ENEM 2019 – Página do Participante INEP

Na Página do Participante do INEP é possível fazer a inscrição para Enem 2019, solicitar isenção da taxa de inscrição e alterar dados. Confira!

Se você está pensando em fazer o Enem 2019, não pode deixar de saber o que é a Página do Participante INEP. É por meio dela que o candidato faz praticamente todas as ações referentes à sua participação no exame.

Por essa razão, preparamos este post. Nele, você vai saber o que é a página do participante, como funciona as inscrições por meio dela, a consulta de locais de provas, do resultado e demais atividades. Confira!

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 estarão abertas entre os dias 6 e 17 de maio. Os candidatos já estão estudando para as provas que ocorrerão no final do ano. A aplicação da prova foi marcada para os dias 3 em 10 de novembro.Por isso, fique de olho e acompanhe, inclusive aqui no Foco do Enem, as notícias sobre as inscrições desse ano.

Após as inscrições, os participantes têm alguns meses para se preparar para a prova e, até lá, consultam bastante a Página do Participante INEP, onde imprimem o Cartão de confirmação e consultam Locais de Prova.

O exame é composto por 180 questões de múltiplas escolha que são divididas nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologia e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, há também uma prova de redação com pontuação de 0 a 1000.

O que é a Página do Participante INEP

ENEM 2019 - Página do Participante INEP 1

A Página do Participante INEP é um site oficial do Enem que pode ser acessado com o CPF e senha dos candidatos interessados em participar do exame. Nesse sentindo, é por meio dessa página que eles poderão acompanhar todos os detalhes das inscrições e solicitações no Enem.

Neste ambiente, o estudante visualiza sua inscrição e, com o decorrer do tempo, outras atividades até a divulgação do resultado, que finaliza o exame do ano em questão. É muito importante anotar os dados de acesso, uma vez que a página será sempre consultada durante o ano.

O endereço da Página do Participante é: enem.inep.gov.br/participante/

Inscrições

Quando as inscrições são liberadas, o estudante pode acessar a página do participante para fazer sua inscrição. Para se inscrever no Enem 2019 é necessário informar:

  • CPF;
  • RG;
  • Nome da escola onde concluiu o ensino médio; e
  • Estado e Cidade que deseja realizar o exame.

Além disso, durante a inscrição, o estudante também deve preencher um questionário socioeconômico, que caracteriza a situação social do candidato. Em seguida, é necessário informar a necessidade de atendimento especial no dia da prova, se for o caso; e escolher uma língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Por fim, é preciso escolher uma senha, que será utilizada para acessar outras etapas do processo seletivo. Para concluir a inscrição, o sistema gera um boleto referente ao pagamento da taxa de inscrição. Esse pagamento confirma a participação do estudante no exame.

Ainda tem dúvidas? Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem 2019:

Pedido de isenção da taxa de inscrição

Alguns candidatos, por não terem condições de arcar com o valor da taxa, solicitam a isenção da mesma.

O pedido de isenção da taxa deverá ser feito antes das inscrições, entre os dias 1 e 10 de abril. Para fazer a solicitação, é necessário atender alguns pré-requisitos, a saber:

  • Possuir renda familiar por pessoa igual ou menor que 1 salário e meio;
  • Ser membro de família cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais);
  • Estar concluindo ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino; e
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular na condição de bolsista integral.

Cartão de Confirmação e locais de prova

Assim como você utiliza a página do candidato para fazer sua inscrição e acompanhá-la, é por meio dela que também vai consultar os locais de prova. Assim que forem divulgados, o cartão de confirmação, apresentará todas as informações necessárias para o dia da prova.

Para consultar seu cartão de informação, basta fazer o login com o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Com base em edições passadas, espera-se que o mesmo seja liberado em meados de outubro.

Enem 2019 Aplicativos Página do Participante

Vale lembrar que os locais de prova podem ser consultados também através do aplicativo do Enem 2019, que está disponível nas lojas de aplicativos Android e iOS.

Resultado do Enem 2019

Depois de fazer as provas, nada é mais esperado pelos participantes que o resultado. A divulgação do mesmo se dá na página do candidato, que é acessada por meio da página, com o CPF e a senha cadastrada.

Geralmente ele é divulgado na segunda quinzena de janeiro e em março para os candidatos treineiros.

Percebeu como acessar a Página do Participante INEP é importante? Então, guarde essas informações para acompanhar sua inscrição no decorrer do processo seletivo!

Caso tenha problemas ao acessar suas informações, entre em contato com o INEP/MEC pelo telefone: 0800-616161.

Comentários

Comente