O Enem, por ser um vestibular de múltipla escolha, não cobra Educação Física, correto? Errado! A modalidade de Educação Física faz parte sim da matriz de referência na avaliação do Enem e é cobrado normalmente na parte de Linguagens, Códigos e Tecnologias.
Essa área ampla que abrange interpretação de texto, conhecimentos gramaticais e de literatura, também faz abordagens críticas a todas as disciplinas, incluindo a Educação Física.
Na prova, você verá questões como esportes, jogos de tabuleiro, campeonatos e outros assuntos pertinentes à área para você interpretar e refletir criticamente sobre a importância dessa disciplina para a nossa saúde e convívio social.
Tudo isso é o que vamos explicar no texto de hoje! Então aproveite e coloque em dia os estudos sobre Educação física, não só para a sua saúde, mas para conquistar uma ótima prova no Enem.
Educação Física no Enem
O conteúdo de Educação Física no Enem pode ser bem vasto. Isso porque o esporte, além de ter uma grande história, com um trajetória de sucesso envolvendo várias modalidades, tem também memórias, atletas importantes e tudo isso pode ser de fundo crítico para uma boa prova de interpretação.
Além do esporte, jogos e brincadeiras também fazem parte da Educação Física. Por isso, aguarde uma prova repleta de charges, tabelas, linhas históricas e relatos sobre campeonatos. Por isso, é importante estudar sobre vários assuntos que envolvem a educação física e a saúde.
Como Educação Física é cobrado nas questões?
Assim como qualquer prova, o primeiro passo e, se não o mais importante de todos, é preparar o seu cronograma de estudos. Quando falamos em Educação Física, sempre a associamos a esportes, certo? Porém o ideal é estudar outras áreas paralelas que querendo ou não se relacionam ao tema. A saúde é um dos resultados proporcionado pela Educação Física, além de qualidade de vida e bem estar psicológico. Portanto, invista em explorar essas áreas também.
É importante sempre pensarmos que a Educação Física é um complexo de atividades e jogos que envolvem também regras, habilidades e que podem ser praticados por diversas categorias, sendo segregadas em modalidades femininas, masculinas, coletivo ou individual. Explorar a multidisciplinaridade que envolve o esforço físico vai te ajudar a adquirir uma boa nota nessa parte.
1. Jogos, brincadeiras e artes
Não podemos esquecer que a Educação Física também separa habilidades por idades. Os jogos e brincadeiras são exemplos de utilização na Educação Infantil. Isso, pois, estimula desde cedo o raciocínio, a competitividade e o senso coletivo social.
Por isso, são instrumentos importantes de inclusão. Por meio dessas habilidades perceptivo-motoras é que as crianças se desenvolvem mais rápido. O imaginário e a criatividade não ficam de fora também quando envolvem outras habilidades como dança, por exemplo, para criar coreografias.
Por isso, invista em estudar questões que abordem a importância de atividades lúdicas para a formação cidadã. Não olhe a Educação Física no Enem só pelo ângulo competitivo, mas também artístico e criativo.
Para praticar atividade física, não é necessário ter idade mínima. Como você pode ver nos tópicos anteriores, desde cedo já é possível estimular a consciência de saúde, bem estar, coletividade e o social por meio da Educação Física.
Estude lutas como senso não só de competitividade, mas de honestidade e lealdade. Veja o esporte coletivo como futebol e vôlei com suas regras e como podemos aprender a viver melhor em sociedade a partir da reflexão dessas modalidades.
Um assunto que está sendo amplamente discutido no Enem em todas as áreas são os benefícios sociais desempenhados pela atividade física. Saber identificar os benefícios de cada modalidade mostra à banca examinadora o seu domínio e importância que deu ao assunto durante os seus estudos.
3. Educação Física Inclusiva
A Educação Física tem uma importante função social de inclusão. Um assunto muito abordado, por exemplo, são sobre as paraolimpíadas. A função que cada habilidade cumpre na vida de cada atleta é um debate amplo que deve ser discutido cada dia mais, pois a importância da visibilidade conquista investimento, patrocínio e apoiadores.
O tema pode cair na prova exigindo do candidato conhecimento acerca do objetivo da prática, além de suas adaptações para as pessoas com necessidades especiais.
É importante ter conhecimento sobre como os esportes tradicionais são adaptados para os tipos específicos de deficiência. Alguns exemplos são o futebol para deficientes visuais e basquete para cadeirantes.
Agora que você se planejou e sabe de alguns conceitos importantes para estudar Educação Física no Enem , bem como o seu papel para a saúde e bem estar, é hora de gabaritar a prova!
Faça o cronograma de temas que mais caem Educação Física no Enem, estude com profundidade sobre cada modalidade e compartilhe informações com os seus colegas!
Gostou do nosso conteúdo? Essa e outras informações você confere aqui no nosso site.
Comente