O resultado do Enem 2021 já está disponível para consulta na página do participante. O desempenho individual do exame impresso e digital foi publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quarta-feira (09). O resultado era esperado para ser divulgado apenas na sexta-feira, porém o Ministro da Educação, anunciou a antecipação via twitter.
Para ver as notas das provas objetivas e da redação, o candidato necessita acessar o portal do Inep – Enem com o número do CPF e senha cadastrada na sua conta gov.br.
O resultado individual dos candidatos treineiros, ou seja, aqueles que não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para se autoavaliar, ainda não foi divulgado. Abaixo, confira o passo a passo como fazer login para consultar seu resultado do Enem 2021 pelo computador e celular.
Como consultar o Resultado do Enem 2021?
Passo 1: Para ver sua nota do Enem 2021, acesse o site do Inep-Enem. A seguir, clique na chamada “Página do participante – Entrar com govr.br”;
Passo 2: Digite o número do seu CPF e clique em “Avançar”
Passo 3: No espaço “Senha”, digite sua senha criada no momento de cadastro da sua conta gov.br e clique em “Entrar”. Se você esqueceu sua senha, clique no campo “Esqueci minha senha” e você será redirecionado para uma página com várias formas de recuperá-la, tais como validação facial, bancos credenciados, Internet banking, e-mail e celular;
Passo 4: A seguir, no menu lateral esquerdo, clique na aba “Resultado” e selecione a opção “Resultado 2021”
Passo 5: Clique em “Enem 2021” para confirmar e ter acesso às notas;
Passo 6: Pronto! O resultado do Enem 2021 com as notas será dividido por área de conhecimento e redação.
Na página você tem a opção de imprimir seu desempenho individual clicando na opção “versão impressa”. Além disso, é possível baixar a redação e ver os detalhes da correção da Redação, porém essas funções são liberadas em datas futuras.
5 formas de como usar sua nota do Enem 2021
1. SiSU
Com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os candidatos que realizaram o Enem 2021 podem concorrer a vagas em cursos em instituições públicas de ensino superior. As inscrições do SiSU 2021.1 estão previstas para começar no dia 15 de fevereiro.
2. ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino privadas de todo país. Para participar do programa é necessário ter feito o último Enem, ter média geral de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.
Até o ano de 2021, o programa era voltado apenas para alunos que cursaram todo ensino médio em escola pública ou quem estudou na rede privada como bolsa integral, mas no final de 2021, o Governo Federal, assinou Medida Provisória nº 1.075/2021 que estende o benefício para alunos pagantes. A medida começa a valer a partir de julho de 2022.
3. Fies
Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é o programa do Governo que financia cursos de ensino superior com taxa de juros zero e pagamento somente após a conclusão do curso. Podem se inscrever no processo seletivo candidatos com renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, é necessário ter feito a prova do Enem a partir de 2010 e ter obtido média geral acima de 450 pontos e não ter obtido zero na prova de redação.
4. Vestibulares
Universidades que não participam do SiSU, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB), aceitam a nota do Enem em processos seletivos próprios da instituição. Algumas faculdades particulares também utilizam o desempenho dos candidatos no exame como forma de seleção.
5. Estudar no Exterior
A lista de instituições de ensino superior do exterior que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso é cada vez maior. Portugal, Inglaterra, França, Estados Unidos são alguns países que possuem instituições na lista.
Para se candidatar para os processos seletivos dessas instituições é preciso ficar de olho no site das universidades para ver as regras. Veja a lista de instituições disponíveis no site do Inep.
Curtiu esse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!
Comente