Cronograma FIES 2018 – Inscrições, Resultado

Confira o Cronograma FIES 2018 e saiba quais são as datas de inscrições, resultado e lista de espera do processo seletivo para financiar seu curso superior.

Você quer ingressar no Ensino Superior, mas não foi aprovado na universidade pública e não tem dinheiro para investir em uma faculdade privada? Uma solução é se inscrever para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que te ajuda a conseguir uma espécie de empréstimo para arcar com as mensalidades da sua graduação. Se essa é a sua intenção, é importante acompanhar o cronograma FIES 2018 para não perder nenhum prazo.

As inscrições para o FIES são abertas duas vezes por ano, e se você perder essas datas terá que aguardar o próximo ano. Confira abaixo mais informações sobre as inscrições e o resultado do FIES 2018:

O que é o FIES?

O FIES é um programa do Governo Federal que foi criado em 1999, com o objetivo de  substituir o programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC. Esse benefício tem como finalidade promover o financiamento da graduação no Ensino Superior para os estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma universidade privada.

Os estudantes podem usar o FIES para pagar até 25% do valor das mensalidades do curso que deseja fazer. Para participar da dessa seleção, o candidatos passam por um protocolo bastante rígido para comprovar que realmente não possuem condições de arcar com o pagamento dos seus estudos.

Tipos de contrato FIES

  1. É oferecido para os estudantes com familiar de até três salários mínimos por pessoa. As prestações são pagas com, no máximo, 10% da renda mensal, que é descontado automaticamente do rendimento da empresa aberta em nome do beneficiado ou salário. Não há taxa de juros.
  2. Esse benefício compreende os alunos que têm renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa, sendo voltado especialmente para as regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A taxa de juros é de 3%.
  3. Essa categoria é voltada para as pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa. O valor da taxa de juro é de 3%, mas menor do que as taxas bancárias privadas.

Cronograma FIES 2018: Inscrições

Segundo o cronograma FIES 2018, o FIES vai oferecer mais de 75 mil vagas de financiamento, para se inscrever é necessário ter feito o Enem em 2017 e ter obtido até 450 pontos, além de não ter zerado a redação. As inscrições do primeiro semestre serão abertas entre o fim de janeiro e início de fevereiro, elas se iniciam assim que se findam os processos seletivos do Sisu e ProUni.

O período de inscrição é curto, abrindo-se na manhã de uma terça e se encerrando às 23h59 da sexta-feira da mesma semana. Para se inscrever é necessário acessar o site do FIES e se cadastrar. Se não se inscrever nesse primeiro momento, você pode se candidatar no segundo semestre a partir do mês de julho.

Resultado FIES 2018

Conforme indica o cronograma FIES 2018, o resultado do processo seletivo é divulgado na segunda-feira seguinte após o fim da inscrição. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no FIES. Além disso, você também pode consultar a faculdade escolhida para verificar se foi contemplado com o beneficio.

 

Deixa um comentário