Qual a nota mínima para passar no Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um sistema de avaliação e principal porta de acesso a universidades públicas e privadas. Criado para facilitar e ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, muitas pessoas têm dúvidas de qual seria a nota mínima para para passar no Enem, mas o cálculo não é tão simples. Veja mais detalhes abaixo. 

Estrutura da prova do Enem

Entenda qual a nota mínima para passar no Enem

Antes de entender qual a nota mínima para passar no Enem, é importante saber sua estrutura e como a avaliação é realizada. O Enem não avalia apenas o domínio sobre a matéria, mas também sua capacidade de interpretação e rapidez de raciocínio.

O Exame contém 180 questões de múltipla escolha e o conteúdo abordado compõe, principalmente, os três anos do Ensino Médio.  As áreas de conhecimento da prova são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões): Área composta por conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões): Área composta por conteúdos de Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões): Área composta por conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática e suas Tecnologias (45 questões).
  • Redação dissertativa argumentativa

O estudante também deve desenvolver uma redação dissertativa argumentativa e que apresente uma solução ao final do texto. O desenvolvimento de argumentos, normas gramaticais, coesão e coerência são alguns dos pontos avaliados no texto. 

Importante se atentar ao tema e desenvolver uma redação dissertativa argumentativa, já que zerar na redação pode te fazer esperar mais um ano para conquistar a sua vaga.

Lembre-se: faça algumas redações para testar sua escrita e também o gênero cobrado no Enem.

Qual a estrutura do sistema de avaliação e notas do Enem?

O MEC utiliza o algoritmo Teoria de Resposta ao Item, a famosa TRI, para corrigir e dar nota às questões da prova. A Teoria é usada como modo de validar a prova e legitimar os conhecimentos dos alunos, além de impedir o famoso “chute”.

Para a TRI funcionar, as 180 questões do Enem têm níveis fácil, médio e difícil.

O algoritmo consegue identificar, pelo padrão de erros e acertos do candidato, se ele acertou porque sabia a resposta – recebendo o ponto inteiro da questão – ou chutou – não recebendo a pontuação cheia. 

Desta maneira, a nota final não se apoia apenas no número de acertos, mas no nível de dificuldade da própria questão que você acertou ou errou. 

O grau de dificuldade só é definido pela banca do Enem quando os cartões-resposta estão sendo corrigidos, sendo que: 

  • As questões com mais acertos são categorizadas como mais fáceis;
  • As com mais erros como mais difíceis;
  • As que tiverem metade dos acertos/erros receberão pontuações de 50%.

Afinal, qual a nota mínima para passar no Enem?

Não há nota mínima para passar no Enem. Uma questão importante, porém, é que a cada ano há variações na média da pontuação final dos estudantes participantes do Enem.

E o que isso significa exatamente? Que a média entre os  estudantes servirá de termômetro para avaliação de desempenho, mesmo que não exista uma nota mínima para passar no Enem. O que se tem, na realidade, são notas suficientes ou insuficientes para ingressar em instituições de ensino por programas que utilizam a nota do Enem. 

Como calcular a sua nota no Enem?

Para calcular sua nota no Enem, você deve somar a nota das áreas e dividir por 5. Uma exceção a esse tipo de cálculo é o Sisu, que confere pesos diferentes por área.

Por exemplo, alguém que deseja cursar economia terá peso maior em Matemática e suas Tecnologias no cálculo da nota do Enem no Sisu. Já quem pretende cursar Letras, contará com peso maior para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e até redação.

Por isso, caso deseje uma vaga pelo Sisu, é importante que se destaque nas áreas relativas a formação que pretende se inscrever. Na hora de começar a estudar, é importante que pelo menos a área de interesse esteja bem clara para você, principalmente por essa diferença de notas.

Programas do governo federal 

A nota do Enem pode ser utilizada para entrar em:

  • Universidades federais gratuitas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada);
  • Em instituições particulares por meio de um financiamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos);
  • Além de servir para dispensa de vestibular de universidades particulares;
  • Estudar no exterior: EUA, Portugal, Inglaterra, etc;
  • Participar de concursos públicos.

Agora que você já sabe como funciona a nota mínima para passar no Enem e como utilizar, deixe seu comentário abaixo. Não esqueça de nos seguir no instagram: @ofoconoenem

Comente