O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causa certa preocupação nos candidatos. Isso porque a prova é concorrida e o desejo de cada um deles é ter um desempenho a fim de garantir uma vaga em algum curso superior. Por conta disso, os estudantes buscam técnicas de estudo avançadas para saírem-se bem no Enem.
Alguns métodos são extremamente eficientes e contribuem para um melhor desempenho nas provas. O texto abaixo indica três técnicas de estudo avançadas para o Enem e como elas podem ser úteis para os candidatos no momento do exame.
Conheça 3 métodos avançados de estudos para o Enem
As técnicas de estudo nada mais são do que práticas que são realizadas a fim de assimilar melhor o conteúdo, bem como organizar melhor o tempo e a rotina de estudo.
Essas estratégias mostram-se bastante eficazes, segundo alunos e candidatos que prestam concursos públicos, provas de proficiência em línguas, entre outras. Por essa razão, são recomendadas a estudantes que vão prestar o Enem.
Por meio dessas metodologias, os candidatos podem obter um melhor desempenho e, consequentemente, conseguir a tão almejada vaga em uma graduação de alguma instituição de ensino superior, pública ou privada, do país.
Neste texto, os alunos terão contato com três técnicas de estudo avançadas que se apresentam como ótimas opções e recomendadas por pessoas que já foram aprovadas no Enem, em vestibulares e concursos públicos. São elas:
1. Técnica Pomodoro
A Técnica Pomodoro se configura como uma metodologia que busca organizar os estudos de acordo com o tempo que os estudantes disponibilizam. Esse método foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo, no final da década de 1980, para que ele pudesse desenvolver melhor suas atividades acadêmicas.
Desse modo, para aumentar a sua produtividade, o criador dessa técnica usava um cronômetro em formato de tomate (pomodoro em italiano). Por esse motivo, essa metodologia é chamada de Técnica Pomodoro. No entanto, como usar esse método no dia a dia?
Essa técnica é bem simples. O estudante precisa apenas utilizar um cronômetro e dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos com interrupções de 5 minutos. Depois de quatro etapas de 25 minutos, recomenda-se fazer um intervalo de 20 a 30 minutos.
O Método Pomodoro é ideal para aumentar o foco e manter a concentração, sobretudo para pessoas distraídas ou que sentem dificuldades para concluir as tarefas diárias. Entre outros benefícios dessa técnica estão:
- Eliminação dos maus hábitos no momento do estudo;
- Diminuição do estresse diante de uma grande quantidade de tarefas;
- Melhor capacidade de planejamento dos estudos;
- Maior motivação.
3. Resolução de exercícios e simulados
Essa é uma das técnicas de estudo mais conhecidas pelos estudantes em geral, isso porque a quantidade de pessoas que utilizam apostilas para estudar para vestibulares e concursos públicos é muito alta. Entretanto, esse método é eficaz?
Antes de responder esse questionamento, é importante destacar que o estudo das teorias dos diversos assuntos que compõem uma prova do Enem é primordial. Dessa maneira, a resolução de exercícios por meio de apostilas permite a certificação se os conteúdos estudados foram ou não compreendidos.
Sendo assim, a resolução de exercícios e simulados é uma técnica altamente eficiente, que potencializa a compreensão das variadas temáticas e teorias abordadas nas provas.
Em relação à forma de estudo das teorias e dos exercícios, sugere-se estudar as questões em dias diferentes. Isso porque os conteúdos teóricos, normalmente, estão frescos depois de lidos. Com isso, o estudo fica comprometido.
Por outro lado, se a resolução de exercícios for realizada em dias posteriores é possível certificar se assunto foi, de fato, absorvido e memorizado. Caso não seja, é necessário revisar os temas estudados.
Além disso, algumas etapas são essenciais para estudar por meio desse método:
- Selecionar questões referentes às teorias estudadas;
- Procurar o tema da questão nos materiais utilizados para estudos teóricos;
- Fazer marcações sobre a teoria no questionário;
- Anotar as perguntas com as respostas corretas em um caderno.
Seguindo esses passos, além do conteúdo teórico, as chances de ter um bom desempenho no Enem são bem altas. Por isso, é importante fazer um bom planejamento para estudar por meio dessa técnica.
4. Estudo intercalado
O estudo intercalado é uma técnica que busca gerenciar os assuntos das disciplinas, de modo revezado, conforme o tempo disponível. Trata-se de uma metodologia bastante oportuna, já que a prova do Enem é realizada por meio de questões referentes a várias disciplinas.
Para estudar por esse método, é necessário, em primeiro lugar, determinar um tempo de estudo para cada bloco de matérias. Ao decidir isso, é preciso estabelecer a quantidade e quais disciplinas serão estudadas nesse período.
A etapa subsequente desse método consiste em distribuir o tempo total definido, com pequenos intervalos, entre todas as disciplinas. Por exemplo:
- Tempo diário de estudo escolhido: 2 horas;
- Disciplinas escolhidas para compor o bloco: História, Matemática e Filosofia
- Tempo para cada disciplina: História (40 minutos), Matemática (40 minutos) e Filosofia (30 minutos).
- Intervalo de estudo: 5 minutos (levando em conta que a última disciplina estudada não terá intervalo posterior).
Os principais benefícios dessa técnica de estudo consistem em reduzir o cansaço, diminuir o acúmulo de matérias, otimizar o tempo e fixar o conteúdo estudado.
Gostou dessas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!
Comente