Inscrições do Enem 2020 vão até dia 27 de Maio. Não perca!

Começa hoje o período de inscrições do Enem 2020. Confira passo a passo!

Por
Publicado em 10/05/2020 (atualizado em 09/01/2021)

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas! Durante o período de 11 a 22 de maio, os candidatos poderão se inscrever para a prova por meio da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem. A taxa de inscrição continua a mesma do ano passado, no valor de R$ 85, e deverá ser paga até dia 28 de maio.

Aqueles que tiverem o pedido de isenção da taxa de inscrição aceito deverão se inscrever no mesmo prazo dos demais estudantes. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática. Para aqueles que não obtiveram o benefício, será necessário efetuar o pagamento da taxa para ter a inscrição efetivada no sistema.

Além disso, os candidatos que optarem por fazer a solicitação pelo nome social nas provas do Enem 2020 deverão fazer o pedido durante o período de 25 a 29 de maio. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 5 de junho. Aqueles que não tiverem seus pedidos atendidos poderão entrar com recursos no decorrer dos 12 dias seguintes. A resposta para estes está prevista para ser divulgada no dia 18 de junho.

Inscrições do Enem 2020 – Passo a passo

Inscrições do Enem jã estão abertas!

1. Acesse o site

As inscrições para o Enem são realizadas apenas pela internet no seguinte endereço: https://enem.inep.gov.br/participante

Na tela inicial, o participante precisa informar seu CPF e responder um desafio. Em seguida, será necessário preencher a sua data de nascimento.

2. Preencha os dados

O sistema já fornece algumas informações a partir do seu número do CPF e você vai precisar completar o restante dos dados pessoais, como número da identidade, órgão expedidor, cor ou raça, estado civil, nacionalidade, município de nascimento etc. Então, certifique-se de que possui essas informações antes de se inscrever no Enem 2019.

3. Atendimento especializado

Neste campo, você precisa informar se necessita de algum tipo de atendimento especial, como por exemplo, pessoas com deficiência física, auditiva, problemas de visão, autismo, gestantes, lactantes, idosos ou outras condições específicas.

Para ter direito ao atendimento especializado é preciso enviar os documentos que comprovem a necessidade.

4. Escolha a Língua Estrangeira

É hora de escolher o idioma (inglês ou espanhol) da sua prova de língua estrangeira. Lembrando que durante o período de inscrições você pode trocar a opção escolhida. Na mesma tela, você também será solicitado a escolher o município onde quer realizar a prova.

5. Informações sobre o ensino médio

Agora, você precisa informar sua situação em relação ao ensino médio. Você poderá responder se já concluiu o ensino médio, se ainda não concluiu, se está cursando o ensino médio, o tipo de escola que frequenta ou frequentou (pública ou particular).

6. Questionário socioeconômico

Esta parte pode parecer um pouco chata mas você precisa responder com atenção. Nas informações sobre a sua renda, seus estudos, estrutura familiar e outros tópicos são importantes para recorrer a programas como ProUni, Sisu e Fies.

7. Dados para acesso

Para finalizar a inscrição do Enem 2020, você só precisa informar seus dados de contato, como número de celular, e-mail e criar uma senha para acessar a Página do Participante. Essa senha será útil para acompanhar os detalhes da sua inscrição, acessar o cartão de confirmação e os resultados do exame.

8. Gerar o boleto

Agora, basta gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e fazer o pagamento até a data estipulada para validar a sua inscrição.

É importante lembrar que, em algumas situações, o Inep permite a isenção da taxa de inscrição. Esse é o caso de estudantes matriculados no último ano do ensino médio da rede pública, aprovados no Encceja, jovens que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio ou em escola particular como bolsista integral e inscritos no Cadastro Único do governo federal.

Novidades do Enem 2020

O que chamou atenção no edital do Enem 2020 foi a possibilidade de escolher entre a versão impressa (tradicional) e digital da prova – é a primeira vez que o exame contará com essa opção. Vale destacar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dobrou o número de inscrições na modalidade virtual e está ofertando até 100 mil vagas para quem quiser participar da nova versão das provas.

O aumento da atual oferta do Enem Digital ocorrerá de forma gradativa. De acordo com a instituição, a previsão é de que a consolidação desse modelo seja feita até o ano de 2026. É necessário pontuar que a estrutura do Exame não sofrerá alterações em relação à versão impressa. Contudo, neste primeiro ano, por se tratar de uma fase teste, não estará disponível a opção de “treineiros”.

Além do Enem Digital, outra mudança que merece atenção é a obrigatoriedade da inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, a qual deverá ser utilizada durante o procedimento de identificação do candidato no momento da prova.

Calendário do Enem 2020

Enem Digital

  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado: não há previsão no edital
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
  • Aplicação: 11 e 18 de outubro

Enem Impresso

  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de maio
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
  • Aplicação: 1º e 8 de novembro
  • Horário: abertura dos portões às 12h; fechamento às 13h; aplicação às 13h30; término das provas do 1º dia: 19h; término das provas do 2º dia: 18h30

Gabarito e Resultado

  • O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões.
  • O resultado do Enem 2020, está previsto para ser divulgado em janeiro de 2021. Para os candidatos que assinalaram a modalidade de “treineiros”, é provável que a pontuação seja divulgada em março de 2021, junto com a divulgação do espelho da redação.

Alguma dúvida em relação à inscrição do Enem 2020? Deixe um comentário!

Comentários

Comente