Edital do Enem 2020 é publicado pelo Inep

O período de inscrições do Enem 2020 será entre os dias 11 e 22 de maio. Confira todos os detalhes!

Por
Publicado em 31/03/2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira (31), o Edital do Enem 2020. Contudo, o que chamou atenção foi a possibilidade de escolher entre a versão impressa (tradicional) e digital da prova – é a primeira vez que o Enem contará com essa opção.

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incertezas surgiram em relação a realização da principal prova de vestibular do país. Diante disso, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em uma rede social que “Vai ter Enem!” e afirmou que os estudantes devem continuar se preparando para o exame.

Inscrições do Enem 2020

As inscrições do Enem 2020 serão recebidas de 11 a 22 de maio, por meio da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem. A taxa para se inscrever continua a mesma do ano passado, no valor de R$ 85, e deverá ser paga até 28 de maio.

Os que tiverem o pedido de isenção aceito deverão se inscrever no mesmo prazo dos demais estudantes. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática. Os que não obtiverem o benefício, precisam efetuar o pagamento da taxa para ter a inscrição efetivada no sistema.

É válido lembrar que, de acordo com o edital do Enem 2020, aqueles que desejam participar da próxima edição, mas faltaram à última edição (2019), terão que justificar a ausência durante o período de 6 a 17 de abril, que é quando estará ocorrendo a solicitação da taxa de inscrição também.

Além disso, os candidatos que optarem por fazer a solicitação pelo nome social nas provas do Enem 2020 deverão fazer o pedido durante o período de 25 a 29 de maio. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 5 de junho. Os que não tiverem seus pedidos atendidos poderão entrar com recursos no decorrer dos 12 seguintes. A resposta para estes está prevista para ser divulgada no dia 18 de junho.

Sobre a versão digital do Enem

Como foi dito anteriormente, este ano os participantes terão que escolher pela realização do Enem 2020 de forma presencial ou digital. Vale destacar que o Inep dobrou o número de inscrições na modalidade virtual e está ofertando até 100 mil vagas para quem quiser participar da nova versão das provas.

O aumento da atual oferta do Enem Digital ocorrerá de forma gradativa. De acordo com a instituição, a previsão é de que a consolidação desse modelo seja feita até o ano de 2026. É necessário pontuar que a estrutura do Exame não sofrerá alterações em relação à versão impressa. Contudo, neste primeiro ano, por se tratar de uma fase teste, não estará disponível a opção de “treineiros”.

Além do Enem Digital em 2020, outra mudança que merece atenção é que este ano será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, a qual deverá ser utilizada durante o procedimento de identificação do candidato no momento da prova.

Cronograma Enem Digital

  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado: não há previsão no edital
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
  • Aplicação: 11 e 18 de outubro

Cronograma Enem Impresso

  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de maio
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
  • Aplicação: 1º e 8 de novembro
  • Horário: abertura dos portões às 12h; fechamento às 13h; aplicação às 13h30; término das provas do 1º dia: 19h; término das provas do 2º dia: 18h30

Gabarito e Resultado 

O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. Já o resultado do Enem 2020, está previsto para ser divulgado em janeiro de 2021. Para os candidatos que assinalaram a modalidade de treineiros, é provável que a pontuação seja divulgada em março de 2021, junto com a divulgação do espelho da redação.

Para saber mais sobre o exame, acesse o edital do Enem Digital e o edital do Enem Impresso.

Comente