O prazo para as inscrições Enem 2019 começa no dia 06 de maio e se encerra no dia 17 de maio. Os candidatos que desejam participar desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio devem acessar a Página do Participante e preencher os dados necessários.
Para concluir a inscrição, o participante precisa pagar a taxa de R$85,00 até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos de bancos ou agência dos Correios com o serviço do Banco Postal.
Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público e privado no país. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) espera um índice recorde de candidatos, chegando a mais de 10 milhões de inscrições. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos: 03 e 10 de novembro.
Quem pode se inscrever no Enem 2019
O Enem 2019 é aberto para o público em geral, portanto, qualquer pessoa pode realizar o exame. Com a nota, é possível concorrer a uma vaga em universidades públicas por meio do Sisu, ganhar uma bolsa de estudos em instituições privadas pelo Prouni ou financiar um curso pelo Fies.
Os estudantes que não concluem o ensino médio este ano também podem realizar o exame como treineiros. Nesse caso, não é possível usar a nota para participar dos programas do governo, apenas para testar os conhecimentos e se familiarizar com a prova.
As pessoas que estão cumprindo algum tipo de pena e estejam privadas de liberdade também podem fazer a prova. Nessa situação, existe um edital específico.
É importante deixar claro que os candidatos que conseguiram a isenção da taxa também precisam participar das inscrições Enem 2019 para efetivar sua participação.
Como se inscrever
As inscrições Enem 2019 são feitas apenas pela internet no portal oficial disponibilizado pelo Inep. Para isso, o estudante deve acessar a Página do Participante e preencher o número do CPF e a senha que será utilizada para entrar no sistema. Quem já solicitou a isenção da taxa de inscrição deve inserir a mesma senha escolhida anteriormente.
Em seguida, basta completar seus dados pessoais, contato, informações de escolaridade, escolher o local de realização do exame e qual a opção de prova de língua estrangeira. Além disso, é necessário preencher um questionário socioeconômico. Pronto! Após preencher todos os dados, basta gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer o pagamento até o dia 23 de maio para confirmar a inscrição. Quem é isento da taxa, só precisa finalizar a inscrição após cumprir todas as etapas.
Novidades para as inscrições Enem 2019
O Inep apresentou algumas novidades para a edição deste ano. As principais mudanças são:
- Novo sistema para as inscrições Enem 2019;
- Possibilidade de incluir uma foto na inscrição;
- Espaço para cálculos disponível no final do caderno de questões;
- Espaço pautado para rascunho da redação;
- Nova diagramação;
- Deficientes auditivos, surdos e surdocegos poderão indicar, no ato da inscrição, se utilizam aparelhos auditivos ou implantes cocleares;
- Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação do exame;
- O participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova será eliminado.
Atendimento especial
Os participantes que precisam de algum tipo de atendimento especial no dia prova devem fazer a solicitação até o dia 17 de maio. Atualmente, o Enem disponibiliza dois tipos de atendimentos diferenciados: o especializado e o específico.
O atendimento especializado inclui participantes nas seguintes situações:
- Autismo
- Baixa visão
- Cegueira
- Deficiência física
- Deficiência auditiva
- Deficiência intelectual/mental
- Déficit de atenção
- Discalculia
- Dislexia
- Surdez
- Surdocegueira
- Visão monocular
O atendimento específico é disponibilizado para os seguintes participantes:
- Gestantes
- Lactantes
- Estudante em classe hospitalar
- Outra situação específica
É importante saber que, em qualquer um dos casos, é necessário enviar uma documentação que comprove a condição para ser analisado pela equipe do Inep. O documento precisa conter o nome do participante, diagnóstico e descrição da condição e assinatura do profissional competente.
Assim como nas edições anteriores, os participantes poderão solicitar o atendimento por nome social. Para isso, é preciso apresentar documentos que comprovem a condição, incluindo uma foto atual e cópia dos documentos de identificação oficial com foto.
Cronograma Enem 2019
Fique de olho no calendário Enem 2019 e não perca as datas mais importantes para o exame:
- Inscrições: 06 a 17 de maio;
- Solicitação de atendimento especial: 06 a 17 de maio;
- Pedido de atendimento por nome social: 20 a 24 de maio;
- Encerramento do prazo para pagamento da inscrição: 23 de maio;
- Divulgação do cartão de confirmação e locais de prova: outubro;
- Provas: 03 e 10 de novembro.
Solucionou todas as dúvidas sobre as inscrições Enem 2019? Então não se esqueça dos prazos e continue acompanhando o Foco no Enem para ficar por dentro do exame!
Comentários
Boa tarde perdir a data pra pagar os boletos dos meus filhos há possibilidade de vcs mandarem os boletos com novos vencimentos estou desesperado por favor me ajudem.
Olá Valber. O site do Foco no Enem não é responsável pela emissão de boletos ou possui qualquer vínculo com o INEP. Infelizmente, se você não efetuou o pagamento até a data limite de vencimento, seus filhos não poderão fazer a prova do Enem 2019 no fim do ano. Sinto muito ):