Conteúdo Enem 2019 – Saiba o que estudar

Saiba o que estudar á partir do Conteúdo Enem 2019 e desvende as principais questões da prova!

Na prova do Enem não basta usar a técnica da “decoreba”, ou seja, tentar decorar todas as informações e fórmulas do edital. Além de começar a preparação com antecedência do dia do exame, é essencial conhecer o conteúdo Enem 2019 para aumentar suas chances de se sair bem na prova.

Se você já quer iniciar seus estudos mas não sabe por onde começar, este artigo é para você! Selecionamos as principais estratégias para fazer o teste, dicas de estudos e o conteúdo Enem 2019. Boa leitura!

Estrutura da Prova

Antes de mais nada, você precisa entender como é a estrutura do Enem. O exame é composto por uma redação e quatro provas objetivas com 45 questões cada, divididas nas seguintes áreas do conhecimento:  

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias

Dicas para se dar bem em cada prova

Para ter um bom desempenho no Enem 2019 você não precisa ser um nerd! Seguindo o conteúdo Enem 2019 e conhecendo bem cada uma das provas, suas chances de se sair bem são grandes.

Conheça agora as particularidades de cada área do conhecimento e como melhorar sua nota em cada uma delas!

História

Nas provas anteriores, as questões de história trouxeram temas relacionados aos principais acontecimentos históricos do país e do mundo de forma geral. A abordagem dessas questões vai desde a interpretação dos textos até a compreensão de conceitos importantes.

Além disso, vale a pena estudar outros temas, como cidadania, direitos sociais e políticos, questões raciais e de gênero.

Geografia

A prova de geografia costuma abordar temas cotidianos e a repercussão dos acontecimentos na mídia. Por isso, é essencial manter-se atualizado principais assuntos que estão em alta, como guerras, crises, violência, questões ambientais, refugiados, eleições, imigração, crise econômica etc.

Sociologia e Filosofia

As questões de sociologia e filosofia são focadas em temas relacionados aos direitos humanos, cidadania e globalização, exigindo posicionamento crítico do candidato. Além disso, o Enem costuma cobrar assuntos atuais e relacionar com teorias clássicas da filosofia e sociologia.

Física

Não espere questões práticas onde será necessário apenas calcular a intensidade da corrente elétrica, por exemplo. As questões de física também possuem enunciado, gráficos e tabelas que precisam ser interpretados. Dessa forma, a prova não exige apenas o resultado de calcular uma grandeza física, como também a sua aplicação prática.

Química

A prova de química do Enem aborda conceitos importantes da disciplina. Portanto, é importante dominar as fórmulas e nomenclatura da química orgânica e inorgânica. Em muitas questões, os enunciados não trazem dados imprescindíveis para resolver o problema, então vale a pena ler inicialmente a pergunta para poupar mais tempo.

Biologia

As questões envolvem conceitos básicos de biologia, além de interpretação de gráficos e tabelas. Uma dica útil é analisar bem as alternativas pois a probabilidade de encontrar a resposta certa por exclusão é grande.

Português

A prova de Linguagem é a mais extensa, com textos longos e que exigem muita capacidade de interpretação, tanto do enunciado quanto das alternativas. Por isso, leia os textos com atenção para evitar “pegadinhas”.

Literatura

Nas questões de literatura, o candidato precisa ter um bom conhecimento sobre os principais movimentos artísticos e literários do Brasil e do mundo. Essas questões estão sendo cada vez mais abordadas no exame, então é importante dedicar-se à elas nos estudos.

Redação

A redação do Enem é a parte que mais assusta os candidatos. O exame exige um texto no formato dissertativo, ou seja, é preciso desenvolver uma ideia, apresentar argumentos que justifiquem seu ponto de vista e uma consideração final.

Além da estrutura do texto, o participante precisa se preparar em relação aos possíveis tema da redação que, geralmente, são assuntos atuais e problemas sociais do país.

Conteúdo Enem 2019

Com tantas questões e um conteúdo programático extenso, é comum que os candidatos fiquem assustados no início. Mas não precisa ser assim! Uma estratégia recomendada por diversos especialistas é conhecer as matérias que mais caem no exame e se concentrar nelas.

A seguir, você confere quais são as matérias cobradas com maior frequência nas edições anteriores e que você precisa ficar atento ao estudar o conteúdo Enem 2019.

Conteúdo Enem 2019

O que achou do conteúdo Enem 2019? Aproveite todas essas dicas e comece a estudar para o exame!

Leave a Reply