Inscrições Sisu 2018 – Passo a passo

As inscrições Sisu 2018 estão abertas á partir de Janeiro. Saiba passo a passo como se inscrever no processo seletivo e garantir sua vaga.

O Ministério da Educação (MEC), abrirá em breve as inscrições Sisu 2018. Uma das principais ferramentas para que jovens e adultos ingressem em instituições de ensino superior, o Sistema de Seleção Unificada permite que os futuros alunos se candidatem a uma vaga ao curso que desejar, desde que preenchidos alguns critérios.

Um dos primeiros requisitos para quem deseja participar das inscrições Sisu 2018 é ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2017.

Embora não seja preciso ter gabaritado a prova, o MEC aceita para o Sisu apenas inscrições de alunos que não tenham zerado a redação.

Inscrições Sisu 2018

Para as inscrições Sisu 2018 é preciso acessar o endereço eletrônico do processo seletivo – http://sisu.mec.gov.br –  e ter em mãos o número de inscrição do Enem e senha, a mesma utilizada para acessar a Página do Participante.

A inscrição no Sisu é gratuita e permite que o aluno selecione qual curso deseja fazer e a instituição onde deseja estudar, com limite de dois cursos.

Caso o estudante tenha perdido a senha do Enem ou não saiba seu número de inscrição é possível recuperá-los no site oficial do Enem.

O número de vagas oferecidas nas inscrições Sisu 2018 variam de acordo com a instituição. É importante ressaltar que, com a aprovação da Lei de Cotas, 50% das vagas listadas ali estão reservadas para pessoas que pertençam a subgrupos que levam em consideração a cor, a raça e a renda familiar.

Os alunos indecisos não precisam se preocupar: durante boa parte do processo é possível alterar os cursos selecionados.

Como é feita a seleção

Após as inscrições Sisu 2018, o sistema exibirá, a partir do segundo dia de inscrições abertas, a nota de corte de cada um dos cursos selecionados. Essa nota pode variar, para mais ou para menos, de acordo com a demanda.

Para que seja selecionado para a primeira etapa do Sisu, a nota do Enem deve estar em linha ou acima da nota de corte fixada pela instituição. Alunos cuja nota de corte seja menor do que o definido pelas instituições terá sua inscrição negada.

No caso da nota do Enem, para as inscrições Sisu 2018, o valor varia de acordo com o curso escolhido. Isso ocorre pois cada instituições de ensino atribui pesos diferentes aos cursos para os quais disponibiliza vagas.

Quando se inscrever

As inscrições Sisu 2018 devem começar no mês de janeiro de 2018, quando o Ministério da Educação liberará o edital para a seleção e também o resultado com as notas do Enem. Esses dois passos são fundamentais para que os alunos saibam se podem ou não se inscrever para a seleção de vagas.

Os estudantes que participarem das inscrições Sisu 2018 devem ficar atentos, ainda, ao cronograma divulgado pelo MEC. Cada uma das etapas da seleção (inscrição, seleção de curso, análise da situação, comprovação de informações e envio de documentos) tem um prazo diferente.

Caso o aluno perca o prazo de uma destas etapas, sua participação no Sisu 2018 pode ser invalidada, mesmo que o estudante ingresse com recurso.

Que saber mais sobre o Sisu 2018? Curta nossa página no facebook e acompanhe todas as notícias em tempo real sobre o Enem.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =