Segundo o Ministério da Educação (MEC), a reabertura das inscrições do Fies 2022 deve se iniciar nesta terça-feira (15) e seguir por 24 horas. Em outras palavras, os candidatos terão uma segunda chance para realizar a inscrição no programa.
Nesta prorrogação, todos os estudantes poderão se inscrever ou então alterar a sua opção de curso até as 23h59 da terça-feira.
Desta forma, a divulgação dos resultados também deve ser alterada, confira como ficou o calendário e não perca nenhuma data:
- Inscrições: 8 a 11 de março (reabertura das inscrições do Fies 2022 na terça-feira, dia 15)
- Resultados (pré-seleção): 18 de março
- Complementação das inscrições dos pré-selecionados: de 21 a 23 de março
- Convocação da lista de espera: de 24 de março a 4 de maio
Motivo da reabertura das inscrições do Fies 2022
A justificativa da pasta para reabertura das inscrições do Fies 2022 é que foi identificado lentidão e interrupções no sistema. Neste cenário, os candidatos poderiam ter sido prejudicados com as falhas.
A reabertura não influencia as inscrições já realizadas, por isso, se você já fez todo o processo e não deseja realizar nenhuma alteração, basta aguardar a data de divulgação dos resultados.
Como já dito acima, os resultados também foram alterados – ao invés de serem divulgados na própria terça (15) serão divulgados nesta sexta-feira (18).
O que é o Fies e quem pode se inscrever?
O Fies é uma forma de utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para solicitar um financiamento e custear as mensalidades de uma faculdade particular.
O programa chama atenção de muitos estudantes porque o pagamento das parcelas pode se iniciar após a formação do curso, e o parcelamento dos valores acontece de forma proporcional à renda do estudante.
O programa pode ser uma boa opção de ingresso a faculdade, por isso, não perca o prazo da reabertura das inscrições do Fies 2022.
É importante observar alguns requisitos obrigatórios para inscrição em 2022:
- Ter realizado alguma edição do Enem entre 2010 e 2021;
- Tirar média de 450 nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e não zerar a redação;
- A renda também influencia no processo, sendo que podem se inscrever apenas aqueles estudantes que a renda familiar per capita não ultrapassa 3 salários mínimos.
Nota: A reabertura das inscrições do Fies 2022 não mudou qualquer regra acima, na verdade, o prazo estendido se deve a erros no sistema.
Saiba também quais as diferenças entre o Fies e o P-Fies no nosso artigo especial sobre o assunto.
Comente