Inscrições Fies 2018 – Passo a passo

As inscrições Fies 2018 começam na primeira semana de fevereiro. O Governo Federal anunciou mudanças para o processo seletivo deste ano. Confira!

Idealizado para financiar cursos de graduação e pós-graduação em instituições privadas a estudantes de escolas públicas e privadas (com bolsa de estudos), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies),  tem como público os estudantes cuja renda familiar não se enquadra no ProUni para custeio integral da mensalidade do curso pretendido.

Para custear as bolsas parciais recebidas pelo ProUni ou, ainda, conseguir quitar seus estudos, estes estudantes procuram as inscrições Fies 2018. O programa pagará a mensalidade integralmente e, ao final do curso, o aluno devolverá o valor investido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDC).

O montante pago pelo aluno ao final da graduação, ou pós-graduação irá varia de acordo com o preço da mensalidade cobrado pela instituição, sendo corrigido com taxa de 3,4% ao ano.

As inscrições Fies 2018 podem ser feitas durante todo o ano, não tendo um período de abertura e encerramento.

Inscrições Fies 2018

Os alunos interessados em participar das inscrições Fies 2018 precisam preencher alguns requisitos, como ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado na redação.

Além disso, os interessados em inscrições Fies 2018 possuam renda familiar de no mínimo três e no máximo cinco salários mínimos por pessoas, e estar inscritos em cursos presenciais avaliados pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).

Estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação à distância não estão aptos a participar do processo das inscrições Fies 2018. Neste caso, para conseguir financiamento da graduação é preciso recorrer às próprias instituições educacionais.

Como realizar a inscrição

A estudante precisa, ainda, realizar um cadastro no sistema do Fies, informando o número de seu CPF. Com base nesta informação, será calculado o valor da nota do Enem e, então, definida a possibilidade da realização, ou não, das inscrições Fies 2018.

>>>> Faça sua inscrição no Fies 2018

Preenchidos todos os requisitos, o interessado deve acessar a página fiesselecao.mec.gov.br e efetuar sua inscrição. Preencha todos os dados pessoais solicitados, informações da instituição de ensino onde estuda e do curso para o qual deseja obter o financiamento.

Os pré-selecionados durante as inscrições Fies 2018 precisam, ainda, acessar novamente o sistema do Fies e efetivar sua inscrição informando os dados do contrato em até cinco dias úteis.

Antes de conceder o financiamento, o MEC verificará a veracidade das informações passadas pelo candidato.

Mudanças no Fies 2018

Para esta edição, o Ministério da Educação realizou uma série de mudanças nas inscrições Fies 2018. Entre as alterações verificadas estão a criação de três modelos de contratos, com três taxas de juros diferentes.

Outra alteração registrada é a taxa de juro zero anuais aplicados aos contratos a uma das modalidades. Durante as inscrições Fies 2018, podem solicitar essa modalidade de financiamento os alunos com renda familiar máxima de até três salários mínimos.

Novas Regras FIES 2018: Quem pode se inscrever

Além destas mudanças, os interessados em inscrições Fies 2018 podem, a partir de agora, fechar contratos de financiamento de forma regionalizada. Ou seja, o MEC disponibilizará o Fies a alunos de instituições de ensino localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 4 =