O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem, é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por isso, se você tem o sonho de ingressar em uma faculdade, é importante ficar atento ao prazo de inscrições para o Enem 2022.
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão responsável por divulgar todo o cronograma do Enem de 2022. Assim, os estudantes podem ficar cientes das datas de cada etapa do processo.
Dito isto, para ajudar você a se organizar e se preparar corretamente para tirar uma boa nota no exame, trouxemos neste post todas as informações atualizadas sobre o cronograma do Enem 2022. Veja a seguir!
Quando será realizada a prova do Enem 2022?
As datas oficiais da prova do Enem 2022 foram divulgadas no Twitter oficial do ministro da educação, Milton Ribeiro.
De acordo com a publicação, as provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Já o Enem PPL (pessoas privadas de liberdade), deve ser aplicado nos dias 6 e 13 de dezembro.
Dessa forma, o cronograma do Enem volta a ser semelhante aos que foram realizados antes do período da pandemia, com as provas sendo aplicadas ainda no segundo semestre do ano.
Quando começam as inscrições para o Enem 2022?
Segundo informações do site do INEP, as inscrições para o Enem 2022 poderão ser feitas entre 10 a 21 de maio. A data foi anunciada no mesmo dia da divulgação dos resultados da solicitação de isenção da taxa de inscrição.
Ao passo que a vacinação contra o Covid-19 está avançando, o calendário do Enem está voltando ao formato normal, com as inscrições abrindo no mês de maio e as provas no mês de novebro. .
Portanto, o ideal é já deixar todos os seus documentos organizados para garantir a sua inscrição para o Enem 2022 e, principalmente, começar a se preparar com uma boa rotina de estudos.
Quem pode fazer o Enem 2022?
Toda pessoa que já se formou no ensino médio ou ainda está concluindo pode fazer a prova do Enem.
Contudo, é importante ressaltar que os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, participam como “treineiros”, ou seja, seus resultados no exame servem apenas para auto avaliação de conhecimento.
Como se inscrever para o Enem 2022?
Para ajudar você a entender como funcionam as inscrições para o Enem 2022, preparamos um passo a passo bem simples. Veja a seguir:
- Acesse o site oficial do Enem/Inep;
- Selecione a opção “página do participante”;
- Preencha o número do CPF e sua data de nascimento. Em seguida, complete a ficha de inscrição com todos os dados solicitados e escolha a cidade onde deseja realizar a prova;
- O próximo passo é criar uma senha de, no mínimo 6 e, no máximo, 10 caracteres. É fundamental guardá-la para consultar seu resultado e participar dos processos seletivos que utilizam a prova como seleção;
- Na seção de atendimento especial, informe se precisa de atendimento especializado para realizar a prova. Para isso, verifique se a sua condição específica está na lista;
- Depois, você deve selecionar o idioma inglês ou espanhol para responder a prova de língua estrangeira;
- Após isso, responda as informações relacionadas a sua situação no Ensino Médio;
- O próximo passo é o formulário socioeconômico. Aqui, você deve responder a um questionário com questões relacionadas a sua família e renda;
- Por fim, finalize a inscrição, imprima o boleto e efetue o pagamento até a data de vencimento que vem especificada no documento, caso contrário, sua inscrição não será validada.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição deve ser consultada no edital, que é divulgado no site oficial do Enem. Lembrando sempre que o valor pode variar a cada ano.
No ano de 2021, por exemplo, os estudantes pagaram uma taxa de R$ 85, que é referente aos custos de produção, impressão e aplicação da prova.
Nesse sentido, podemos esperar que esse valor sofra um pequeno reajuste para as inscrições para o Enem 2022.
Como solicitar isenção?
Caso você não tenha condições de arcar com os custos da taxa de inscrição para o Enem 2022, você também pode solicitar a isenção.
No entanto, para ter direito a ela, é preciso atender a alguns critérios, que são:
- ter concluído o ensino médio em uma escola pública ou ter sido bolsista integral em uma escola particular;
- ter renda familiar de no máximo um salário mínimo por pessoa.
Este conteúdo foi útil? Então, envie para um amigo para que ele fique por dentro das inscrições para o Enem 2022. Para mais notícias sobre o Exame, acompanhe o nosso site e fique mais perto do seu sonho!
Comente