Saiba como se inscrever no Sisu 2023

Podem se inscrever no processo seletivo os candidatos que realizaram o último Enem, que não obtiveram nota zero na redação e possuem nota média de 400 pontos.

Para muitos estudantes brasileiros, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a única oportunidade de acesso ao ensino superior gratuito. Por meio dele, os participantes têm são selecionados para vagas em instituições pública de ensino em todo país.

Vai tentar uma vaga no Sisu 2023? Então, não deixe de ler este artigo, pois vamos mostrar passo a passo como se inscrever no processo seletivo. Não perca!

O que é o Sisu?

Saiba como se inscrever no Sisu
Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

O Sisu foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um sistema informatizado que seleciona estudantes inscritos para ocupar vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita duas vezes por ano, uma em cada semestre.

O Sisu foi idealizado para aproveitar a nota de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso em universidades públicas. Desde então, milhares de pessoas realizaram o sonho de começar um curso de graduação, principalmente aquelas de baixa renda.

O processo seletivo é totalmente gratuito e hoje em dia é adotado por quase todas as universidades do país como meio de ingresso.

Quem pode participar do SiSU 2023?

O principal pré-requisito para o estudante se inscrever no Sisu 2023 é que tenha feito o Enem 2022, ou seja, a última edição. Como foi dito, a seleção utiliza a nota do exame como critério, então, não é possível a participação sem ter feito o Enem.

Ao contrário dos outros processos seletivos, o Sisu não possui nota mínima para se inscrever. Contudo, algumas universidades participantes exigem que o estudante tenha obtido pelo menos 450 pontos de média geral nas provas do Enem, além de não ter zerado a redação.

Além disso, quem já matriculado em alguma instituição pública de ensino superior também pode fazer o Sisu. Entretanto, além de ter feito o Enem no ano anterior e não ter zerado a redação, deverá abrir mão de uma das vagas caso seja selecionado.

Leia também:

Como funciona o Sisu?

As vagas são ofertadas pelas instituições de ensino de participam do Sisu, que definem quais os pesos na nota do Enem e também a nota de corte. Isso significa que o candidato, ao concorrer à determinada vaga de uma instituição, deve seguir suas regras. 

Ao se inscrever, de forma totalmente gratuita e online, o estudante escolhe duas opções de cursos dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes da seleção. É importante destacar que essa escolha deve ser feita por ordem de preferência.

O Sisu também tem políticas afirmativas, ou seja, cotas sociais e raciais e também reservas legais. Por isso, é necessário informar no ato da inscrição se está concorrendo para uma dessas vagas. 

Caso o candidato não seja selecionado na chamada regular do processo seletivo, ele pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu.

Vale lembrar que só podem continuar concorrendo as vagas eventualmente não ocupadas, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular e em apenas uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

Datas do SiSU 2023

Em 2023 não será diferente. Mais uma vez milhares candidatos vão tentar uma vaga nas mais diversas instituições e cursos. A previsão é que as inscrições para o SiSU 2023 do 1º semestre comecem no dia 14 de fevereiro e terminem no dia 17 do mesmo mês. São apenas 3 dias de inscrição, por isso, fique atento as datas.

Veja o calendário completo do Sisu do 1º semestre de 2023:

  • Período de inscrições: 14 a 17 de fevereiro de 2023.
  • Resultado da 1ª chamada: 20 de fevereiro de 2023..
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 23 a 28 de fevereiro de 2023.
  • Resultado da 2ª chamada: ainda não definido.
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: ainda não definido.
  • Prazo para participar da lista de espera: ainda não definido.
  • Divulgação da lista de espera: ainda não definido.
  • Comprovação de informações da lista de espera: ainda não definido.

Passo a passo como se inscrever no Sisu 2023

Agora que você já sabe como a seleção funciona do Sisu e as datas, veja como se inscrever no Sisu 2023 passo a passo:

Saiba como se inscrever no Sisu 2023
O Sisu 2022 utilizará as notas do Enem 2021 para selecionar os candidatos. (Imagem: Reprodução)

1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior é portal de inscrições dos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal que utilizam a nota do Enem.

Para fazer sua inscrição no Sisu 2023, acesse: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. A página é dedicada exclusivamente a informações sobre o processo seletivo.

2. Faça o longin na sua conta Gov.br

Na parte superior da página, clique em “Entrar“. Você será redirecionado para o portal Gov.br, onde você precisar utilizar seus dados de acesso para fazer o login no site.

A conta gov.br é a mesma utilizada no momento de inscrição do Enem 2022. Se você esqueceu sua senha, é possível recuperá-la.

Saiba como recuperar sua senha Gov.br

3. Confirme seus dados

Após fazer o login, você precisa confirmar seus dados de contato: e-mail e telefone. Somente após preencher as informações, o sistema irá te liberar para fazer sua inscrição. Esses dados podem ser alterados posteriormente até o término das inscrições.

3. Escolha suas opções de curso

Ao acessar a página de inscrição do Sisu 2023, você poderá escolher duas opções de cursos, por preferência, na mesma instituição de ensino ou em uma universidade diferente. Para confirmar sua primeira escolha, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção“.

Para selecionar o curso e a universidade que seja estudar, basta fazer sua pesquisa pelo nome do do curso, instituição ou munícipio. Ao achar seu curso de interesse, basta clicar em “escolher este curso” para continuar o processo de inscrição.

4. Escola a modalidade de concorrência

Ao fazer sua pesquisa pelo curso que deseja, é possível clicar no curso para ver as modalidades de concorrência disponíveis. Com isso, você deverá selecionar se irá concorrer pela ampla concorrência, pela Lei de Cotas ou pelas políticas afirmativas adotas pela universidade. Ao fazer sua opção, clique em “Escolher esta modalidade.

Em geral, os candidatos, exceto, os que concorrem pela ampla concorrência, são classificados em grupos e subgrupos de concorrência que abrange estudantes de escola pública, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

5. Confirme suas opções

Antes de confirmar sua inscrição, uma tela com as informações sobre seu curso, modalidade de concorrência e documentação necessária para matrícula será exibida. Caso suas opções estejam conforme deseja, basta clicar em “Confirmar minha inscrição“, para concluir sua inscrição do Sisu 2023. Pronto, agora você está inscrito no Sisu!

6. Acompanhe as notas de corte

Após concluir sua inscrição nas duas opções de curso, fique atento as notas de corte atualizadas diariamente pelo sistema durante o período de inscrição. Com isso, caso a nota do candidato não esteja dentro da nota de corte do curso escolhido, ele poderá alterar para outro opção que tenha mais chance de ser selecionado.

O candidato poderá alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição no Sisu 2023, mas fique esperto, apenas a última alteração de curso que será considerada pelo sistema do processo seletivo.

Viu como se inscrever no Sisu 2023 é tranquilo? Aproveite a visita ao nosso site e saiba como utilizar a nota do Enem no Sisu!

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.

Comente