Há alguns dias não se fala em outro assunto. O coronavírus ganhou os noticiários e preocupa milhares de pessoas em todo o mundo. Estamos diante de uma pandemia que já tirou muitas vidas e coloca em risco pessoas em diversos países.
Mas afinal, você sabe o que é uma pandemia? Para ajudá-lo a entender o que o coronavírus representa, vamos explicar o que é epidemia, pandemia e endemia. Além do assunto ser importante, é bastante cotado como tema de Redação do Enem. Acompanhe!
Diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia
Epidemia, pandemia e endemia não são termos sinônimos. Cada um deles são usados para determinar certos tipos de doenças e situações.
Epidemia
Dá-se o nome de epidemia à classificação de doenças consideradas transmissíveis e infecciosas que levam a um surto. Isso significa que ocorre um aumento rápido no número de infectados em uma determinada região.
A epidemia pode ocorrer em diversos níveis e sempre assusta as autoridades de saúde pela rapidez com que se propaga para outros locais. Elas podem ser municipais, estaduais ou nacionais.
Exemplos de doenças consideradas epidêmicas são: ebola, sarampo, sífilis, cólera, gripe espanhola, peste negra, dentre outras.
Pandemia
A pandemia é outra classificação que também é utilizada para doenças infecciosas e transmissíveis. A diferença para a epidemia é que neste caso o contágio se espalha por um ou mais continentes ou, ainda, por todo o mundo.
Devido ao nível de gravidade que as pandemias apresentam, quando elas ocorrem autoridades de todo o mundo reúnem-se para adotarem medidas preventivas para barrar a expansão da doença. Alguns exemplos de pandemia são: AIDS, Gripe A (conhecida como gripe suína), gripe asiática, gripe espanhola.
As doenças que fazem parte desta classificação são altamente contagiosas. Atualmente, elas representam ainda mais riscos devido à facilidade de locomoção das pessoas.
Endemia
Endemia é o nome de que se dá a uma classificação de doenças que aparece em um local delimitado. Neste caso, essas doenças se limitam a essa região, não se espalhando pelas demais.
É aquilo que podemos chamar de “doenças típicas”. Doenças sazonais também enquadram-se a como endemias. Alguns exemplos de doenças endêmicas são: malária, febre amarela, dengue, tuberculose, leishmaniose e até a doença de chagas, que apesar de não ser comum hoje em dia, foi uma endemia rural na década de 80.
Resumindo, podemos dizer que uma doença que ocorre apenas em um região ao longo do tempo é endêmica. Se ela se espalha por outras áreas e causa surtos que não estavam previstos, passa a ser considerada uma epidemia. Mas, se ela se espalha entre um ou mais países e continentes, passa a ser uma pandemia.
Diante desta pandemia, o tema coronavírus torna-se um grande candidato a cair na prova de redação do Enem. Por essa razão, é importante estar atualizado sobre os impactos desta pandemia no Brasil e no mundo. É necessário também estudar assuntos relacionados a ele, como a diferença entre epidemia, pandemia e endemia.
Quanto mais você souber sobre o coronavírus, melhor. Esteja atento às notícias e estude também os sintomas da doença, bem como outras enfermidades associadas a pandemias, epidemias e endemias. A dengue, por exemplo, é uma endemia que pode ser cobrada, assim como outras viroses comuns no Brasil.
Veja a seguir como este tema pode ser cobrado no Enem:
- COVID-19: o assunto pode ser utilizado para trazer uma discussão sobre os vírus. Nesta perspectiva, é importante saber o que eles são, como se desenvolvem e os impactos na vida das pessoas.
- Doenças e prevenção: o Covid-19 também pode servir para contextualizar questões associadas à prevenção de doenças virais.
- Conceito de pandemia e os impactos na saúde, na economia e vida de milhares de pessoas.
Não esqueça de dar atenção a outras doenças que existem no Brasil, como Dengue, Sarampo, Febre Amarela e outras. E na hora de manter-se atualizado, busque sempre fontes confiáveis e muito cuidado com as fake news.
Comente