SiSU 2/2021: Inscrições Segundo Semestre

As inscrições para o SiSU 2/2021 estão perto de abrir. Veja o calendário do processo seletivo e se prepare para concorrer a sua vaga.

O processo seletivo do SiSU 2/2021 tem data de início prevista para o dia 03 de agosto. Os candidatos terão até o dia 06 para se inscrever e concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Essa é a segunda edição do SiSU neste ano. A primeira ocorreu em abril.

Normalmente, são abertos dois processos seletivos do SiSU por ano. Em 2021, contudo, há a possibilidade de um terceiro. Por conta da pandemia de Covid-19, e a consequente mudança na data do Enem, aqueles que participaram do exame de 2020 não puderam utilizar a nota no primeiro processo seletivo. As notas da prova foram liberadas após o fim do período de inscrição no Sistema.

Apesar do edital do SiSU 2/2021 ainda não ter sido divulgado, já sabemos que os participantes do Enem 2020 poderão participar. Veja quais são os outros critérios para se inscrever no processo.

Quem pode se inscrever no Enem 2/2021?

Para se inscrever no SiSU é necessário ter feito a prova do Enem. No segundo processo seletivo deste ano, será permitido usar a nota do exame de 2020. Entretanto, ainda não foi dito se resultados de outras edições poderão ser utilizados também. 

Além disso, não basta só ter feito a prova. Estudantes dos primeiros e segundos anos do ensino médio são considerados não podem participar do SiSU. Eles são considerados apenas treineiros. Para participar, é preciso ser finalista no ensino médio ou já ter terminado os estudos básicos. 

Por fim, o candidato não pode ter zerado a redação e deve ter feito pelo menos 450 na média da prova.  

Veja 5 motivos que podem zerar sua redação do Enem

Como se inscrever no SiSU 2/2021?

A inscrição para o processo seletivo é bem simples. O candidato deve somente se atentar às variações de nota. Veja como se inscrever em apenas 4 passos:

  1. Entre no site do SiSU utilizando o Login Único do Gov.br. O sistema vai recuperar sua nota no Enem, que será usada como critério de seleção.
  2. Depois que estiver dentro da plataforma, você poderá ver todos os cursos e universidades disponíveis. Pesquise pela suas opções e escolha duas por ordem de preferência. 
  3. Caso a sua nota não seja suficiente para a opção escolhida, o sistema irá avisar. Sendo assim, você poderá escolher outras alternativas. 
  4. Participantes pretos, pardos, amarelos e de baixa renda tem direito a ações afirmativas. Se for o seu caso, marque o quadro em que se encaixa logo após escolher o curso e a universidade.

O processo de seleção do SiSU é baseado em notas de corte, que são pontuações mínimas para a aprovação. Essa nota é calculada com base na quantidade de vagas ofertadas, de estudantes interessados e as suas notas individuais. Por isso, ela varia todos os dias com a chegada de novos candidatos.

Além disso, a nota de corte também varia de acordo com o curso e a instituição escolhida. As universidades podem estipular pesos para as pontuações de áreas específicas na concorrência por determinados cursos. Logo, a nota de Ciências Exatas pode valer mais para os candidatos aos cursos de Engenharia e Matemática, enquanto Linguagens conta mais para Direito e Jornalismo. 

Para ajudar os participantes na seleção, todos os dias o SiSU atualiza a nota de corte. É muito importante fazer esse acompanhamento diário, pois se a sua pontuação não for suficiente, você terá até o último dia para testar outras opções. 

Se mesmo assim você não for selecionado, ainda há a segunda chamada. Para continuar no processo de seleção após o primeiro resultado, os candidatos devem demonstrar interesse na lista de espera. 

Para não perder a oportunidade de concorrer no SiSU 2/2021, fique atento ao cronograma do processo seletivo.

Calendário SiSU 2/2021 – Segundo Semestre

  • Inscrições: 3 a 6 de agosto
  • Resultado: 10 de agosto
  • Período de matrícula: 11 a 16 de agosto
  • Inscrição na lista de espera: 10 a 16 de agosto
  • Resultado da lista de espera para as instituições: 18 de agosto
  • Convocação da lista de espera: 19 de agosto

Checklist: o que estudar para o Enem 2021

As datas de inscrição para o Fies e o ProUni também já estão disponíveis. Esses são outros programas que garantem o acesso ao ensino superior. O Fies oferece financiamento em instituições privadas e o ProUni oferta bolsas de até 100%. Por isso, fique atento também ao calendário do Fies 2/2021 e ao cronograma do ProUni 2/2021.

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Comente