GOMIFES: Veja quem são os agentes interventores na Redação

Conheça os GOMIFES – agentes interventores fundamentais para o cumprimento da ação que visa resolver todas as problemáticas desenvolvidas por você em seu texto

A proposta de intervenção faz parte de uma das competências avaliativas na Redação do Enem. Para lembrarmos um pouco da sua estrutura, você deve trazer todos os elementos para cumprir uma ação precisa e que resolva todos os problemas apresentados por você ao longo do texto, certo?

Por mais que seja simples pensar que basta selecionar agente, ação, meio/modo e falar sobre as finalidades, esse tipo de conclusão no Enem é tão avaliado criteriosamente quanto as outras competências.

GOMIFES: AGENTES INTERVENTORES NA REDAÇÃO DO ENEM

Por isso, para você não esquecer os elementos principais – os agentes interventores – conhecido como GOMIFES: estes são os agentes sociais que você pode selecionar para resolver a problemática de acordo com o recorte temático, certo?

Entenda o GOMIFES:

Os agentes interventores na ação podem ser divididos em:

  • Governo;
  • Organizações não governamentais;
  • Mídia;
  • Indivíduo ou Iniciativa Privada;
  • Família;
  • Escola;
  • Sociedade.

Apesar de termos muitas opções pertinentes, é preciso cuidado para selecionar os agentes interventores ideais para cada ação e recorte temático da sua redação.

Se temos uma problemática que envolve os meios de comunicação, não tem como uma ONG, por exemplo, resolver objetivamente o impasse. Isso cai para um projeto de texto mal formulado. Por isso, é preciso muita atenção e cuidado na hora de selecionar o agente.

Apesar de não haver uma regra a respeito de quantos agentes devem ser selecionados para a conclusão, o ideal é que você escolha pelo menos dois. E é pelo simples fato de que, na proposta de intervenção você deve resolver TODOS os problemas apresentados no texto e não apenas um.

Logo, é mister que se desenvolva duas propostas, cada problema a ser selecionado por um agente, combinado? Você só não irá selecionar dois agentes se tiver escolhido uma estratégia argumentativa que adote apenas uma problemática e que desenvolva sobre ela ao longo do texto.

Governo

Só o governo federal é capaz de revisar leis, intensificar fiscalizações, aumentar investimento em programas governamentais já existentes, proteger e ampliar direitos do cidadão. O trabalho de administrar um país é também o de remanejar orçamentos e fazer projetos saírem do papel.

Para que a sua proposta de intervenção fique ainda mais completa, é preciso lembrar que o governo é composto por Ministérios. Portanto, selecione ao menos um agente auxiliar, ou seja, o governo junto ao Ministério da Agricultura, por exemplo.

Esses são agentes interventores mais coringas da redação, pois eles são capazes de resolver quase todas as pendências do país.

Organizações não governamentais (ONGs)

As ONGs têm um papel fundamental no auxílio ao governo e fazem um excelente trabalho de conscientização e fornecem acesso a direitos básicos à população. Por isso, é um agente bastante válido quando o assunto é cidadania, fome, desigualdade social, maus tratos aos animais, imigração, educação e saúde.

Apesar de serem da iniciativa privada, ainda têm o seu grau de importância na resolução desses problemas, pois são capazes de atingir comunidades e grupos afastados, específicos que nem sempre estão ao alcance das esferas governamentais.

Mídia

Nenhuma ideologia se constrói sem o apoio dos meios de comunicação. Isso torna a mídia um dos agentes interventores mais poderosos, uma vez que ela atua na disseminação de informações, fatos e opiniões.

A mídia pode ser tanto o agente principal, quanto o auxiliar, uma vez que o seu poder de influência é imenso. É outro agente que pode atuar em várias esferas, levando maior conscientização à população, denunciando irregularidades e fomentando a opinião da massa.

Iniciativa Privada

As redes privadas, quando conscientes e em busca de um giro de capital sustentável, ecologicamente e politicamente correto, por exemplo, têm muito a contribuir para a sociedade.

Olha aí o nosso último exemplo da Luisa Trajano, dona do Magazine Luisa, que quer realizar o próximo treinee da empresa somente para negros. Percebe a importância dessa reparação histórica por meio de um agente da iniciativa privada?

Isso é para você ver que eles têm tanto poder quanto o próprio governo de modificar as estruturas culturais de um país, ou contribuir financeiramente para a redução de algumas problemáticas.

Família

A família tem um importante papel na construção do indivíduo, uma vez que ela é a base primária da nossa estrutura educacional. Além disso, ela atua como um meio de suporte através da transmissão de valores e princípios que podem auxiliar em problemas como bullying, violência, educação, entre outros.

Escola

Se a família é a base primária dos nossos valores éticos, a escola é o agente interventor secundário. A escola é a rede de convivência do indivíduo: espaço onde ele pode praticar e perpetuar esses valores de maneira coletiva.

Poucos agentes interventores têm tanto poder quanto a escola quando falamos de conscientização.

As ações promovidas pelas escolas são inúmeras, desde a erradicação do preconceito, até a amplitude de pensamento e formação crítica cidadã. Por isso, investir na estrutura e na qualidade desse agente é tão importante.

Sociedade

A sociedade, quando consciente dos seus direitos, pode contribuir ativamente para manifestações em prol do poder coletivo. Mudanças que precisam ser feitas, depende da nossa ação pública.

Por isso, a sociedade é também um agente muito importante e válido. Se percebermos bem, as principais mudanças políticas da nossa história ocorreram em decorrência das reivindicações populares.

E aí, quais serão os agentes interventores na sua redação? Não se esqueça de levar todos os elementos, como agente, ação, modo/meio e finalidade para fechar 200 na competência V, ein? Além disso, selecione o melhor agente para a sua proposta de acordo com o recorte temático, combinado? Compartilhe a sua experiência com seus amigos!

Formada em Letras pela UFMG, se especializou em tipologia textual e lecionou durante 6 anos nos grandes cursinhos de Belo Horizonte. Criativa e sempre atuante na área, segue criando conteúdo de qualidade sobre o ENEM e outros vestibulares regionais.

Comente