Edital do Enem 2020 – Datas, novidades e como estudar

Confira as principais informações sobre o edital Enem 2020 e comece a se preparar para a próxima edição do exame

Por
Publicado em 14/12/2019 (atualizado em 15/01/2020)

Os estudantes que pretendem participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio já devem ficar de olho na divulgação do Edital do Enem 2020. O documento serve como um guia para os participantes e apresenta todas as informações a respeito da prova. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pela publicação do edital do Enem do 2020 e algumas informações já foram divulgadas. Entre elas, há uma grande novidade: a prova digital

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo!

Sobre o Enem 2020

Não é novidade que o Enem é a prova mais importante do país, concorda? O exame é aplicado anualmente e serve para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo o ensino médio. Todos os anos, milhões de brasileiros se inscrevem no exame.

Além de servir para medir a qualidade da educação no Brasil, o Enem 2020 é a principal forma de ingressar no ensino superior. A partir da pontuação obtida na prova, o estudante pode participar dos principais programas do governo, tais como o Prouni, Sisu e Fies

Portanto, quem deseja conseguir uma vaga em universidade pública ou particular, já deve começar a se preparar para mais uma edição do Enem. 

Edital do Enem 2020

Edital Enem 2020

Ainda não sabe o que é o edital do Enem 2020? Então deixa que a gente explica! O edital é o documento oficial publicado pelo Inep. Nele, constam todas as principais sobre o Enem, incluindo o cronograma, regras para a realização das provas, estrutura do exame e resultados. O edital Enem 2020 também apresenta o conteúdo que você precisa estudar para realizar a prova e as habilidades que serão avaliadas.

Outras orientações que constam no edital são:

  • procedimentos para solicitar a isenção da inscrição;
  • valor da taxa de inscrição;
  • horário de início e término das provas;
  • informações sobre documentação;
  • locais de aplicação do exame;
  • método de avaliação.

Resumindo: o edital do Enem 2020 é o guia para quem vai realizar o exame. Portanto, é essencial ler o documento e se informar para chegar bem preparado no grande dia. 

O edital do Enem 2020 pode ser facilmente acessado no portal oficial do Inep ou no Diário Oficial da União (DOU).

Para facilitar a sua vida, reunimos neste artigo as principais informações que fazem parte do edital e que você deve saber antes mesmo de realizar a inscrição. 

Provas do Enem 2020

As informações mais importantes divulgadas no edital Enem 2020 são a respeito da prova em si. A próxima edição do Enem acontece em dois domingos seguidos: nos dias 1 e 8 de novembro

O modelo da prova seguirá o mesmo padrão dos últimos anos, com o total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação no formato dissertativo-argumentativo. O tempo de duração do exame varia de 5h a 5:30 e, durante esse período, o candidato precisa ler questões longas e fazer cálculos extensos. 

O conteúdo do exame fica distribuído da seguinte maneira: 

Primeiro dia 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões);
  • Redação.

Segundo dia

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões);
  • Matemática e suas Tecnologias (45 questões).

Novidades Enem 2020

A grande novidade do Enem 2020 é a aplicação do modelo piloto da prova digital. Na próxima edição, 50 mil pessoas de 15 capitais brasileiras poderão optar pela versão digital do exame. Para isso, o participante deve marcar se pretende realizar a prova digital ou a tradicional prova de papel no momento da inscrição. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a implantação do Enem Digital acontecerá aos poucos e, em 2026, a prova online deverá substituir completamente a versão impressa. 

Com a novidade, espera-se que o Enem seja aplicado em várias datas ao longo do ano. Assim, os participantes poderão escolher o período que desejam se inscrever e realizar o agendamento. 

É importante saber que a aplicação do Enem Digital também acontecerá em dois domingos consecutivos, nos dias 11 e 18 de outubro.

O conteúdo programático do exame continua o mesmo das provas impressas. Mas, uma mudança interessante é em relação aos tipos de questões. A prova digital vai possibilitar a utilização de recursos tecnológicos nas questões, seja por meio de vídeos, infográficos e até interatividade dos games. 

Como estudar para o Enem 2020

Depois de tantos detalhes importantes sobre o edital do Enem 2020, chegou a hora de aprender como usar o documento a seu favor nos estudos! Afinal, todos querem se sair bem no exame, concorda?

A primeira dica para começar a se preparar para a prova é conferir quais conteúdos serão abordados. Dessa forma, você consegue estudar com antecedência e garante que nenhum assunto fique de fora do seu plano de estudos. 

É importante saber que, provavelmente, essa será a última edição baseada na Matriz de Referência do Enem que é utilizada desde 2009. De acordo com o MEC, a edição de 2021 será adaptada de acordo com o Novo Ensino Médio. 

Se você já sabe qual carreira pretende seguir, também é interessante verificar quais são as matérias de maior peso no curso pretendido. Algumas faculdades de Medicina, por exemplo, costumam duplicar o peso da prova de Ciências Humanas. Assim, você pode dedicar mais tempo do seu plano de estudos para aquelas matérias que valem mais. 

Cronograma do Enem 2020

  • Publicação do edital Enem 2020: provavelmente em março 
  • Solicitações de isenção da taxa: provavelmente em abril
  • Inscrições: provavelmente em maio
  • Provas do Enem Digital: 11 e 18 de outubro
  • Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro
  • Resultado: janeiro de 2021

Pronto! Agora que você já sabe as principais informações sobre o edital do Enem 2020, é hora de ficar atento à divulgação oficial do documento. Assim, você não perde nenhum detalhe e fica preparado para o exame. Também continue acompanhando o Foco no Enem para se informar em primeira mão sobre a prova!

Comente