ENEM 2018 – Página do Participante INEP: Inscrição

Vai fazer o Enem 2018? Veja como acessar a Página do Participante INEP para realizar sua inscrição no processo seletivo, editar informações e ver resultados.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Enem 2018 estarão abertas entre os dias de 7 de maio e 18 do mesmo mês. O edital do processo seletivo será publicado no 21 de março, com possíveis mudanças de datas e regras.

Enem 2018

Após encerrar as inscrições para o Enem 2018, os candidatos possuem um período de oito meses para estudarem todo conteúdo que pode ser abordado nas questões objetivas e na prova de redação. A data de aplicação do exame está prevista para os dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro dia (04/11), será aplicado as provas de Ciências Humanas e Linguagens, com 45 questões cada. Além disso, o candidato também deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema proposto. O tempo de duração da prova é de 5 horas e 30 minutos.

Já no segundo dia (11/11), serão aplicadas a prova de Ciências da Natureza e Matemática, compostas com 45 questões cada. A tempo de duração da prova é de 4 horas e 30 minutos.

Página do Participante INEP

Assim que forem abertas as inscrições, o estudante deve ficar atento aos prazos estabelecidos no edital do Enem. O primeiro passo, é acessar a Página do Participante INEP, endereço virtual onde deve ser realizada as inscrições para o exame.

Inscrição

Para realizar sua inscrição no Enem 2018, é necessário:

  • CPF e RG;
  • Nome da escola que concluiu o ensino médio.

No ato de inscrição é preciso que o candidato responda um questionário socioeconômico sobre sua realidade social e escolha uma senha para acessar as próximas etapas do processo.

Ao final da inscrição, o sistema do INEP irá gerar o boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 82. Esse boleto poderá ser pago em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos correios até o dia 24 de maio.

Isenção da Taxa de Inscrição

Caso o candidato não tenha condição de pagar a taxa de inscrição, ele pode solicitar no momento de inscrição a isenção.

Estão isentos automaticamente da taxa de inscrição do Enem, concluintes do ensino médio em 2018 estudantes de escolas públicas.

Acompanhar Inscrição

Inscrição realizada? Agora você deve acompanhar sua inscrição do Enem 2018 na página do participante. Alterações de informações pessoais, opção de língua estrangeira e local de prova podem ser feitas até o dia 18 de maio.

Esqueceu sua senha? é possível recuperá-la informando o seu CPF e data de nascimento na página. Ao solicitar uma nova senha, ela será enviada para o e-mail ou telefone (via SMS) informados na inscrição.

Locais de Prova – Cartão Confirmação

O cartão confirmação com os locais de prova do Enem 2018 estará disponível para consulta na Página do Participante INEP á partir do dia 20 de Outubro.

Você também pode consultar seu local de prova pelo aplicativo Enem 2018, disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.

Resultado

Nada é tão esperado pelos candidatos que o resultado do Enem, divulgado exclusivamente na página do candidato. O resultado do Enem 2018 tem previsão de ser divulgado na segunda semana de janeiro, assim como aconteceu no ano anterior.

Para consultar o resultado individual, basta ter seu CPF em mãos e a senha cadastrada na inscrição. O resultado para treineiros serão divulgados somente em março.

Para mais informações, alterações e consulta de resultados basta acessar a Página do Participante INEP (enem.inep.gov.br/participante).

Problemas ao acessar suas informações? Entre em contato com o INEP pelo telefone: 0800-616161.

5 Comentários

  1. MARCIA VALERIA DA COSTA Reply
  2. Marcelly Emidia Pardinho Rocha Oliveira Reply
  3. elaine do carmo reis de souza Reply
  4. joão Batista de Andrade Junior Reply
  5. maria cristina dasilva cadido Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *