Melhores Faculdades de Medicina da Bahia

Se você está pensando em cursar Medicina na Bahia, fique de olho neste artigo. Nele você vai conhecer as 10 melhores Faculdades de Medicina da Bahia de acordo com o ranking da Folha. Não deixe de conferir! 

Faculdades de Medicina da Bahia

10 Melhores Faculdades de Medicina da Bahia

Os cursos de Medicina a seguir foram listados pelo Jornal Folha de São Paulo. Desde o ano 2012, o Jornal avalia os cursos de Medicina das principais universidades do país. Em 2019, apresentamos o ranking com os melhores:

1. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A Faculdade de Medicina da Bahia foi instituída em 1808. Unidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia, ela é a escola de Medicina mais antiga do Brasil. Para ter uma ideia do quão antiga ela é, sua fundação deu-se após a chegada de Dom João VI ao país. Naquela época, seu nome era: Escola de Cirurgia da Bahia. 

Atualmente, a Faculdade de Medicina da Bahia está localizada em Salvador, especificamente no Largo do Terreiro de Jesus. O Ingresso é feito via Sisu e a Faculdade detém, sob sua responsabilidade o Hospital Universitário Edgard Santos e a Maternidade Climério de Oliveira.

2. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é uma instituição privada que foi fundada em 1952. Além do curso de graduação em Medicina, oferece outros cursos na área de saúde, como: Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Terapia Ocupacional. 

Ela está sediada em Salvador, onde possui três campus, que são: Unidade Acadêmica Brotas, Unidade Acadêmica Nazaré e Unidade Acadêmica Cabula. A Instituição possui vestibular próprio e aceita o Fies como financiamento estudantil.

3. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

O Universidade Estadual de Santa Cruz foi criada a partir de escolas isoladas no eixo Ilhéus – Itabuna. Em 1972, tornou-se a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna e, em dezembro de 1991, passou a funcionar como Universidade Pública. 

Seu curso de Medicina é um dos melhores faculdades de medicina da Bahia e do Nordeste. de O acesso é feito via Sisu, com base na nota do Enem. Além disso, a UESC utiliza o modelo pedagógico do “Aprendizado Baseado em Problemas” (Problem Based Learning), utilizado com êxito na Holanda e no Canadá.

4. Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

A UNIVASF foi criada em 2002, mas iniciou suas atividades acadêmicas em 2004. Trata-se de uma instituição que possui vários campus, atendendo toda a região do Vale do São Francisco e semi árido nordestino. 

O Curso de Medicina funciona no Campus Petrolina Centro. A Instituição tem ainda o Campus de Ciências Agrárias, o Campus São Raimundo Nonato e o Campus Juazeiro. Para ingressar em um dos cursos oferecidos pela UNIVASF, inclusive Medicina, é preciso utilizar o Sisu.

5. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Fundada em 1980, a UESB está sediada em Vitória da Conquista e nas cidades Jequié e Itapetinga. O Curso de Medicina funciona no Campus de Jequié e Vitória da Conquista e é um dos grandes destaques da Universidade. A forma de ingresso é por meio do Sisu, que utiliza a nota do Enem como parâmetro de desempenho. Além disso, a Instituição realiza, uma vez por ano, vestibular próprio tradicional.

6. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Fundada em 1396, a Universidade Estadual de Feira de Santana está presente na região do semi árido baiano contribuindo para a melhoria de vida dos moradores da região. A instituição possui 28 cursos de graduação, dentre eles o de Medicina, que funciona no campus de Feira de Santana. A forma de ingresso na UEFS é o Sisu, que utiliza das notas do Enem como parâmetro.

7. Universidade Salvador (UNIFACS)

A UNIFACS é uma instituição de ensino privada que foi reconhecida como Universidade em setembro de 1997. Possui cursos de graduação tanto na modalidade presencial, como semipresencial e à distância. 

Além disso, possui cursos de Pós-graduação e diversos projetos de pesquisa e extensão. Um dos cursos de maior destaque é o de Medicina, avaliado com conceito máximo pelo MEC. A UNIFACS possui vestibular próprio, mas os alunos têm a oportunidade também de financiar os estudos pelo Fies.

8. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 

A UNEB é considerada uma das maiores instituições públicas de ensino superior do estado da Bahia. Ao todo, são 24 campus para diversos cursos de graduação e Pós-graduação. O destaque vai para o curso de graduação em Medicina, que funciona em Salvador. A forma de ingresso se dá por meio do Sisu no primeiro semestre do ano e via seleção própria, que acontece no segundo semestre.

9. Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

A UFOB foi instituída em junho de 2013. Antes dessa data, ela fazia parte do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, que faz parte da Universidade Federal da Bahia. Apesar disso, ela está entre os dez melhores faculdades de medicina da Bahia em 2019.

Trata-se de uma Universidade Pública que conta com diversos campi, como: Bom Jesus da lapa, Barreiras (Sede), Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. O Curso de Medicina funciona na sede e utiliza o Sisu como meio de acesso.

10. Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC Salvador)

A Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC Salvador) é uma Instituição de Ensino Superior Privada que com sede em Salvador e unidades nas cidades de Itabuna, Feira de Santana, Petrolina, Jequié, Vitória de Conquista e até mesmo São Paulo. 

O Curso de Medicina da FTC foi autorizado em 2006 e, desde então, tem formado diversos profissionais no meio médico. Em 2017, foi considerado um dos 200 melhores do Brasil, de acordo com o ranking da Folha de São Paulo. Anualmente, a FTC faz vestibular próprio para novos alunos. 

Essas são as 10 melhores Faculdades de Medicina da Bahia em 2019. Que tal conhecer também as 10 melhores faculdades de Medicina de Minas Gerais? Assim, você aumenta suas opções!

Comente