Lista de Espera Sisu 2018 – Veja como participar

Veja como participar da Lista de Espera Sisu 2018. Podem se inscrever candidatos que não foram selecionados na primeira chamada do processo seletivo.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a porta de entrada para muitos estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública ou em instituições federais. Com o sistema, os candidatos utilizem sua nota do Enem para concorrer a uma vaga no curso que desejar. Cada estudante tem direito a se inscrever em duas opções de curso.

A aprovação ou não do pedido do estudante levará em consideração outros fatores além fatores  desempenho individual do candidato no Enem 2017. São eles:  o número de vagas oferecidas pelas instituições, a análise dos documentos entregues e o perfil do estudante egresso.

O Sisu 2018 oferece ainda um sistema de cotas que considera a cor, a raça do candidato e, ainda seu perfil socioeconômico. Nesse sistema são disponibilizadas 50% das vagas para alunos incluídos em seus critérios.

Realizado duas vezes ao ano, o essa seleção permite que os alunos que não forem selecionados na primeira chamada participem da lista de espera. Neste caso, o candidato concorre a uma das vagas não preenchidas dos processos seletivos realizados ao longo do ano.

O que é o Sisu

Antes de se inscrever na lista de espera Sisu 2018 é importante conhecer o funcionamento do programa. Criado pelo MEC, o Sisu oferece aos estudantes de todo o país a oportunidade de se inscrever a um curso de graduação, sem a necessidade da realização do vestibular tradicional.

A lista de espera Sisu 2018, assim como o processo seletivo tradicional, utiliza a nota obtida no Enem como critério de avaliação. O candidato não precisa apresentar pontuação máxima na prova, mas não deve zerar a redação.

A inscrição para o Sisu é realizada na página do processo seletivo, em “sisu.mec.gov.br”, em períodos informados de acordo com o edital divulgado pelo MEC. Para o primeiro semestre de 2018, as inscrições devem se iniciar em janeiro, quando o resultado do Enem será publicado.

Lista de espera Sisu 2018

Após a divulgação da primeira chamada do Sisu, o MEC disponibiliza no site do processo seletivo a opção para os candidatos não selecionados na sua primeira opção de curso declararem interesse em participar da Lista de Espera Sisu 2018.

Como funciona a lista de espera Sisu 2018

Para que esteja apto a participar da lista de espera Sisu 2018, o estudante não pode ter sido selecionado para uma vaga durante o processo seletivo regular ou aprovado em sua segunda opção de curso selecionado, tendo se matriculado ou não.

Para participar, o candidato precisa acessar seu boletim e clicar na alternativa “Participar da lista de espera Sisu 2018”. Como não se trata de uma lista automática, os alunos devem ficar atentos ao cronograma do programa das universidades.

Após encerrado o prazo de recebimento dos interessados em participar da lista, as instituições de ensino irão selecionar alunos para ingressar nos cursos oferecidos, preenchendo as vagas restantes.

Atenção!

Algumas universidades solicitam que os candidatos declarem interesse pela vaga diretamente no site da instituição. Caso o aluno perca o prazo de inscrição para a lista de espera Sisu 2018, não será possível participar novamente do processo seletivo nesta edição.

Para mais informações sobre o Sisu, curta nossa página no facebook e acompanhe as novidades sobre o Enem. 🙂

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezenove =