Sisu 2/2019 – Inscrições Segundo Semestre

As inscrições para o Sisu 2/2019 começam no final do mês de junho. Confira passo a passo como se inscrever no processo seletivo!

O Sisu 2/2019 é mais uma oportunidade para os estudantes que não garantiram sua vaga no ensino superior na edição do primeiro semestre de 2019. Por esse motivo, não deixe de conferir as datas da seleção e fique muito atento às regras para não perder sua vaga.

Neste texto, além de conferir o calendário de inscrições e o passo a passo para se inscrever, vamos esclarecer como funciona o Sisu e quais os pré-requisitos para participar. Não perca!

Entenda o que é o Sisu 2/2019

Sisu 2/2019 : Inscrições Abertas

Criado pelo Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado cujo objetivo é fazer a intermediação da oferta de vagas entre as instituições públicas de ensino superior e os participantes do Enem.

A oferta de vagas por meio do Sisu é feita duas vezes por ano, uma vez em cada semestre. Na edição do primeiro semestre foram disponibilizadas em torno de 253.476 vagas distribuídas em 129 instituições em todo o país.

Tendo esses números como parâmetro, para o Sisu 2/2019 podemos esperar uma boa quantidade também, embora no segundo semestre o total seja um pouco menor. Isso acontece porque nem todas as instituições que oferecem vagas no começo do ano oferecem também no meio de ano.

Vale a pena lembrar que não há diferença entre as seleções do primeiro semestre e do segundo. A única coisa que os diferencia é que um ocorre no começo do ano e o outro no meio do ano.

Quais os pré-requisitos para participar da seleção

Para participar do Sisu 2/2019, o estudante deverá atender a alguns pré-requisito. Isso quer dizer que nem todo mundo pode participar. A seguir, veja quais regras devem ser observadas:

  • Ter participado do Enem do ano anterior, ou seja, do Enem 2018;
  • Ter concluído o Ensino Médio; e
  • Ter obtido nota superior a zero na redação.

Uma dúvida muito comum entre os estudantes que vão participar do Sisu é se é necessário ter estudado em escola pública para concorrer. A resposta é não. Todo aluno que fez o Enem pode concorrer às vagas, desde que atendam aos pré-requisitos que citamos acima.

Além disso, não é preciso que o participante comprove renda familiar como condição para participar. Essa regra se aplica ao FIES e ao ProUni e não ao Sisu.

Vale destacar também que apesar de muitas instituições de ensino determinarem uma nota mínima para que o estudante se inscreva em determinado curso, esse não é um pré-requisito do Sisu.

O sistema apenas informa se a nota obtida no Enem é suficiente para concorrer. Caso não seja suficiente, o participante pode optar por outro curso, na mesma ou em outra instituição.

Calendário de inscrições

As inscrições para o Sisu 2/2019 tem início na primeira semana de junho. Confira o cronograma completo.:

Publicação do Editaljunho de 2019
Prazo de inscrições04 a 07 de junho.
Matrículas para primeira chamada12 a 17 de junho.
Prazo para declarar interesse na lista de espera11 a 17 de junho.
Convocação dos aprovados em lista de esperaà partir do dia 19 de junho.

Passo a passo para se inscrever para o Sisu 2/2019

Para se inscrever no Sisu 2/2019, basta seguir o passo a passo a seguir. Você verá que é bastante simples.

Sisu 2/2019 - Inscrições Segundo Semestre
  • Passo 1: Acesse o portal oficial do Sisu (link: sisu.mec.gov.br);
  • Passo 2: Para acessar, informe os dados solicitados (número de inscrição e senha da edição passada do Enem, ou seja, de 2018);
  • Passo 3: Na página de inscrição, o sistema mostrará alguns dados que foram automaticamente preenchidos. Se estiver tudo certo, dê seguimento à sua inscrição.
  • Passo 4: Você encontrará duas opções de curso e deverá se inscrever em uma de cada vez. Comece pela primeira, clicando em “Fazer inscrição na 1ª opção.
  • Passo 5: Em seguida, você deverá pesquisar a vaga que deseja. É possível escolher o município, o curso e, claro, a instituição de ensino que está ofertando a vaga. Ao escolher, clique na opção correspondente.
  • Passo 6: O próximo passo é escolher a modalidade. Faça isso clicando em “Escolher esta modalidade”.
  • Passo 7: Para finalizar, confirme os dados inseridos, anote a relação de documentos que deverão ser apresentados na instituição no dia da matrícula e clique em “confirmar minha inscrição”.

Como você pode perceber, fazer a inscrição no Sisu 2/2019 é muito simples. No entanto, requer atenção, principalmente na escolha do curso e da instituição.

Agora que você já está por dentro do possível calendário e sabe como fazer sua inscrição, aproveite o tempo que resta para escolher com calma a instituição e o curso que deseja concorrer e boa sorte!

Tem alguma dúvida sobre o Sisu 2/2019? Deixe um comentário abaixo!

Comentários

Comente