Quem pode se inscrever no Prouni? Veja os pré-requisitos

Você sabe quem pode se inscrever no Prouni? Veja todos os detalhes do processo seletivo e quais são os pré-requisitos para concorrer as bolsas de estudos.

O ingresso em uma universidade é o sonho de muitas pessoas. No entanto, o tempo que apenas o vestibular representava uma chance de que esse sonho se tornasse realidade já passou. Atualmente, graças aos programas desenvolvidos pelo Governo, milhares de pessoas  já possuem a oportunidade de começar a graduação em universidades públicas e privadas.

O Programa Universidade Para todos  (ProUni) é um desses programas que facilita o ingresso de estudantes de baixa renda. Com ele é disponibilizada semestralmente bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades particulares.

o que é e como se inscrever no prouni

Se você deseja saber um pouco mais sobre o programa, bem como quais são os requisitos para participar Prouni e também como se inscrever, não se preocupe, nós vamos lhe ajudar com isso. No post de hoje você irá tirar todas as suas dúvidas sobre como se inscrever no ProUni. Vamos lá!

O que é o ProUni? Entenda

O ProUni é um programa que foi criado no ano de 2004 pelo Governo Federal da época, tendo como objetivo oferecer bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

As bolsas de estudos ofertadas pelo ProUni podem ser de 50% e 100% de cobertura dos custos em faculdades particulares em todo o país. Contudo, para participar desse processo seletivo o estudante deve cumprir com alguns pré requisitos.

Quais são os requisitos para se inscrever no ProUni?

Se você está pensando em concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni, mas ainda não sabe se atende a todos os requisitos, confira a seguir quais são eles:

  • Ter realizado a prova do Enem no ano anterior. Se você deseja se inscrever para o ProUni no ano de 2019, por exemplo, é necessário que tenha realizado o Enem do ano de 2018;
  • A média mínima obtida nas provas do Enem deve ser de 450 pontos;
  • Não ter obtido nota zero na prova de Redação;
  • Não possuir diploma em nível superior;

Além disso, o estudante que deseja se inscrever para o ProUni ainda precisa se encaixar em pelo menos um dos seguintes pré-requisitos abaixo:

  • Ter estudado todos os anos do ensino médio em escola pública. Ou, caso tenha estudado parte do ensino médio em colégio particular, que esse período tenha sido coberto por bolsa de estudos integral;
  • Possuir renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo para bolas de 100%
  • Possuir renda familiar per capta de até 3 salários mínios para bolsas de 50%;
  • Possuir algum tipo de deficiência física;
  • Em caso de professores, também há a possibilidade de concorrer em vagas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior, desde que sejam professores atuantes da rede pública de ensino;

Como se inscrever no ProUni? Veja passo a passo

Como se inscrever no Prouni

Agora que você já sabe o que é o ProUni, como ele funciona e quais são os requisitos básicos para concorrer a uma bolsa, que tal saber um pouco mais sobre como se inscrever para esse processo seletivo?

A inscrição no ProUni é bastante simples, você irá precisar apenas de acesso à internet e seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site do ProUni: siteprouni.mec.gov.br;
  2. Para realizar seu cadastro é necessário usar os mesmos dados de acesso do Enem. Por isso, a senha deve ser a mesma cadastrada na Página do Participante do INEP.
  3. Após realizar seu cadastro você deve preencher um questionário socioeconômico para em seguida escolher seu curso e instituição de ensino.
  4. Assim como ocorre no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no ProUni você também pode escolher duas opções de cursos, instituições de ensino superior e turnos em que deseja estudar. Vale lembrar que durante o período de inscrição, o candidato pode alterar essas opções;

Feito isso, basta aguardar o fim do processo e ficar na torcida.

Datas de inscrições para o ProUni 2019

No primeiro semestre de 2019 você pode se inscrever no ProUni desde o dia 06 de fevereiro até o dia 09 do mesmo mês. As datas do segundo semestre ainda não foram divulgadas

Veja o cronograma completo do Prouni 2019:

  • 31/01 a 03/02 – Período de inscrições
  • 06/02 – Resultado da 1ª chamada
  • 06/02 a 14/02 – Comprovação de informações da 1ª chamada
  • 20/02 – Resultado da 2ª chamada
  • 20/02 a 27/02 – Comprovação de informações da 2ª chamada
  • 07/03 e 08/03 – Prazo para participar da Lista de Espera
  • 11/03 a 13/03 – Divulgação da Lista de Espera

Tem mais alguma dúvida sobre o Prouni? Deixe no comentário!

Comente