As figuras de linguagem, nada mais são, do que recursos criativos empregados na literatura, música, quadrinhos, peças publicitárias, entre outros campos, com o objetivo de tornar sua linguagem mais rica e significativa.
Em cada edição do Enem, pelo menos uma das 45 questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias costuma abordar as figuras de linguagem. Além disso, você também pode garantir alguns pontos se empregá-las de maneira correta em sua redação!
A seguir vamos te contar tudo sobre as figuras de linguagens no Enem e seus diferentes tipos!
O que são Figuras de Linguagem?
As figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos linguísticos que empregam a linguagem de maneira diferente do usual, com relação ao sentido, posição e combinação das palavras, com o objetivo de torná-la mais expressiva.
Em geral, costumam aparecer em textos literários mas também podem ser encontradas em textos jornalísticos, publicitários, músicas e até mesmo em nossas falas cotidianas.
Elas tornam a comunicação mais dinâmica e criativa e podem ser classificadas em quatros tipos principais:
- Figuras de Palavra (ou Semânticas);
- Figuras de Pensamento;
- Figuras Sonoras (ou Fonéticas);
- Figuras de Construção (ou Sintaxe).
Você sabia que existem mais 50 figuras de linguagem na Língua Portuguesa? Pois é! Contudo, algumas delas aparecem com maior frequência no Enem. Confira a seguir!
Quais são os tipos de figuras de linguagem?
1. Figuras de Palavras
Nessas figuras, há o estabelecimento simbólico de proximidade, associação, substituição ou similaridade entre os termos. Geralmente atribuem sentido conotativo (figurado) ao texto.
- Comparação: refere-se a comparação entre dois termos de maneira explícita. Ex: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu.”
- Metáfora: diz respeito a comparação entre dois termos de forma implícita. Ex: “Capitu tinha olhos de ressaca.”
- Metonímia: corresponde à substituição de um termo por outro. Ex: “Comeu dois pratos e ainda queria mais!”
2. Figuras de Pensamento
Essas figuras têm a função de realçar o significado das palavras em uma sentença, chamando a atenção do ouvinte ou leitor para a relação simbólica entre as palavras ou expressões do texto.
- Antítese: diz respeito à oposição de termos. Ex: “Todos os dias, os médicos lidam com a vida e a morte.”
- Hipérbole: corresponde ao exagero intencional. Ex: “Eu morro de rir quando assisto a essa série!”
- Ironia: relaciona-se a ideia contrária do que se pretende dizer intencionalmente. Ex: “Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga”
- Paradoxo: refere-se ao contraste de ideias. Ex: “Já estou cheio de me sentir vazio.”
3. Figuras Sonoras
São figuras que conferem sonoridade às palavras, reforçando a musicalidade, repetição e representações simbólicas que os sons produzem.
- Aliteração: corresponde a repetição de sons consonantais. Ex: “O rato roeu a roupa do rei de Roma.”
- Assonância: refere-se a repetição de sons vocálicos. Ex: “Esta menina tão pequenina quer ser bailarina”
- Onomatopeia: relaciona-se a tentativa de reproduzir efeitos sonoros. Ex: “O tique-taque do relógio não me deixava dormir.”
4. Figuras de Construção
Essas figuras estão relacionadas ao nível sintático (estrutural) do texto.
- Anáfora: refere-se a repetição de palavra no início da sentença. Ex: “É o pau, é a pedra, é o fim do caminho.”
- Elipse: diz respeito a omissão de termo. Ex: “Casa de ferreiro, espeto de pau.”
- Hipérbato: relaciona-se à inversão sintática. Ex: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante.”
- Polissíndeto: corresponde a repetição de conectivo. Ex: “Você precisa escolher: ou estuda, ou trabalha, ou descansa, ou se diverte.”
Figuras de Linguagem no Enem
As figuras de linguagem podem ser cobradas das mais diversas formas no Enem: quadrinhos, poemas, infográficos, tabelas, anúncios publicitários entre outros.
Logo, é mais do que fundamental dominar as habilidades de análise e interpretação de texto. E a melhor maneira de fazer isso é praticar com questões!
Baixe as listas de exercícios em PDF
Agora que você já aprendeu tudo sobre o assunto, que tal treinar com listas de exercícios sobre figuras de linguagem no Enem? Clique no link abaixo!
Gostou desse conteúdo? Não deixe de acessar nossa página de materiais de estudos para o Enem gratuitos.
Deixe seu comentário abaixo com sugestões ou dúvidas sobre o assunto!
Comente