As inscrições do Prouni 2023 serão abertas no dia 28 de fevereiro para todos os estudantes do país. A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com o Prouni 2023, você que realizou o Enem 2022 pode concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais. Quer saber como? Leia nosso texto e fique por dentro de como funciona o programa.
Além do Prouni, os candidatos que fizeram o Enem também devem ficar atentos as informações sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023.
Prouni 2023: o que é o programa
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004 durante o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
A ideia do projeto inicial era ofertar bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior para estudantes carentes de escolas públicas que preenchiam os critérios de renda estabelecidos pelo órgão.
Os candidatos que conseguem aprovação para bolsas integrais possuem o valor da mensalidade da faculdade arcado pelo governo. Em contraposição, os estudantes que forem aprovados para bolsas parciais, deverão pagar metade da mensalidade da faculdade escolhida ou solicitar o Fies.
Novas modalidades de concorrência
Desde 2022, com a aprovação da Lei 14.350, de maio de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro ampliou as modalidades de concorrência do Prouni, incluindo alunos oriundos de escolas privadas no programa.
Com essa mudanças, o ProUni passou a ter novas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas.
Confira todos os detalhes das modalidades de concorrência do Prouni
Veja abaixo todos os detalhes de quem pode se inscrever no processo seletivo.
Quem pode se inscrever?
Para participar do Prouni 2023, é obrigatório que o candidato seja brasileiro, não possua diploma de curso superior, tenha realizado o Enem 2022 ou o Enem 2021 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, sem ter zerado a redação.
Além disso, é preciso se enquadrar em no mínimo um dos seguintes pré-requisitos:
- ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou em escolas particulares, com ou sem bolsa de estudos;
- ser uma pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
Critérios socioeconômico
É importante lembrar que mesmo que você se encaixe em um dos itens acima, você ainda deve comprovar renda familiar bruta per capita compatível com o edital do Prouni.
Para concorrer as vagas de bolsas integral, a renda familiar bruta per capita do candidato deve ser até 1 salário mínimo e meio.
Para as vagas de bolsas parciais, a renda familiar bruta per capita do candidato deve ser de até 3 salários mínimos.
Para calcular o valor da renda per capita, o candidato deve somar a renda bruta total dos integrantes da sua família ou que moram na mesma casa. Depois, basta dividir esse valor pelo número total de indivíduos, resultando assim no valor da renda familiar bruta per capita.
Calendário Prouni 2023: datas oficias
O edital oficial do Prouni com todas as informações ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, as principais datas do processo seletivo foram publicas pelo órgão no início do ano.
O cronograma de datas do Prouni 2023/1 (primeiro semestre) está previsto da seguinte forma:
- Período de inscrições: : 28 de fevereiro a 03 de março de 2023;
- Resultado da 1ª chamada: 07 de março de 2023;
- Resultado da 2ª chamada: 21 de março de 2023;
- Comprovação de informações da 1ª chamada: 7 a 16 de março de 2023;
- Comprovação de informações da 2ª chamada: 21 a 30 de março de 2023;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 5 a 6 de abril de 2023;
Resultado e lista de espera do Prouni 2023
A lista de aprovados na primeira chamada do Prouni 2023/1 está prevista para ser divulgada no dia 07 de março. A segunda chamada está prevista para ser liberada dia 21 de março.
Os selecionados na primeira e segunda chamada devem ficar atento aos prazos determinados pelo MEC para que estudante leve os documentos de comprovação das informações nas instituições de ensino
Os candidatos inscritos no Prouni 2023 que não forem aprovados nas chamadas regulares do processo seletivo, ainda podem manifestar interesse em participar da lista de espera.
As datas para manifestar interesse na lista de espera ainda não foram divulgadas pelo MEC.
Caso seja convocado na lista de espera, fique atento aos prazos determinados pela instituição de ensino para comprovar as informações para realização de matrícula.
Prouni 2023: como se inscrever?
O Prouni possui dois processos seletivos por ano, sendo um no primeiro e outro no segundo semestre. As inscrições são realizadas de forma gratuita e exclusiva pela página do programa no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Confira passo a passo como realizar sua inscrição no Prouni 2023:/1
- Acesse o site de inscrição do Prouni: https://acessounico.mec.gov.br/prouni;
- Clique em “Fazer inscrição”;
- Informe seus dados de acordo com o cadastro no Gov.br;
- Faça uma pesquisa de quais são as instituições e os cursos ofertados. Caso o candidato possua alguma deficiência ou se autodeclare indígenas, pretos ou pardos têm a chance de concorrer a uma das vagas por meio das ações afirmativas;
- Escolha até 2 opções de cursos da sua preferência: curso, instituição, campos e período;
- Pronto! Agora, basta aguardar o resultado da primeira chamada!
Curtiu nosso conteúdo sobre as inscrições do Prouni 2023/1? Não deixe de nos acompanhar também no instagram @ofoconoenem e acompanhar mais novidades sobre o processo seletivo.
Comente