Todos os anos o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais e parciais para estudantes que querem fazer o ensino superior. Para concorrer às bolsas, é preciso atender aos pré-requisitos do programa, como por exemplo, ter participado da edição anterior do Enem e obtido a pontuação mínima (450 pontos).
Se você se inscreveu, e não sabe como funciona e como consultar o resultado ProUni 2020, não se preocupe. Vamos mostrar como consultar a lista de aprovados tanto da primeira quanto da segunda chamada. Além disso, você vai ver como funciona a lista de espera. Confira!
Prouni
Ao pleitear uma bolsa de estudos em instituições particulares de ensino, o estudante poderá conseguir dois tipos de bolsas: integral e parcial.
As bolsas integrais ― que são aquelas em que é concedido 100% de desconto na mensalidade ― serão direcionadas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo.
Já as bolsas parciais ― com desconto de 50% na mensalidade ― são disponibilizadas para os candidatos que possuem renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Além disso, vale lembrar que para participar do ProUni é necessário atender a alguns pré-requisitos, que vamos mostrar a seguir:
- Ter feito o Enem após 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação;
- Ter terminado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral;
- Ser pessoa com deficiência; ou
- Ser professor da rede pública de ensino, que esteja na ativa, e esteja pleiteando a bolsa para cursos de pedagogia, normal superior ou licenciaturas.
É importante destacar que aos professores não se aplica o requisito de renda.
Resultado Prouni 2020
Como o resultado do ProUni é composto de etapas, muitas pessoas ficam confusas, sem saber ao certo como funciona cada uma delas. O resultado do ProUni 2020 no primeiro semestre, por exemplo, será constituído de duas chamadas, que são feitas uma depois da outra.
Para ser selecionado em uma dessas chamadas, a pessoa precisa que sua nota seja compatível com o curso que escolheu, isto é, esteja dentro da nota de corte. Essa pré-seleção é feita via sistema e, quando ela ocorre, o candidato deverá apresentar a documentação exigida para que a bolsa esteja garantida.
Caso o candidato não consiga vaga nessas duas chamadas, ainda tem outra opção, que é a lista de espera. A seguir, veja como funciona cada etapa mencionada.
1ª Chamada
Após feita a inscrição no ProUni , o candidato deverá, na data divulgada pelo MEC, acessar o site oficial do programa para verificar se foi pré-selecionado. Como já foi dito, ele deverá apresentar a documentação exigida. Isso é importante, pois é por meio desse procedimento que ele vai comprovar as informações inseridas no ato da inscrição.
2ª Chamada
A segunda chamada funciona da mesma forma que a primeira. Na data divulgada pelo MEC, aqueles candidatos que não conseguiram ser pré-selecionados na primeira chamada têm a oportunidade de conseguir a sonhada bolsa.
Assim como na primeira chamada, os pré-selecionados têm um período para apresentar a documentação exigida para, assim, garantirem a bolsa. É muito importante saber que o resultado divulgado no site (tanto na primeira quanto na segunda chamada) é apenas uma expectativa de direito à bolsa. Por isso, fique atento ao período para entrega da documentação.
Lista de Espera – Saiba como funciona
Caso não seja possível conseguir aprovação nas duas primeiras chamadas, tem ainda a lista de espera, que é um prazo estipulado pelo MEC para que o candidato manifeste seu interesse de participar e ainda concorrer a uma bolsa.
Vale destacar que se a pessoa não manifestar interesse, perde a oportunidade, pois a inclusão na lista de espera não é automática. Em geral, são reservados dois dias para o candidato entrar na lista. O procedimento é o seguinte:
- Acesse o site do ProUni;
- Informe o seu número de inscrição e senha do Enem (edição mais recente que participou);
- Ao entrar no sistema, clique em “manifestar interesse em participar da lista de espera”;
Percebeu como é fácil? Feito isso, basta aguardar o resultado.
Veja como acessar o Resultado Prouni 2020
Tanto nas primeiras chamadas quanto na lista de espera, o candidato que se inscreveu no ProUni 2020 deverá consultar o resultado na data divulgada oficialmente pelo MEC.
O resultado ProUni 2020 poderá ser acessado de três maneiras, que são:
- Por meio do site oficial do ProUni;
- Através das instituições que participam do Programa; e
- Pelo telefone 0800.616161.
Como você pode ver, a consulta ao resultado não é difícil. O que mais merece atenção nesse processo é ficar de olho nos prazos, pois caso você não apresente a documentação no prazo estipulado sua bola será perdida.
Comente