O Sisu 2/2018 irá oferecer cerca de 80 mil vagas em instituições públicas de ensino superior. Confira!
Quem perdeu ou não participou do Sisu 1/2018 deve ficar atento às inscrições do Sisu 2/2018, que se realizará no segundo semestre. É importante ficar de olho nas datas para não perder a oportunidade de garantir sua vaga.
Neste post, você vai conhecer um pouco mais do Sisu, os requisitos para participar e a expectativa de vagas para o segundo semestre. Não perca!
Saiba como funciona o Sisu
O Sisu é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação cuja finalidade é de intermediar a oferta de vagas em cursos de graduação entre participantes do Enem e Instituições públicas de ensino superior. Hoje em dia, pode-se dizer que o Sisu oferece quase metade das vagas em universidades públicas do país.
A seleção é realizada duas vezes por ano. Uma no começo do primeiro semestre e outra no começo do segundo semestre. Para participar, não há nenhuma taxa de inscrição, basta seguir os requisitos estipulados pelo MEC. Além disso, as instituições de ensino devem conceder acesso à internet para os estudantes realizar as inscrições.
As expectativas de vagas para o Sisu 2/2018 são animadoras. No segundo semestre de 2017, foram ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos. Já no primeiro semestre de 2018, foram 239.601 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior — federais e estaduais.
Requisitos para se inscrever
Para se inscrever no Sisu 2/2018, o estudante deverá cumprir alguns requisitos. São eles:
- ter feito a prova do Enem em 2017;
- obter nota superior a zero na Redação;
- ter concluído o ensino médio.
Ao contrário do ProUni e do Fies, o Sisu não utiliza a renda familiar como requisito para participar.
Atendidos esses requisitos, o participante poderá escolher duas opções de curso, turno e instituição de ensino superior. Vale destacar que, enquanto as inscrições estiverem ocorrendo, o estudante poderá mudar as opções de cursos.
Sisu 2/2018: Inscrições
As inscrições para o processo seletivo Sisu 2/2018 começam na segunda semana de junho, terça-feira (12/06) e vai até a sexta feira (15/06). Para se inscrever, é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2017.
Após o período de inscrições, o candidato tem acesso à sua nota de corte, que é a menor para permanecer entre os classificados em cada curso. Essa informação é importante porque caso a nota não esteja dentro do limite de vagas do curso e da instituição de preferência, dá para alterar as opções.
Por fim, para realização a inscrição, basta acessar o site oficial do Sisu e preencher os campos de login (número de inscrição do Enem 2017) e senha. Em seguida, deverá preencher as informações solicitadas e salvá-las.
- Faça sua inscrição no Sisu 2/2018 >>>>>>> sisu.mec.gov.br
Feito isso, é preciso consultar diariamente as notas de corte publicadas pelo portal até conseguir a vaga nos cursos e instituições de sua preferência.
A previsão de divulgação do resultado é para o dia 18/06 (segunda-feira). Os aprovados na primeira chamada deverão comparecer para matrícula entre os dias 22 e 28 de junho, conforme os horários e locais de atendimentos especificados pela instituição de ensino.
O participante que não foi aprovado na chamada regular poderão manifestar interesse pela lista de espera entre os dias 22 e 27 de junho.
Agora que você tem ideia de quando as inscrições do Sisu 2/2018, pense nos cursos e instituições que deseja concorrer e fique de olho na divulgação oficial das datas.
Comentários
Muito obrigada!Me ajudou bastante.
Obrigado. Essa informação foi extremamente relevante.
De certeza o sisu 2/2018 irá sair na segunda semana de Junho?
geralmente é na primeira
Muito obrigada!Me ajudou bastante.
De certeza o sisu 2/2018 irá sair na segunda semana de Junho?
geralmente é na primeira
Obrigado. Essa informação foi extremamente relevante.
todas universidades federais abrirão vagas?
não. algumas no segundo semestre é apenas vestibular interno. como por exemplo a UFU.
Socorro, não consigo fazer minha inscrição no Sisu. Minha inscrição está dando inválida. Já tentei muito. Já mudei de senha três vezes, mas sempre dá como inválida. Alguém me ajuda!
está colocando o seu CPF como login? não é o CPF, é o numero de inscrição do enem contido na pagina do participante.