Sisu 2° Semestre de 2020 – Inscrições

Veja passo a passo como se inscrever no processo seletivo do Sisu do segundo semestre .

SISU 2° SEMESTRE DE 2020

Quem tentou ingressar no ensino superior no primeiro semestre e não teve sucesso, pode tentar novamente com o Sisu 2° Semestre de 2020. Como sabemos, o processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, ou seja, os estudantes têm duas oportunidades de conseguir a tão desejada vaga na universidade pública. 

Se você tentou no início de 2020 e não conseguiu sua vaga, preste atenção neste texto! Vamos mostrar como fazer as inscrições para o segundo semestre e explicar direitinho como o processo funciona. Não perca!

Entenda o que é o Sisu 2020

 Antes de tudo, é importante entender como o Sisu funciona. Assim, você fica por dentro de cada etapa após a inscrição até conseguir a vaga e fazer sua matrícula.

O Sisu é um programa de criado pelo Governo Federal, cuja sigla quer dizer: Sistema de Seleção Unificada. Esse nome deve-se ao fato de que o aluno é selecionado por um sistema informatizado que une a oferta de vagas ― que é feita pelas instituições públicas de ensino superior ― e os participantes do Enem. Como já foi dito, o processo ocorre duas vezes ao ano.

Para participar do Sisu 2° Semestre de 2020, o estudante deve atender a alguns pré-requisitos, a saber:

  • Ter o Ensino Médio completo;
  • Ter feito o Enem na edição anterior ― neste caso em 2019; e
  • Ter obtido nota superior a zero na Redação.

Isso significa que não é todo mundo que pode fazer parte da seleção, apenas quem atender a esses requisitos. Outra característica do processo é que ele é gratuito. Basta inscrever-se no período determinado, de forma totalmente online a acompanhar o processo. 

Como funciona?

O Sisu funciona de forma muito simples. Após cumprir os requisitos mencionados, o candidato faz sua inscrição em duas opções de cursos nas instituições que deseja estudar. É necessário que essas instituições sejam credenciadas para fazer parte do Sisu. 

Após feita a inscrição, o sistema usa a nota do Enem do candidato como critério de avaliação. Por isso, a participação na edição anterior do Enem é obrigatória. Durante o período de inscrições, as notas de corte dos cursos participantes são atualizadas. Vale lembrar que a nota de corte é a nota mínima que o participante precisa ter para ser selecionado no curso escolhido.

Durante este período, é muito importante acompanhar as atualizações, pois é possível alterar o curso enquanto as inscrições estão abertas. Assim, o candidato que não obtiver a pontuação mínima, pode mudar de curso, de turno e de instituição. Após o encerramento das inscrições, não é mais possível fazer qualquer alteração.

Chamada regular e lista de espera

Após as inscrições, ocorre a chamada regular. Caso o candidato seja selecionado, ele poderá fazer a matrícula no curso e instituição escolhidos, tanto na primeira quanto na segunda opção. 

Caso não seja escolhido na chamada regular, pode manifestar interesse em participar da lista de espera. Inclusive, os selecionados na segunda opção também pode participar da lista, desde que manifestem interesse. Isso quer dizer que a participação na lista de espera não é automática. 

Outro ponto que merece atenção é que o resultado da lista não é divulgado pelo Sistema do Sisu. Quem é responsável por esta etapa é a Instituição de Ensino escolhida. Por isso, é preciso ficar atento para não perder os prazos. 

Calendário Sisu 2° Semestre de 2020

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o calendário do Sisu do segundo semestre deste ano ficou o seguinte:

Publicação do edital10/06
Período de inscrições16/06 a 19/06
Resultado22/06
Período de matrícula22/06 a 29/06
Período para declarar interesse na lista de espera30/06 a 03/07
Resultados dos aprovados na lista de esperaapós 03/07

Saiba como baixar o aplicativo do Sisu

Veja o número de vagas nas universidades disponíveis para o Sisu do 2° semestre de 2020

Veja como se inscrever no Sisu em 10 passos

Agora você sabe como funcionará o Sisu 2° Semestre de 2020 e o cronograma previsto, veja como fazer sua inscrição nessa passo a passo:

  • Passo 1: Acesse o site oficial do Sisu;
  • Passo 2: Selecione a opção “Fazer inscrição”;
  • Passo 3: No campo indicado, informe o número de inscrição e a senha utilizados no Enem;
  • Passo 4: Na próxima página, o sistema mostrará alguns dados que foram automaticamente preenchidos. Após conferir, prossiga com a inscrição.
  • Passo 5: Agora é hora fazer a inscrição nas opções de vagas. Você deverá inscrever-se em uma de cada vez. Por isso, selecione a opção “Fazer inscrição na primeira opção”;
  • Passo 6: Escolha o curso, instituição e turno e clique em “Escolher este curso”;
  • Passo 7: O próximo passo é a escolha da modalidade. Isso quer dizer que você deve optar entre “vaga por ampla concorrência” ou “vaga por ação afirmativa”. Clique em “escolher esta modalidade”;
  • Passo 8: Em seguida, clique em “Estou ciente de toda a documentação exigida para a matrícula, assim como das demais informações contidas acima”.
  • Passo 9: Confirme a inscrição.
  • Passo 10: Para fazer a inscrição na “2ª opção de vaga”, repita o processo apresentado acima, exatamente como mostramos. 

Viu como é fácil fazer sua inscrição no Sisu do segundo semestre de 2020? Se você acha que este passo a passo foi útil, compartilhe com seus amigos que vão fazer o Sisu também!

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.

Comente