As inscrições do Sisu 2023/1 começam no dia 16 de fevereiro e vão até o dia 24 do mesmo mês. A seleção de candidatos é feita por meio da nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, o Enem 2022.
Quem deseja entrar em uma universidade pública no próximo ano deve ficar atento ao calendário de inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. Continue a leitura para entender mais detalhes sobre o programa e conhecer o cronograma do Sisu 2023.
Como funciona o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é um programa que facilita a entrada em universidades estaduais e federais por meio da nota obtida pelo aluno na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa funciona duas vezes por ano, uma no início e outra no meio do ano.
Com a nota do Enem, o candidato pode concorrer a diversas vagas de cursos superiores em Universidades espalhadas pelo país, sem a necessidade de prestar o vestibular.
Quem pode se inscrever no Sisu?
Para concorrer às vagas do Sisu, o candidato precisa ter realizado a prova mais recente do Enem. Por exemplo: para se inscrever no Sisu 2023, você precisa ter feito o Enem do ano de 2022.
Além disso, o candidato não pode ter zerado na redação, nem ter feito a prova como treineiro (quem ainda não terminou o ensino médio e fazem a prova só para ver como estão seus conhecimentos).
Outro requisito importante para entrar em uma universidade pública com o Sisu é atingir a nota de corte do curso pretendido, que nada mais é do que a nota mínima que você deve obter no Enem para poder concorrer à vaga desejada.
Sisu 2023/1: datas e inscrições
O Sisu acontece uma vez por semestre e as inscrições para a primeira edição do programa em 2023 vão acontecer logo no início do ano. O programa vai oferecer milhares de vagas gratuitas em todo o Brasil.
O calendário das inscrições para o Sisu 2023/1 já foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, os estudantes que fizeram o Enem em 2022 já podem começar a se organizar para concorrer às vagas em universidades públicas.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso. Confira o cronograma do Sisu 2023:
- Realização das inscrições: de 16 a 24 de fevereiro.
- Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro;
- Matrícula da chamada regular: 28 de fevereiro a 08 de março;
- Participar da lista de espera: 28 de fevereiro a 08 de março.
O Portal Nacional da Educação já confirmou mais de 174 mil vagas para o Sisu 2023, que serão ofertadas em 26 estados e no Distrito Federal.
Como me inscrever no Sisu 2023/1?
As inscrições para o Sisu 2023/1 são gratuitas e podem ser feitas por meio do do Portal Único de Acesso. Em fevereiro, os interessados devem entrar no portal e clicar em “Inscrição” na aba do Sisu.
Feito isso, será necessário preencher o cadastro com algumas informações e, posteriormente, selecionar duas opções de curso que você deseja concorrer de acordo com a nota de corte.
Vale ressaltar que cada curso possui uma nota de corte diferente, que vai variar de acordo com a universidade e a concorrência. Exemplo: se você tirou uma nota de 650 no Enem, poderá se inscrever em cursos cuja nota de corte seja menor que 650.
É possível se candidatar ao ProUni e ao Sisu ao mesmo tempo?
Sim, é possível concorrer ao Prouni e ao Sisu ao mesmo tempo, desde que você atenda a todos os requisitos exigidos nos programas.
Entretanto, caso você seja aprovado nos dois programas, deverá escolher se vai usufruir do benefício do ProUni ou da vaga obtida pelo Sisu. Vale lembrar que diferentemente do Sisu, o Prouni oferece bolsas de estudo em faculdades privadas.
Divulgação do resultado do Sisu
O processo seletivo do Sisu é automatizado e dura, em média, uma semana. As inscrições vão iniciar no dia 16 de fevereiro e encerrar no dia 24 do mesmo mês. Após o encerramento das inscrições, o sistema classifica os candidatos que obtiveram as melhores notas no Enem para as vagas desejadas.
O resultado do Sisu 2023/1 será divulgado na semana seguinte, a partir de 28 de fevereiro, no mesmo portal da inscrição. Caso você tenha sido selecionado, será necessário fazer a matrícula pessoalmente na universidade para não perder a vaga.
Alguns candidatos que não não selecionados vão para a Lista de Espera para concorrer às vagas em caso de desistência de um aluno selecionado.
Curtiu nosso conteúdo? Não esqueça de nos acompanhar no instagram: @ofoconoenem e fique por dentro de todas as novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies.
Comente