Descubra como se inscrever no Sisu 2020

Saiba passo a passo como se inscrever no Sisu 2020!

Por
Publicado em 01/01/2020 (atualizado em 18/01/2020)

Para muitos estudantes brasileiros, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a única oportunidade de acesso ao Ensino Superior gratuito. Por meio dele, os participantes têm são selecionados para vagas em instituições pública de ensino.

Vai tentar uma vaga no Sisu em 2020? Então, não deixe de ler este artigo, pois vamos mostrar como se inscrever no Sisu 2020. Não perca!

Sisu 2020

O Sisu foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação. Trata-se de um sistema informatizado que seleciona estudantes inscritos para ocupar vagas em instituições públicas de ensino superior.

A seleção é feita duas vezes por ano (uma em cada semestre). Na verdade, o Sisu foi idealizado para aproveitar a nota de estudantes que fizeram o Enem como forma de ingresso em universidades públicas. Desde então, milhares de pessoas realizaram o sonho de começar um curso de graduação, principalmente aquelas de baixa renda.

O Sisu é totalmente gratuito e hoje em dia é adotado por quase todas as universidades do país como meio de ingresso. Em 2020 não será diferente. Mais uma vez milhares candidatos vão tentar uma vaga nas mais diversas instituições e cursos.

Como funciona o Sisu

Sisu 2020

O Sisu seleciona os candidatos inscritos de acordo com a nota obtida por eles na última edição do Enem. Isso quer dizer que, para se inscrever no Sisu 2020, o estudante deverá ter feito o Enem 2019. 

As vagas são ofertadas pelas instituições de ensino de participam do Sisu, que definem quais os pesos na nota do Enem e também a nota de corte. Isso significa que o candidato, ao concorrer à determinada vaga de uma instituição, deve seguir suas regras. 

Ao se inscrever, de forma totalmente gratuita e online, o estudante escolhe duas opções dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes da seleção. É importante destacar que essa escolha deve ser feita por ordem de preferência.

Como o Sisu também tem políticas afirmativas, ou seja, cotas sociais e raciais e também reservas legais, é necessário informar no ato da inscrição se está concorrendo para uma dessas vagas. 

Quem pode participar do Sisu 2020

Antes de tudo, para participar do Sisu 2020 é necessário que o candidato tenha feito o Enem 2019. Como foi dito, a seleção utiliza a nota do exame como critério, então, não é possível a participação sem ter feito o Enem. Outro critério para fazer o Sisu é não ter zerado a redação no Enem

Além disso, quem já estuda em alguma instituição pública de ensino superior também pode fazer o Sisu. Entretanto, além de ter feito o Enem no ano anterior e não ter zerado a redação, deverá abrir mão de uma das vagas caso seja selecionado.

Como se inscrever no Sisu 2020

Agora que você já sabe como a seleção funciona, veja como se inscrever no Sisu 2020.

Como se inscrever no Sisu 2020
  1. Acesse o site oficial do Sisu;
  2. Faça o login no sistema informando seu CPF e sua senha. Vale lembrar que a senha é a mesma cadastrada na inscrição do Enem. 
  3. Em seguida, confira se os dados apresentados no sistema estão corretos.
  4. Após a confirmação, na tela “Minha inscrição”, você deverá pesquisar as vagas por instituição, nome do curso ou município. 
  5. Primeiro, clique na 1ª opção de curso. Depois, faça a mesma coisa com a 2ª opção.
  6. Selecione o tipo de concorrência (ampla concorrência ou cotas por políticas afirmativas).
  7. Confirme  a inscrição na tela de confirmação, onde é necessário conferir os dados e, caso estejam corretos, clicar na opção “Confirmar minha inscrição”.

É importante destacar que é possível alterar as vagas enquanto as inscrições estiverem abertas. Isso é muito comum, pois à medida que os estudantes vão acompanhando as notas de corte, podem trocar de curso ou instituição para aumentar suas chances. 

Viu como se inscrever no Sisu 2020 é fácil? Aproveite a visita ao nosso site e saiba como utilizar a nota do Enem no Sisu!

Comente