma Sisu 2018

 

Datas Oficias

  • 29/01 a 01/02 – Período de inscrições
    As notas de corte serão divulgadas nos dias 30, 31 e 1 de fevereiro a partir de 0h.
  • 02/02 – Resultado da chamada regular.
  • 02/02 a 07/02 – Prazo para participar da Lista de Espera.
  • 05/02 a 07/02 – Matrícula da chamada regular.
  • 09/02 a 30/04 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Segundo o cronograma Sisu 2018, as inscrições para este processo seletivo devem acontecer na quarta semana do mês de janeiro, no dia 29. Não deixe de acompanhar as datas para poder efetuar a sua inscrição dentro do prazo.

O ideal é se inscrever com bastante antecedência, pois nas últimas horas do período de inscrição é comum que o sistema enfrente problemas devido ao grande número de internautas acessando-o ao mesmo tempo.

Resultado Sisu 2018

Para consultar o resultado Sisu 2018, você deve acessar o site do processo seletivo e informar o número da sua inscrição, senha e código de verificação. Feito isso, você entrará na sua página e poderá verificar se foi aprovado para as opções de curso que selecionou. Faça a sua matrícula na universidade o quanto antes para garantir a sua vaga.

Deixa um comentário