Independentemente se você gosta de estudar História ou não, a disciplina é indispensável para quem espera obter uma boa nota no Enem. O conteúdo que aborda acontecimentos do passado está diretamente relacionado aos assuntos que estão em alta na sociedade atualmente, como a estrutura política mundial, movimentos sociais etc.
Então, não tem como fugir: é preciso conhecer os principais acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo. Mas se você não sabe por onde começar, deixa que a gente te ajuda. Selecionamos 5 datas históricas importantes para o Enem e apresentamos o contexto histórico delas.
5 Datas importantes para você conhecer antes do Enem
1) 13 de maio de 1888 – Abolição da Escravatura
Os escravos nunca aceitaram a escravidão e sempre lutaram contra o sistema, seja com fugas, rebeliões, automutilação, suicídio e outras formas de resistência. Porém, foi apenas na segunda metade do século XIX que o movimento abolicionista ganhou mais força, enquanto o Reinado de Dom Pedro II perdia seu prestígio.
Um dos principais acontecimentos que tornaram a abolição da escravatura no Brasil inevitável foi o fim da Guerra do Paraguai. Nesse momento, diversos ex-escravos que conseguiram a alforria por defender o país na guerra, voltaram ao Brasil como heróis. Ao mesmo tempo, seus familiares continuavam na escravidão. A situação de desigualdade fez com que as manifestações do movimento abolicionista ficassem mais fortes.
Como a imagem do Império já estava desgasta, a única saída encontrada pela Princesa Isabel para tentar recuperar o prestígio do governo vigente, foi assinar a Lei Áurea. Com isso, em 13 de maio de 1888, o Brasil entrou para a história como o último país do Ocidente a abolir a escravidão.
Essa é uma das datas históricas importantes para a rpova pois levanta muitas questões, como as consequências da abolição da escravidão tardiamente, a falta de assistência aos ex-escravos e o simbolismo político da Lei Áurea, já que a queda do Império aconteceu um ano depois.
2) 11 de novembro de 1918 – Fim da Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra é uma das datas importantes para o Enem e merece uma atenção especial em seus estudos. Também conhecida como a “Grande Guerra”, o conflito durou quatro anos (1914-1918) e envolveu países de todos os continentes.
As proporções da guerra foram tão grandes, que ela é considerada o segundo maior conflito da história, deixando quase 20 milhões de pessoas mutiladas e 10 milhões de mortos.
O acordo de paz para marcar o fim da Primeira Guerra Mundial foi assinado em 11 de novembro de 1918 pelos generais mais poderosos da Europa na época. Como o tema é complexo e envolve várias questões que podem ser abordadas no Enem, vale a pena se aprofundar no assunto.
3) 14 de maio de 1948 – Criação do Estado de Israel
A formação do Estado de Israel é uma questão complexa, principalmente por envolver a geopolítica no Oriente Médio e conflitos religiosos envolvendo Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.
Em resumo, os judeus foram perseguidos durante a ascensão do nazismo e intensificadas no holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Para fugir dessa tensão, o povo judeu migrou para a Palestina e os conflitos entre judeus e árabes foram intensificados.
Para cessar os conflitos, a ONU criou um comitê especial para tratar sobre a divisão da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. A proposta não foi bem vista pelos árabes e acabou culminando na Guerra da Independência (1947-1948). O conflito termina com a derrota árabe e, em 14 de maio de 1948, acontece a consolidação do Estado de Israel. Mesmo após 70 anos, as divergências político-religiosas continuam causando atrito entre os grupos.
4) 2 de maio de 1968 – Movimento Maio de 68
Em 1968, a França foi palco de uma revolta que mudou a cara dos movimentos estudantis em todo o mundo. A revolta teve origem quando o presidente Charles de Gaulle criou várias mudanças na estrutura do sistema educacional do país. Muitos estudantes consideraram que a reforma prejudicaria a qualidade do ensino e foram às ruas para manifestar.
A partir daí, vários movimentos surgiram em todo o país envolvendo não só os estudantes, como também trabalhadores e membros de outras camadas da sociedade, resultando em uma greve geral na França.
O impacto do Movimento Maio de 68 se estendeu por outros países, como Estados Unidos e Brasil. Aqui, no mesmo ano, o governo militar impôs o Ato Institucional Nº5 (AI-5) e os movimentos estudantis foram essenciais para unir a população em várias manifestações contra a ditadura militar.
5) 5 de outubro de 1988 – Carta Cidadã
Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Carta Cidadã foi a sétima Constituição do Brasil desde a sua Independência. Esta é uma das datas importantes para o Enem pois o documento tem um simbolismo forte para o retorno da democracia no país após 21 anos de ditadura militar.
A Carta Cidadã trouxe uma série de conquistas para os brasileiros, como fim da censura aos meios de comunicação, voto facultativo para jovens de 16 a 18 anos, igualdade de gênero, abono de férias, 13º salário para aposentados e muitos outros direitos para os cidadãos.
Agora que você já revisou as datas históricas importantes para o Enem, não se esqueça de acessa nossa página de Revisão para o Enem e encontrar mais dicas para a prova.
Comentários
A escravidão foi abolida em 1888 e não 1988, a foto diz uma coisa e o título do post diz outra…
Olá, foi erro! Corrigimos, Obrigado pelo feedback!